marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Matéria da Divisão Feminina
há 5 meses

Unindo o coração de uma pessoa a outra, construam um jardim perfumado da esperança de viver

Divisão Feminina

03/07/2025

Unindo o coração de uma pessoa a outra, construam um jardim perfumado da esperança de viver

Querida amiga, tudo bem?

Espalhando a quantidade perfeita de SAL (sabedoria, alegria e leveza) por todo o Brasil, as integrantes da Divisão Feminina (DF) realizaram brilhantes encontros comemorativos do aniversário da divisão no mês de junho! Com os olhos voltados para 2026, quando a DF da Soka Gakkai completará 75 anos, agradecemos sinceramente a nobre dedicação e louvamos o incansável empenho para envolver a todas.

Em meio aos desafios do cotidiano, as maravilhosas integrantes da rede invencível de mulheres Soka não medem esforços e esbanjam força, empatia, companheirismo, além de, é claro, sabedoria, alegria, leveza. As mulheres lutam pela felicidade de si e conduzem as demais pessoas do seu convívio nessa direção. Exemplo é o cuidado e o carinho com os integrantes da Juventude Soka, ainda mais no mês dos jovens. Vamos juntas apoiá-los nas atividades comemorativas deste mês.

Não por acaso, desde o início da Soka Gakkai e ao longo de sua história, os Três Mestres vieram enaltecendo a missão das mulheres e a importância de suas ações conjuntas em prol do kosen-rufu. O presidente fundador, Tsunesaburo Makiguchi, bradava que as mulheres se tornariam as construtoras de uma sociedade ideal do futuro. Por sua vez, uma das primeiras ações de Josei Toda, assim que tomou posse como segundo presidente da Soka Gakkai, foi estabelecer a Divisão Feminina. E o eterno mestre da vida, Daisaku Ikeda, dedicou inúmeros incentivos, orientações e homenagens às mulheres, nomeando-as “rainhas”, “sol” e “doutoras”, entre outras.

Além dessas preciosas considerações, eles demonstraram profundo respeito e admiração pelos esforços das mulheres, destacando, acima de tudo, o tesouro do coração e a importância da rede de mulheres em prol do kosen-rufu, conforme podemos observar nos seguintes trechos de orientações:

Nesta época tumultuada envol-ta em trevas, conclamo às mulheres Soka a iluminar a todos resplandecentemente com a luz da “grande sabedoria da igualdade” da Lei Mística. Peço-lhes que continuem se empenhando com alegria em expandir o nosso lindo reino de sorrisos e de incentivos calorosos — o mundo da diversidade e de edificante crescimento que personifica os princípios da “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”.1

* * *

A participação efetiva das mulheres conduz a sociedade a novos rumos repletos de felicidade e esperança. Esse movimento feminino está se expandindo cada vez mais. Até que ponto conseguiremos expandir essa forte rede de mulheres? No sucesso dessa tarefa encontra-se a luz da esperança do século 21.2

* * *

São os corajosos e dedicados
Esforços das mulheres
Que mudam a sociedade, mudam a história
E transformam o mundo.
Misturando-se em meio às pessoas comuns
E unindo o coração de uma pessoa a outra,
Constroem um jardim perfumado
Da esperança de viver
ao seu redor.
Eis a mais suprema filosofia
da vida.3

Aproveitemos o mês de julho, período de recesso das atividades, para cuidar também de nós mesmas, com carinho e atenção. Que seja uma oportunidade de renovar as energias, fortalecer os laços e, acima de tudo, olhar com mais ternura para dentro do próprio coração!

A verdadeira autoestima da mulher nasce do coração que desperta para o seu valor inato — um valor ilimitado, inseparável da grandiosidade da própria vida. À luz do budismo, cada mulher é uma manifestação única da Lei Mística, dotada de sabedoria, coragem e compaixão.

Nos ensinamentos do nosso querido mestre, aprendemos que a mulher que se respeita e se valoriza ilumina não apenas o próprio caminho, como também o daqueles ao redor. A autoestima, nesse sentido, não é vaidade, mas um ato de profunda fé na dignidade da vida humana — começando por reconhecer essa dignidade dentro de si.

Mesmo em meio às dificuldades, a mulher que ora com sinceridade e se empenha com coragem é capaz de transformar tudo. Dentro de si pulsa o potencial de um buda.

Jamais se esqueça: você é preciosa. É protagonista da revolução humana. E, com seu coração vibrante, transforma o mundo com amor e dignidade.

Um forte abraço!

Divisão Feminina da BSGI

Sugestão de leitura

O título desta matéria faz referência a uma série de incentivos de Ikeda sensei para as mulheres. Leia mais no Brasil Seikyo, ed. 2.553, 27 fev. 2021, p. 4-5.

Notas:

1. Brasil Seikyo, ed. 2.567, 12 jun. 2021, p. 03.

2. Terceira Civilização, ed. 440, abr. 2005, p. 44.

3. IKEDA, Daisaku. Flores da Felicidade. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 3, p. 57, 2024.

Vitórias da Divisão Feminina

Reger o universo

Comprovei que estudar os escritos de Nichiren Daishonin e as diversas orientações de Ikeda sensei é o mesmo que possuir uma bússola que me mostra o caminho a seguir.

Ano passado, recebi o diagnóstico de câncer de mama e encontrei no Brasil Seikyo e na Terceira Civilização incentivos sobre o momento pelo qual eu estava passando; e foram tantos que, ao lê-los, acalmavam meu coração e tudo ficou bem mais leve.

Na sequência, orei daimoku visando renovar minhas energias para enfrentar esse período crucial, afinal, como Nichiren Daishonin disse: “O Nam-myoho-renge-kyo é como o rugido de um leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?”1

Eu me senti fortalecida em todas as etapas do tratamento, orei e conversei com cada uma das células do meu corpo, inclusive as malignas, para que o processo de cura fosse um sucesso. Orei pelo sucesso da cirurgia, durante a quimioterapia e a radioterapia. Nos sete meses de tratamento, não alterei minha vida normal, pois tive muita boa sorte de os efeitos colaterais serem suportáveis.

Como o incentivo de Ikeda sensei, fortaleci ainda mais a minha convicção:

As dificuldades se transformam em desafios a serem superados com alegria e tranquilidade. A fonte dessa mudança é a recitação do daimoku com seriedade e forte determinação. Quando conseguir isso atuando ao mesmo tempo com coragem, conseguirá ter uma nova visão e derrubar a barreira que você mesma criou dentro de seu coração. O Nam-myoho-renge-kyo é a grande Lei que rege o nosso universo, e você será capaz de reger o seu universo.2

Gratidão a cada pessoa que me acompanhou nessa batalha.

sissi_materiadf

Sissi Aparecida Oleari, responsável pela Divisão Feminina do Distrito Maranhão, RM Tatuapé, Coordenadoria Centro-Leste Paulistana


Notas:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 431, 2020.

2. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 7, p. 82 e 83, 2023.

Digna discípula Ikeda

Aos 18 anos, um colega da faculdade me ensinou o Nam-myoho-renge-kyo. Em 1986, após oito meses de prática provisória, recebi o Gohonzon na Sede Social de Contínuas Vitórias (Josho Kaikan), em São Paulo, SP.

No final de 1993, formei-me em ciências econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo. Vivi toda a minha juventude nos jardins da BSGI e, apesar de gostar de ler e de escrever, desenvolvi minha carreira profissional na área financeira.

Em 1996, formei-me na Divisão dos Jovens e, em 2004, conheci meu marido, Edmilson. Nós nos casamos no Josho Kaikan, mesmo local da minha conversão ao budismo e tivemos uma linda filha chamada Valentina.

Meu marido, em 2010, recebeu uma proposta para trabalhar em Belo Horizonte, MG, e decidimos nos mudar para essa cidade. Com uma nova proposta de trabalho, em 2012, mudamos para o município de Mariana, MG, onde moramos até hoje. Com a pandemia, em 2020, após o falecimento da minha mãe, Josefa, comecei a escrever poemas e os recitava nas reuniões para os companheiros da Gakkai.

Tendo o presidente Ikeda como meu grande exemplo e mestre da vida, em novembro de 2023, participei de um edital e fui eleita para ser Acadêmica Imortal da Academia Formiguense de Letras (AFL), na cidade de Formiga, MG. Em março de 2024, fui eleita como Acadêmica Imortal para a Academia Capixaba de Letras, Artes e Poetas Trovadores (ACLAPTCTC), no Espírito Santo. E, em 6 de junho deste ano, incentivada por uma grande companheira veterana da Divisão Feminina, fiz a minha inscrição para concorrer à cadeira 33 na Academia Brasileira de Letras (ABL), anteriormente ocupada pelo professor e gramático brasileiro Evanildo Bechara.

Estou concorrendo dignamente como discípula do presidente Ikeda, com pessoas notáveis de grande visibilidade na sociedade e já me sinto vitoriosa por ter chegado até lá, pois a ABL é uma instituição que guarda muitos tesouros da humanidade, personalidades que contribuíram e contribuem muito para a sociedade, incluindo nosso querido mestre, Daisaku Ikeda.

Em todos os projetos que participo, consciente da minha missão como bodisatva da terra, sempre ponho em primeiro lugar o respeito e a dignidade da vida e em todas as oportunidades. Além disso, aproveito para divulgar a missão da SGI e o desejo dos nossos Três Mestres de propagar a paz, a cultura e a educação, com base nos ensinamentos humanísticos de Nichiren Daishonin.

Muito obrigada pela oportunidade!

celia_materiaDF

Célia Regina da Silva Pires do Prado, responsável pela Divisão Feminina do Distrito Estrada de Minas,

na RM Zona da Mata, Sub. Minas Sul, CRE Leste

Desafio dos cem dias de daimoku

De 4 de junho a 12 de setembro

oração_materiadf

Queridas amigas da rede das mulheres Soka!

Inspiradas no lema com “muito mais daimoku” e com uma pitada de SAL (sabedoria, alegria e leveza), vamos decidir nossa vitória pessoal, familiar e organizacional com a vitória na recitação diária do daimoku.

No livro Flores da Felicidade, volume 2,1 em um trecho, Ikeda sensei nos transmite um incentivo inspirador sobre o daimoku. Ele diz:

“Não há felicidade maior para os seres humanos do que recitar o Nam-myoho-renge-kyo”2 — essa é a afirmação do buda Nichiren Daishonin.

O daimoku é a mais sublime esperança. A vida das mulheres Soka que recitam e propagam o daimoku é a própria entidade da esperança.

Todas juntas, vamos nos incentivar para a conquista da sublime vitória.

Divisão Feminina da BSGI

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Flores da Felicidade. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p. 19, 2023.

2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 713, 2020.

Compartilhe

Copy to clipboard