marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Editorial
há 2 anos

Terra de juramento

Redação

09/06/2023

Terra de juramento

A história da BSGI teve início com o corajoso passo de Ikeda sensei em 1960. Junto com ele, veteranos japoneses fizeram do solo brasileiro sua terra de missão.

No “Ano dos Jovens e do Triunfo”, a BSGI recebe uma comitiva representando o presidente Ikeda, em comemoração dos trinta anos de sua quarta visita ao Brasil. Neste Brasil Seikyo, vamos acompanhar o reencontro dos membros da BSGI com Ikeda sensei, ocorrido no Centro Cultural Campestre, e, desta vez, unindo o país por transmissão.

A convenção simboliza o momento ímpar vivido pelos membros de se reconectarem por meio dos encontros da organização.

Em mensagem inédita para as atividades comemorativas, nosso mestre conclama:


Avançando corajosamente pelo grande caminho do kosen-rufu de profunda missão, junto com a Gakkai e os companheiros, vamos continuar transmitindo incentivos com o espírito de prezar uma única pessoa e sem deixar ninguém para trás! E, em nossa terra do juramento, vamos construir a grande rede da felicidade e da paz!1


Veja, nesta edição e na próxima, a programação da comitiva.

Na seção Aprender com a Nova Revolução Humana, é descrito o resultado das nossas ações locais:

A revitalização da comunidade nasce do amor que as pessoas sentem por sua terra natal; é estimulada pela consciência de cada um como protagonista desse esforço. Em outras palavras, a chave para a revitalização da comunidade consiste em revitalizar o coração das pessoas que nela residem. Nichiren Daishonin escreveu: “As montanhas, os vales e os campos onde Nichiren e seus discípulos vivem e recitam Nam-myoho-renge-kyo são a Terra da Luz Eternamen­te Tranquila”.2 Onde quer que estejamos realizando ativamente nossa prática budista, essa é a Terra da Luz Eternamente Tranquila onde o Buda habita.3


No poema Brasil, Seja Monarca do Mundo! consta:


Oh! Brasil!

Terra natal do meu coração,

amigo que me aquece a alma,

chão celestial da minha vida!

Oh! Brasil!

És minha vida!

Teu levantar impávido

abriu o caminho glorioso do kosen-rufu mundial!


A terra natal de juramento é onde nos encontramos agora. Tal como os veteranos se empenharam no início da organização, e como Ikeda sensei brada, renovemos juntos o juramento de promover o kosen-rufu, prezando cada vida com quem temos contato, sem deixar ninguém para trás!



Ótima leitura!


Notas:

1. Brasil Seikyo, ed. 2.636, 10 jun. 2023, p. 3.

2. Nichiren Daishonin Gosho Zenshu [Cole­tânea dos Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, p. 781.

3. Brasil Seikyo, ed. 2.636, 10 jun. 2023, p. 16.

 

 

Compartilhe