marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Juventude Soka
há 5 meses

Como cultivar uma juventude repleta de valor

Redação | Grupo Arco-íris

11/09/2025

Como cultivar uma juventude repleta de valor

Imagine que você esteja fazendo uma trilha. O trecho é denso e, logo à frente, surge uma ladeira íngreme cheia de pedras. Para avançar, um amigo indica o trajeto, outro oferece apoio para ninguém escorregar, você retira alguns obstáculos e todos revezam o peso da mochila quando este se revela insuportável. No fim, a subida que parecia desafiadora foi vencida com mais leveza e segurança.

A juventude também tem caminhos cheios de surpresas, e quando compartilharmos uma risada, um incentivo ou oferecermos aquele abraço que conforta, expandimos a força do nosso potencial e cultivamos o valor imensurável de cada pessoa.

Como exemplo, a sincera determinação de dois amigos mudou a vida do jovem Daisaku Ikeda. Anos mais tarde, em uma conversa com líderes da Divisão dos Estudantes, Ikeda sensei orientou: “Tenho amigos no mundo inteiro porque sempre valorizei cada encontro e estimei cada pessoa com sinceridade. É sempre uma relação de pessoa para pessoa. Sempre”.1

Quando expandimos nossos laços de amizade sincera, consolidamos também uma rede de paz.

Nota: 1. Brasil Seikyo, ed. 1.521, 28 ago. 1999, p. A3.

Amizade imbuída de esperança

CRE SUL

A Juventude Soka da CRE Sul viveu momentos inesquecíveis na cidade de Florianópolis, SC, entre os dias 16 e 17 de agosto.

A vitória já era certa antes do início: protegidos pelo intenso movimento de daimoku, todos os participantes estavam radiantes, comprovando que a esperança ecoa do Sul para toda a BSGI por meio do espírito de mestre e discípulo.

A cada grupo que chegava a Florianópolis, o ambiente se iluminava com risadas e a alegria dos reencontros e de novos laços de amizade que se formavam. Nas camisetas, havia o tema “Eu sou o Shin’ichi Yamamoto da minha localidade”, sentimento reforçado durante os dois dias de atividades.

A Juventude Soka recriou a atmosfera do poema Praia de Morigasaki, onde, aos 19 anos, o jovem Ikeda pensava sobre os caminhos da vida. Ao final, os membros se reuniram para integrar um grande painel humano, formando as letras JS e a bandeira da Soka Gakkai. Também ocorreram dinâmicas para o corpo e a mente, promovendo aprendizado, compartilhamento de experiências e incentivo mútuo.

Os integrantes dos Sucessores Ikeda dialogaram com o veterano Ricardo Honda, coordenador da CRE Sul, e de uma dinâmica de caça ao tesouro, que uniu tecnologia e conhecimento sobre o budismo.

A atividade também teve música, dança e teatro que encheram o espaço de alegria e energia com apresentação dos grupos Taiga, Asas da Paz Kotekitai do Brasil, Taiyo Ongakutai e Coral Esperança do Mundo, com interpretação da música Ifu Dodo no Uta e da representação da regência de canção (shiki) de Ikeda sensei.

Após o Momento dos Veteranos e os inspiradores relatos de encontro com sensei de José Luis Pietro, coordenador da CGRE, e Ricardo Miyamoto, coordenador da Divisão Sênior da BSGI, que emocionaram a todos, Carla Rocha de Almeida, coordenadora da Juventude Soka da CRE Sul, afirmou: “Os jovens do juramento seigan estão na vanguarda, mas nunca sozinhos, então toda a família Soka constrói e fortalece a Soka Gakkai de hoje e do futuro”. Com esse incentivo, ela reforçou o espírito de companheirismo entre todos.

CRE_SIL_2

O evento encerrou com um vídeo de melhores momentos da atividade e apresentação com grupo de dança da Juventude Soka e o coral composto pelas divisões Feminina e Sênior, com a canção Saudação a Sensei.

Juntos pelo futuro

CRE LESTE

Movidos por uma alegria contagiante, os Sucessores Ikeda de toda a CRE Leste se encontraram e realizaram a Academia dos Sucessores Ikeda 2030 em Vila Velha, Espírito Santo, no fim de semana de 22 a 24 de agosto.

Os jovens tiveram a experiência de viver um acampamento, compartilharam o cotidiano nos dormitórios e conviveram lado a lado, criando relações de amizade e despertando o sentimento de trabalharem em grupo.

Sob o tema “Assumo o Legado do Mestre e Construo um Futuro Brilhante”, os participantes aproveitaram uma programação cheia de aventuras: durante os três dias, descobriram os ingredientes fundamentais para a realização de um sonho, fizeram uma caça ao tesouro e aprenderam como Ikeda sensei concretizou os ideais do seu mestre, Josei Toda, promovendo diálogos com personalidades de todo o mundo.

Após os relatos de vitória dos participantes, Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka da BSGI, orientou: “Não é o sonho que se adapta à nossa realidade, mas, sim, nós que transformamos a realidade para concretizar nossos sonhos!”. Ele inspirou os jovens presentes a despertar sua coragem e a caminhar juntos na criação do futuro.

A atividade também teve muita animação com a energia do grupo Taiga em apresentações de danças tradicionais e modernas do estado anfitrião, convidando todos a dançar e a cantar juntos ao final.

CRE LESTE 2

O intercâmbio gravou no coração de cada um a missão de assumir o legado do presidente Ikeda, além de criar boas relações de amizade que seguirão vivas no coração.

“Vencer é agora”

CCLP_JS

Entre os dias 23 e 24 de agosto, a Juventude Soka da CCLP realizou seu Curso de Aprimoramento com palestras, dinâmicas, estudos e diálogos sobre prática da fé, saúde mental, liderança e o movimento rumo a 2030.

Durante os dois dias de encontro, jovens de várias regiões da cidade de São Paulo compartilharam experiências, histórias e sonhos, renovando a dispo-sição de vencer juntos e criando laços de amizade.

Ao longo do curso ocorrido no Centro Cultural Campestre (CCCamp), em Itapevi, SP, diferentes diálogos foram realizados, como “Quem sou eu?”, saúde mental e autocuidado, motivações da geração Z e como se expressar com confiança por meio da oratória.

As atividades foram planejadas de forma dinâmica e colaborativa com debates em grupo estimulando o diálogo entre os jovens e compartilhando ideias e soluções em conjunto.

Nesse fim de semana tão significativo, comemorando os 78 anos de conversão do presidente Ikeda, os jovens recitaram daimoku no Memorial da Luta Conjunta, onde refletiram sobre o legado de mestre e discípulo e celebraram a data com vídeo comemorativo seguido do estudo Nosso Eterno Juramento Seigan.

Em um ambiente descontraído, representantes de diversas localidades da CCLP compartilharam experiências de fortalecimento da fé e de acolhimento dos membros, como encontros intergeracionais, atividades culturais e aprimoramento de líderes para unir e motivar os membros da divisão.

O encontro foi encerrado com apresentação do Coral Filarmônico Ikeda do Brasil e sob o tema “Juventude Soka, Vencer é Agora”, liderado por Hugo Naoto, coordenador da Juventude Soka da CCLP. Ele incentivou os jovens a não desistir diante das dificuldades e a persistir no diálogo e na busca de resultados concretos.

O encontro de dois dias revelou a essência da Juventude Soka da CCLP: união, prática da fé e ação. Em cada atividade e emoções vividas, os jovens reafirmaram a deter-minação de avançar lado a lado até 2030, assumindo o legado de Ikeda sensei.

Dicas

Red: Crescer é uma fera (Disney+)

pixar

Meilin Lee é uma garota de 13 anos que vive conflitos com a mãe durante as mudanças da adolescência e, como se não bastasse, se transforma em um panda-vermelho gigante. Em meio ao caos, ela descobre apoio, união e amizade verdadeira para lidar com seus desafios.

Videogame — Overcooked

over

(Disponível para PS 4, Xbox One, Windows e Nintendo Switch)

Nesse jogo cooperativo, você e seus amigos correm contra o tempo em cozinhas caóticas. E saber se comunicar com o outro é essencial para preparar pratos malucos sem deixar a pressão atrapalhar a diversão de todos.

Compartilhe

Copy to clipboard