marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 6 meses

Arte e humanismo são celebrados na audição do NDO Brasília

Redação | Grupo Arco-íris

08/08/2025

Arte e humanismo são celebrados na audição do NDO Brasília

Foto: Colaboração local

A Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) da BSGI é formada por músicos voluntários que se dedicam a conectar corações por meio da arte. A orquestra mantém o Núcleo de Desenvolvimento de Orquestra (NDO), formando a futura geração. No último dia 5 de julho, o polo do NDO de Brasília, capital federal, organizou uma audição aberta ao público no centro cultural da localidade, reunindo mais de 120 pessoas entre membros da organização e convidados.

“Essa audição é o resultado do nosso esforço ao longo do semestre, com ensaios realizados todos os sábados. É também uma forma de pormos em prática nossa grandiosa missão na sociedade, que nos foi confiada pelo presidente Ikeda”, comentou Alicia Tabata, responsável pelo NDO Brasília.

Ibsen Naézio, vice-coordenador da Juventude Soka da CRE Oeste, apresentou a Soka Gakkai como organização que atua pela paz, cultura e educação, com base na filosofia budista e centrada na criação de pessoas de grande valor, destacando os treze anos de existência do NDO Brasília. Ele compartilhou uma orientação de Ikeda sensei:

Quando encontramos o belo, retornamos para a essência de nossa humanidade, em que todas as pessoas são iguais. O que necessitamos é de um local onde possamos reestabelecer a nossa humanidade, e esse local é construído pela arte e pela cultura. Criar um lugar assim é também um dos papéis fundamentais da religião. 1

As apresentações iniciaram com os membros do NDO de menor faixa etária que, na companhia de seus responsáveis, se esforçaram com o melhor de si e alegraram o ambiente. As crianças tocaram as músicas: Minha Canção, de Chico Buarque, e Brilha, Brilha Estrelinha. Em seguida, a camerata de cordas embalou os ouvintes tocando uma das peças mais famosas do compositor Tchaikovsky, Valsa das Flores. Por fim, o corpo inteiro da orquestra se reuniu para as apresentações de Best of Bach, Tiding of Confort and Joy, Dark Adventure e um pot-pourri com canções da Gakkai.

Nota:

1. IKEDA, Daisaku. Juventude: Sonhos e Esperança. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 230, 2020.

Compartilhe

Copy to clipboard