marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Editorial
há 5 meses

Quando a juventude lidera, o mundo se transforma

Redação

03/07/2025

Quando a juventude lidera, o mundo se transforma

Os jovens possuem uma criatividade incrível, um potencial ilimitado e a capacidade de fazer a mudança acontecer — para eles mesmos, para a sociedade e para o mundo. Citamos algumas personalidades que se destacaram por sua contagiante coragem e que deixaram um profundo legado para a humanidade.

Joana d’Arc, com apenas 16 anos, liderou tropas francesas durante a Guerra dos Cem Anos. Com seu ímpeto destemido, ela ajudou a reverter o curso da guerra a favor da França. Anne Frank nasceu na Alemanha na década de 1940. Ela começou a escrever seu famoso diário aos 13 anos enquanto se escondia do regime nazista. Sua escrita sincera e sensível se tornou símbolo da resistência judaica e do impacto do Holocausto. Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa mundialmente conhecida pela defesa dos direitos humanos das mulheres e o acesso delas à educação, a qual, até então, era proibida pelo regime local. Ela começou aos 11 anos a escrever sobre todas as limitações impostas às jovens do seu país.

Representando a juventude brasileira, citamos Alberto Santos Dumont. Inventor e pioneiro da aviação, conhecido por suas inovações e experimentos com o voo. Seu trabalho não apenas transformou a história da aviação, mas também inspirou gerações de cientistas e de engenheiros ao redor do mundo.

Como vimos, são diversos exemplos de jovens que protagonizaram mudanças importantes no curso da história. Por isso, Ikeda sensei sempre acreditou no imenso potencial dos jovens. Certa ocasião, ele afirmou:

O jovem possui o futuro.
O jovem possui a esperança.
Ser jovem é ser desafiador.
Ser jovem é ser pioneiro.
Ser jovem é ser construtor.

Em qualquer país ou organização, quem decide o seu futuro — a prosperidade ou a decadência — é o jovem que possui um ideal e se esforça com coragem para torná-lo real. Por isso, enquanto acreditarmos nos jovens com grandes ideais e continuarmos a incentivá-los, haverá o progresso por toda a eternidade.1

Neste mês em que é celebrado os 74 anos de fundação das Divisões Masculina e Feminina de Jovens, Brasil Seikyo preparou Especial apresentando importantes marcos da trajetória das divisões e suas contribuições para o avanço organizacional no Brasil e em outros países.

Veja também na editoria Budismo e Sociedade a importância dos cuidados com a saúde mental e os incentivos do presidente Ikeda sobre o assunto.

Excelente leitura!

Nota:

1. Brasil Seikyo, ed. 2.179, 11 maio 2013, p. B2.

Compartilhe

Copy to clipboard