marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Matéria de Capa
há 6 anos

Saia do “modo zumbi”

07/12/2019

Saia do “modo zumbi”

Sair do automático pode parecer difícil, pois estamos acostumados com nossa rotina diária. Como sair dessa? Fique tranquilo, preparamos algumas dicas para você
evitar esse “modo zumbi”

Já aconteceu de, de repente, ver um comércio que sempre estivera ali no bairro e você nunca havia reparado ou, ao ler um livro, algumas vezes precisar voltar e reler a página, pois não se lembra do que leu?

Calma, isso pode ser reconfigurado. Quando tomamos consciência e nos focamos no momento presente, as sensações ou emoções que até então passavam despercebidas, começam a ser notadas.

O corpo humano possui cinco sentidos sensoriais¹ e, com certeza, existem para serem utilizados. Para você aproveitar ao máximo as férias, desfrutando melhor cada momento, elaboramos algumas dicas para saborear ainda mais o presente. Fique ligado!

Audição

Entenda os sons: já parou para ouvir o barulho da chuva caindo?  Você vai perceber que, se estiver dentro de um automóvel, o som é um, e em meio à natureza, outro. Note como o som é relaxante quando a chuva está calma e como pode assustar se houver uma tempestade. 

Dica RDez: Escute atentamente uma música; ouça cada nota, perceba a melodia, os instrumentos e a letra. Outra dica: ao conversar com os amigos, em vez de formular uma questão, enquanto eles ainda estão falando, realmente ouça o que eles estão dizendo.

Tato

Sinta o mundo não só com as mãos e observe a forma como você caminha: repare como os braços balançam e como as pernas intercalam. Você vai se sentir estranho, mas tente andar de forma natural (rs). Quais as sensações dos dedinhos enquanto eles dobram?

Dica RDez: Já abraçou alguém hoje? Aproveite para abraçar um amigo ou familiar e veja como é agradável.

Paladar

Ao fazer uma refeição, concentre‑se: sinta o gosto da comida, a textura dos alimentos, o sabor que ela resgata e se perceba mastigando.

Dica RDez: Procure fazer a refeição sem assistir à TV ou ficar no celular, e curta as pessoas que lhe fazem companhia à mesa.

Olfato

Respire: sinta o que os odores ao seu redor resgatam em sua memória. A memória olfativa é uma das mais fortes e capazes de recuperar rapidamente as lembranças.

Dica RDez: Sinta o aroma do que você come e pense sobre o que o faz lembrar. Essa memória resgata lembranças de acordo com o que você cheira.

Visão

Não fique muito tempo vidrado no celular. Observe mais as coisas ao seu redor: os detalhes, as cores, os contrastes da paisagem.

Dica RDez: Reaprenda a ver um filme, reparando na fotografia, no figurino e nos itens que revelam a época na qual o enredo se desenvolve. Tudo isso sem pausar para voltar, porque se distraiu vendo as redes sociais.

Daimoku

Quando sentamos para fazer daimoku, utilizamos muitos dos sentidos que citamos ao lado.  Ao recitar Nam-myoho-renge-kyo, concentre-se em seu objetivo. Não deixe sua mente voar longe. Aproveite para relembrar o propósito de cada objetivo e focar neste ponto em suas orações. Ikeda sensei incentiva: Recitem um vigoroso daimoku, de manhã e à noite, ao ritmo vibrante e enérgico do cavalgar de corcéis brancos que ressoa pelos céus (Felicidade, p. 64).

Dica RDez: Escreva seus objetivos num papel ou utilize o planner da RDez de novembro de 2019.

Dar o nosso 100%

Conhecido como flow,² que significa fluir ou fluxo, é um estado mental em que o indivíduo fica completamente envolvido na atividade que está realizando. Nesse estado você chega a ponto de deixar pendências e pensamentos em segundo plano, executando o seu máximo. Ter esse alto nível de concentração não é fácil, porém, se evitarmos fazer várias coisas ao mesmo tempo e não nos distrairmos com as redes sociais, é possível chegar lá.

Compartilhe