marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Editorial
há 4 anos

A natureza resplandece 

10/02/2022

A natureza resplandece 

Como uma cachoeira, feroz! 

Como uma cachoeira, incansável! 

Como uma cachoeira, sem medo! 

Como uma cachoeira, alegre! 

Como uma cachoeira, altiva!1

Um dos mais belos espetáculos da natureza é presenciar a força das águas, como na queda de uma cachoeira. Em nosso país, uma dessas experiências pode ser vivida nas Cataratas do Iguaçu, no Paraná. Como Ikeda sensei descreve, é um local em que “a natureza resplandece”.2 

Outra grande cachoeira, uma das mais famosas do mundo, são as Cataratas do Niágara, localizadas no Canadá. 

Ikeda sensei lembra o que viu quando visitou as Cataratas do Niágara dizendo que a água azul-esverdeada flui de forma maestral até se tornar uma corrente gigantesca que, pela força das quedas d’água, produz uma névoa branca com gotas de água que parecem dançar no ar. A luz do sol que reflete nessas gotículas dá vida a belos arcos-íris. Ele faz uma comparação com a beleza e a força desse fenômeno natural:

Da mesma maneira, no caminho do kosen-rufu, a vida das pessoas que continuam avançando diariamente de forma ininterrupta com volumoso espírito de luta em seu coração é dinâmica, e em seu topo resplandece sempre o arco-íris da esperança.3

Esta edição do Brasil Seikyo registra e comemora 35 anos desde que os membros da BSGI foram honrados com o poema A Longa e Distante Correnteza do Amazonas. É um denso e tocante texto, no qual Ikeda sensei relaciona a grandeza do maior rio em volume de água e extensão territorial do mundo com sua expectativa pelo avanço incessante do kosen-rufu do Brasil. Leia Especial. 

O jornal também traz uma notícia sobre os blocos e as comunidades, as verdadeiras nascentes do contínuo fluxo pela felicidade das pessoas, que lutam como uma cachoeira — de forma feroz, incansável, sem medo, alegre e altiva. Deixe-se banhar pelas ondas de incentivo, fazendo surgir assim o arco-íris da esperança em sua vida e na vida daqueles ao seu redor. 

Boa leitura! 

Notas: 

1. IKEDA, Daisaku. Songs from My Heart. Tradução: Burton Watson. Nova York: Weatherhill, Inc., 1997. p. 110. 

2. Brasil Seikyo, ed. 2.225, 26 abr. 2014, p. B2. 

3. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana, v. 30-I. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2020. p. 403.

Compartilhe