BS
Somos a SGI
há 6 meses
Seminário sobre desarmamento realizado na SUA
Redação | Seikyo Shimbun
21/08/2025

Participantes compartilham pesquisas e opiniões durante o seminário. Fotos: Soka University of America
O Centro de Pesquisa de Questões Globais da Universidade Soka da América (SUA) promoveu o Seminário de Educação sobre Desarmamento Nuclear no campus da universidade na cidade de Aliso Viejo, Califórnia, Estados Unidos, entre os dias 9 e 13 de junho.
O evento foi realizado em colaboração com o Centro Não Proliferação James Martin, do Instituto Middlebury de Estudos Internacionais, em Monterey. Estudantes dos Estados Unidos, Paquistão, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Ucrânia, num total de treze universidades, incluindo a SUA, se reuniram para dialogar sobre questões relacionadas às armas nucleares.
No seminário, discutiu-se a abolição das armas nucleares com base em perspectivas humanitárias e éticas, refletindo sobre o pensamento do Dr. Daisaku Ikeda, do ativista dos direitos civis norte-americano Dr. Martin Luther King Jr. e do papa Francisco. A Declaração pela Abolição das Armas Nucleares, de Josei Toda, foi estudada e também foram analisadas políticas de “não uso preventivo de armas nucleares”, além do papel das ONGs e de instituições internacionais rumo à eliminação dos artefatos nucleares.
O prof. Stephen Herzog e a pesquisadora Masako Toki, do Centro James Martin, proferiram uma palestra. Andrea Bartoli, presidente da Fundação Comunidade de Santo Egídio para a Paz e o Diálogo, falou sobre a importância do diálogo no mundo contemporâneo em que a crise do uso de armas nucleares vem se agravando. O Dr. Ira Helfand, membro do comitê da Campanha Internacional pela Abolição das Armas Nucleares (Ican), enfatizou que a questão das armas nucleares relaciona-se diretamente à sobrevivência da humanidade e ressaltou a necessidade de ações para sua solução (Seikyo Shimbun, 26 jul. 2025).
Participantes compartilham pesquisas e opiniões durante o seminário. Abaixo, estudantes assistem à palestra
Compartilhe
