marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Encontro com o Mestre
há 2 meses

Desabrochar a flor da missão

Nestes trechos selecionados de incentivos de Ikeda sensei, ele fala sobre a importância da criação de sucessores que herdem o movimento pela concretização do kosen-rufu mundial

Dr. Daisaku Ikeda

03/07/2025

Desabrochar a flor da missão

De forma alegre e afetuosa, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, interage com um grupo de crianças nos Jardins de Lodi, em Nova Délhi (Índia, 6 dez. 1979). Foto: Seikyo Press

Agora é o momento de darmos novos passos. Vamos fomentar o crescimento e o desenvolvimento de indivíduos capazes. Vamos fazer o máximo para apoiar e incentivar nossos jovens para que eles brilhem de uma forma única e uma nova geração de indivíduos talentosos tenha a oportunidade de demonstrar livremente suas habilidades e seu potencial.

Brasil Seikyo, ed. 2.017, 1o jan. 2010, p. A4.

* * *

O futuro se encontra inteiramente nas mãos dos jovens. Oro sempre, de coração, pela boa saúde, pela vitória e pela atuação dos jovens Soka.

Desejo que os jovens se tornem socialmente excelentes, humanamente extraordinários e sejam catalisadores da paz e da felicidade para as pessoas ao seu redor. O número cada vez maior de jovens com essa capacidade fará com que a expansão do kosen-rufu avance um novo degrau.

Josei Toda, meu venerado mestre, dizia: “É época dos jovens. Confio tudo aos jovens”. E, assim, entregou o bastão aos sucessores da Divisão dos Jovens centralizada em mim. Hoje, eu também, com esse mesmo sentimento, quero confiar toda a Soka Gakkai à nova Divisão dos Jovens.

Idem, ed. 2.449, 31 dez. 2018, p. B3.

* * *

Veteranos que desenvolvem sucessores como seres humanos valorosos melhores que si mesmos — essa é a tradição da SGI desde a época do primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, e do segundo presidente, Josei Toda. Lidero o kosen-rufu tendo sempre o aprimoramento de pessoas capazes como a base fundamental de tudo. Vim conduzindo tudo exatamente de acordo com as orientações de Toda sensei. É por essa razão que a Soka Gakkai se ergueu altiva como “castelo dourado de valores humanos”, mundialmente admirado.

Ibidem.

* * *

“Valores humanos” são cultivados por meio da profunda oração e de incentivos imbuídos da determinação de desenvolvê-los a ponto de nos ultrapassarem; além de abrirem amplamente o caminho para os sucessores trilharem em número cada vez maior.

Isso pressupõe líderes e veteranos na fé se empenharem com afinco antes de qualquer outra pessoa. Nós próprios devemos dar o exemplo do que significa ser uma pessoa valorosa que trabalha pela felicidade das demais e espalha coragem e esperança. Precisamos desafiar a realização da nossa própria revolução humana com compromisso e decisão totalmen-te renovados.

Idem, ed. 2.513, 25 abr. 2020, p. 5.

* * *

Não pode existir herança da fé sem orações e esforços para propagar nosso movimento em prol do kosen-rufu. Os mestres e discípulos Soka herdaram e deram continuidade a essa herança de fé com dedicação incondicional. Contanto que prossigamos trilhando a estrada da fé Soka, liga-dos pelo espírito de unicidade de mestre e discípulos e com o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”, indivíduos capazes conscientes da missão de bodisatvas da terra continuarão surgindo em número crescente.

Desejo que protejam firmemente a Soka Gakkai, a nobreza e pureza de espírito do mundo Soka. Espero que sempre valorizem os membros da organização. O verdadeiro caminho dos sucessores do kosen-rufu reside nessas dedicadas e perseverantes ações budistas. Os esforços dos jovens para abrir novos caminhos ensejarão novos horizontes para o kosen-rufu mundial.

Idem, ed. 2.441, 27 out. 2018, p. B4.

* * *

Como sucessores que estão dando continuidade à tradição da Soka Gakkai de empreender ações humanísticas fundamentadas nos ensinamentos do Budismo de Nichiren Daishonin, vocês são a esperança do futuro e os tesouros da humanidade. Cada um, sem exceção, é um bodisatva da terra que nasceu neste mundo com uma profunda missão.

As ações sinceras de um único jovem bodisatva da terra propagam ondas de felicidade e paz para todos à sua volta. O humanismo budista, em última análise, se resume no nosso “comportamento como verdadeiro ser humano”.1

Idem, ed. 2.446, 1o dez. 2018, p. B1.

* * *

O local em que se encontram agora é de suma importância. Nunca tentem evitar aquilo que devem fazer. Desafiem suas circunstâncias e perseverem firmemente. Aos meus jovens sucessores, desejo que façam desabrochar a flor de sua missão onde se encontram agora! Decidam criar o seu próprio registro de vitórias! (...)

Desenvolver-se significa crescer. Refere-se a cultivar a capacidade, conquistar a vitória e criar pessoas valorosas. Sejam quais forem as dificuldades que enfrentarem, desafiem-nas com firme perseverança e não sejam derrotados. Avancem, passo a passo, rumo à vitória, à esperança e à felicidade. Sigam avante não importa o que aconteça — essa é a forma de criar valor. Nós estamos vivendo a filosofia Soka, de criação de valor.

Idem, ed. 2.505, 29 fev. 2020, p. 4.

* * *

A dívida de gratidão que tenho com meu mestre é mais alta que uma montanha e mais profunda que o oceano. Jamais devo me esquecer disso. Deixarei registrada a obra de meu grandioso mestre, em benefício do mundo inteiro. Este é meu firme juramento.

O nobre caminho do kosen-rufu mundial continuará a se expandir vastamente por meio dos esforços de sucessores unidos por esse laço compartilhado entre mestre e discípulo.

Idem, ed. 2.514, 2 maio 2020, p. 5.

* * *

Meu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, dizia solenemente: “Mesmo que as pessoas não se lembrem daquilo que fez por elas, jamais se esqueça do que fizeram por você e procure saldar essa dívida de gratidão. Isso é a verdadeira grandiosidade”. A mais nobre e mais preciosa coroa de tesouros como ser humano resplandece sobre a cabeça daquele que possui gratidão e se empenha em quitar essas dívidas de gratidão.

Ainda hoje, tenho devotado a minha vida ao lado de meus preciosos amigos lutando para pagar a grande dívida de gratidão que possuo com o presidente Josei Toda, que me ensinou o caminho correto para viver.

O fato de vocês, meus sucessores, estarem dando continuidade a esse empreendimento decididamente é meu maior orgulho.

Isso porque a expansão do kosen-rufu e a vitória são o mais supremo caminho para saldar as dívidas de gratidão que existe.

Idem, ed. 2.316, 19 mar. 2016, p. A2.

Nota:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 113, 2017.

* * *

Há no céu um caminho

por onde voam os pássaros.

Há no oceano um caminho

por onde nadam os peixes.

Há na vida um caminho

a se trilhar como pessoa.

O caminho para uma pessoa

percorrer na vida

de supremo humanismo e valor

e se desenvolver constantemente

é o caminho de mestre e discípulo [shitei].

Apenas o ser humano

pode abraçar “mestre e discípulo”.

Pode, pelo caminho de mestre e discípulo,

elevar seu estado de vida continuamente.

Este é o mais elevado caminho humano.

Aos jovens sucessores,

desejo transmitir

tudo o que tenho em mim,

enquanto me for permitido ter forças.

Quero que vocês, meus discípulos,

entendam e conheçam profundamente

este meu sentimento.

Encontrar-se com o mestre da vida

quando jovem

e receber o treinamento

de um verdadeiro ser humano

é o supremo orgulho da juventude.

Ao compreender essa essência da vida,

não mais fica deslumbrado

por adornos, riqueza e fama,

não há mais nada a temer.

O encontro sério e resoluto

de vitória ou derrota

muda o coração das pessoas

e transforma a vida.

E, ainda, transforma a localidade,

transforma a sociedade

e transforma até o mundo.

Não se é admirável porque está

próximo fisicamente do mestre.

Admirável é a pessoa que

manifesta em suas ações o coração do mestre,

e o segue vencendo em meio à realidade.

Seja qual for o lugar,

seja qual for a posição,

se tiver esta consciência e determinação,

realizará a luta de um digno discípulo.

O importante é o coração.

Brasil Seikyo, ed. 2.245, 27 set. 2014, p. B1.

Dica de leitura

Veja sobre o tema “Azul mais Azul que o Índigo” no Guia para a Vitória que acompanha o BS, ed. 2.685, 21 jun. 2025.

Compartilhe