BS
Especial
há 7 anos
Avançar com o sentimento de ser Shin’ichi Yamamoto!
Artigo publicado no jornal Seikyo Shimbun
15/09/2018

Foram 25 anos desde que Ikeda sensei começou a escrita da obra nas terras de Nagano, em 6 de agosto de 1993. Se considerarmos desde o início do romance Revolução Humana em Okinawa, no dia 2 de dezembro de 1964, é uma longa tarefa de mais de meio século de redação.
Representando os discípulos Ikeda, ofereço a mais profunda e sincera gratidão a Ikeda sensei, que dedicou a vida com o sentimento de vencer a “grande batalha das palavras”.
Em uma palavra, o que permeia essa batalha de Ikeda sensei não é outra coisa senão o juramento seigan ao seu venerado mestre, Josei Toda.
O romance Revolução Humana escrito por Josei Toda encerra-se quando o personagem central, Sr. Gan, que representa Toda sensei, toma a decisão de viver em prol do kosen-rufu dentro da prisão.
Após a sua libertação [1945], o encontro de Toda sensei com o jovem Ikeda sensei ocorreu em 14 de agosto de 1947. Exatamente dez anos depois, no dia 14 de agosto de 1957, com profunda emoção de ler o recém-publicado romance Revolução Humana de Toda sensei, Ikeda sensei solidificou seu juramento de escrever sobre a vida do seu mestre quando visitava as terras de Nagano junto com ele.
“Não há outra pessoa se não eu que seja capaz de registrar a verdade sobre o Mestre. Essa é a expectativa do Mestre em relação a mim, e penso que seja, também, a minha missão como discípulo”.
Para nós, discípulos, não é exagero dizer que este momento de solene registro histórico da conclusão do romance Nova Revolução Humana é o ponto de partida do juramento seigan para iniciarmos a continuidade de sua narrativa com nosso próprio comportamento e ação.
Revolução Humana e Nova Revolução Humana são os “livros didáticos sobre a fé” que registram o espírito da Soka Gakkai através da história do kosen-rufu. O ato de avançar com o sentimento de ser o próprio Shin’ichi Yamamoto representa a continuidade da narrativa de Revolução Humana como também a sua ação prática.
Revolução Humana e Nova Revolução Humana são o límpido espelho a iluminar o futuro. Com seus próprios passos, sensei indicou o rumo para que os discípulos continuassem vencendo na vida pessoal e no movimento pelo kosen-rufu por todo o eterno futuro.
Além disso, Revolução Humana e Nova Revolução Humana são o portal do diálogo com o Mestre.
Soube que um jovem líder da Índia, ao ser consultado por alguém que “gostaria de receber orientação de Ikeda sensei”, respondeu da seguinte forma: “Ora, é fácil! Vamos abrir a NHR!”.
“NHR” são as iniciais da Nova Revolução Humana, em inglês. Assim, o fato de abrir um volume de Nova Revolução Humana corresponde a “abrir o diálogo de coração a coração com o sensei”.
Com certeza, enquanto continuarmos a estudar Revolução Humana e Nova Revolução Humana, a Soka Gakkai prosperará vitoriosamente pela eternidade.
Vamos persistir no caminho do discípulo com gratidão ao Mestre iniciando a batalha para abrir a nova história da própria revolução humana.
Minoru Harada
Presidente da Soka Gakkai
Compartilhe
