marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 3 meses

Jornada pioneira sela ação conjunta

Redação

19/11/2025

Jornada pioneira sela ação conjunta

Termo de afiliação, com a diretora da Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela, ao centro, seguida pelo presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada (jun. 2023). Foto: BS

A afiliação do Instituto Soka Amazônia à Carta da Terra Internacional, em 5 de junho de 2023, é a primeira assinalada na Amazônia, abrindo caminhos para a realização de projetos e iniciativas que buscam fortalecer a consciência de interdependência e cuidado de todos os atores sociais para a proteção da vida e do planeta, e para as futuras gerações.

Antes mesmo de a Carta da Terra ser lançada, a parceria com a Soka Gakkai já era realidade, iniciada no processo de consulta e redação. No lançamento, em 2000, foi promovido um evento no qual universidades, governos locais e escolas foram convidados a fazer uso da Carta como referência ética. Depois vieram as exposições temáticas Sementes da Mudança, em Johanesburgo, Rio+10; e Sementes da Esperança: A Carta da Terra e o Potencial Humano. Nos dez anos da Carta, em 2010, nova exibição de Sementes da Esperança; e, em 2020, Sementes da Esperança e Ação: Transformando os ODS em Realidade. Em 2024, a mostra foi aberta pela primeira vez na capital paraense, sede da COP30 no ano seguinte. E foi exibida também para os participantes do Youth Meeting (Y20), grupo oficial de engajamento das juventudes do fórum mundial G20.

E neste 2025, a exposição foi instalada no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), em São Paulo, SP. Em destaque a atuação de jovens aprendizes do TRT-2 na monitoria, após um treinamento feito por especialistas do Instituto Soka.

Abaixo, exposição Sementes da Esperança e Ação, em São Paulo (jun. 2025) e Pré-Cúpula da Y20, em Belém, PA (jun. 2024)

Exposição Sementes da Esperança e Ação, em São Paulo (jun. 2025). Foto: BS

A exposição Sementes da Esperança e Ação é uma produção da Soka Gakkai e da Carta da Terra Internacional já vista por mais de 1,5 milhão de pessoas em diferentes países.


Jovens pela nova era

“Que tal se esta for a geração reconhecida por ter tomado consciência e começado a cuidar do planeta?” Assim indagou em mensagem a diretora-executiva da Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela, elogiando a iniciativa da realização da exposição Sementes da Esperança e Ação: Transformando os ODS em Realidade, em Belém, PA, em junho de 2024.

A juventude Soka da BSGI integra o esforço junto com funcionários e colaboradores do Instituto Soka Amazônia no engajamento cada vez maior para o alcance efetivo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma dessas formas é a atuação na monitoria das exposições. Em outras, integrando fóruns como o realizado entre os dias 17 e 19 de junho de 2024, Y20 Pré Summit.

Nessa Pré-Cúpula, jovens da Subcoordenadoria Amazônia Oriental, a SubAMOR, ao lado de voluntários do Instituto Soka Amazônia, marcaram atuação. Ao todo, participaram 32 jovens.

e Pré-Cúpula da Y20, em Belém, PA (jun. 2024)

Pré-Cúpula da Y20, em Belém, PA (jun. 2024). Foto: Instituto Soka Amazônia

Conheça o site da SGI para assuntos da ONU.

Obras de Daisaku Ikeda

Cidadania Planetária

Antes que Seja Tarde Demais

Propostas de Paz do Dr. Daisaku Ikeda

Compartilhe

Copy to clipboard