BS
Notícias
há 5 meses
Zenshin é avanço
Uma história de vinte anos e um novo capítulo que se abre com ainda maior dinamismo
Redação
25/09/2025

Aspecto radiante das representantes do Zenshin sela a missão de criar um vigoroso avanço. Fotos: BS
Uma programação especial marcou a celebração dos vinte anos do grupo Zenshin da BSGI, com o tema “Zenshin de Dinâmico Avanço: Mulheres Protagonistas que Movimentam a Época, Mudam a História e Constroem o Glorioso Futuro!”, nos dias 13 e 14 últimos. Local escolhido: o Centro Cultural Campestre (CCCamp), em Itapevi, SP, em que pulsa o coração do Mestre.
Formado por integrantes da Divisão Feminina (DF) da BSGI com idade até 45 anos, oficialmente o grupo foi fundado no dia 19 de fevereiro de 2005, mas essa jornada começou um ano antes, quando doze líderes da DF participaram de um curso de aprimoramento no Japão. Na ocasião, Ikeda sensei nomeou o grupo como Zenshin, que significa “avançar” em português — nome que se tornaria símbolo de coragem, missão e protagonismo.
Revolução humana na prática
No sábado, dia 13, o evento foi dedicado ao aprimoramento das componentes. Magda Lombardi, coordenadora-geral da Divisão Feminina da CGESP, destacou que o verdadeiro benefício da prática budista é a revolução humana — o empenho pela felicidade das pessoas e pelas próprias conquistas.
No módulo sobre liderança, Ana Lídia Oliveira, responsável pelo grupo, reforçou: “Ser líder do Zenshin é transformar carma em missão e reconfirmar que temos plena capacidade”. Selma Inoguti, coordenadora da DF da BSGI, complementou com uma mensagem poderosa: “Vamos iluminar a vida de outras pessoas, assim iluminaremos a nossa”. Ela conclamou: “Vamos avançar e fazer de 2025 o melhor ano da nossa vida!”.
Nova página dourada
No domingo, dia 14, o encontro geral reuniu veteranas e novas integrantes do Zenshin, com transmissão nacional. A programação contou com apresentações do Coral Lírio, do grupo Sol da Esperança e do grupo Fukuchi, além de um talk show e um vídeo sobre a trajetória do grupo. Mensagem especial foi enviada pelo presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada. Ana Lídia emocionou a todas ao dizer: “Ser Zenshin não significa viver sem desafios, mas viver com o espírito de jamais ser derrotada”. Ela também incentivou a participação no Daimoku Nacional, realizado todo dia 19, como forma de fortalecer a rede de solidariedade das mulheres Soka. E estimulou todas à reflexão e ação: “Qual história vou escrever a partir de agora?”.
Selma Inoguti agradeceu às veteranas que fortaleceram o grupo e destacou que “Ser Zenshin é olhar para a frente. O que posso fazer para que cada pessoa avance com alegria e esperança?”.
O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, encerrou o evento com palavras de incentivo e reconhecimento: “Vocês são a esperança do futuro. Estão abrindo a nova era do desenvolvimento do kosen-rufu mundial”. Ele concluiu com uma reflexão profunda: “A vida é uma misteriosa batalha. As circunstâncias mudam, mas devemos reconfirmar os incentivos de Ikeda sensei: ‘O estado de buda é invencível’”.
Leia mais
Matéria completa sobre a atividade comemorativa dos 20 anos do grupo Zenshin .
Compartilhe
