RD
Matéria de Capa
há 5 anos
Ler é um treinamento diário
04/05/2020

Ao se esforçar diariamente no exercício da leitura, Ikeda sensei nos mostra com seu exemplo que “encontrar um bom livro é encontrar um grande mestre”
Desde a infância, Ikeda sensei devota cada minuto à leitura. Para ele, livro é como um tesouro. Mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, houve ocasiões em que ele levou seus livros para o abrigo antiaéreo para protegê-los dos bombardeios.1
Com o fim da guerra, os jovens buscavam desesperadamente o verdadeiro significado da vida, e os livros eram o meio mais confiável para isso.
O jovem Ikeda circulava pelos sebos do seu bairro como se estivesse numa biblioteca e com frequência economizava o pouco dinheiro que tinha com o objetivo de comprar algum livro que estava de olho. Ao comprá-lo, devorava-o escrevendo suas conclusões num papel.
Seu hábito de leitura se tornou mais forte ao ser treinado diretamente por Josei Toda na juventude. Nomeadas como “Universidade Toda”, as aulas ministradas por Toda sensei ocorriam antes do horário de trabalho, começavam às 8 horas e iam até as 9 horas da manhã, durando menos de uma hora. Nelas, as matérias estudadas eram economia, direito, química, astronomia e ciências da vida, história do Japão e mundial, bem como chinês clássico e, por fim, ciências políticas.
No livro Juventude: Sonhos e Esperanças, o presidente Ikeda recorda com gratidão:
O Sr. Toda também sempre me perguntava: “O que você está lendo agora?” Se eu respondesse que estava lendo Emílio, ou Da Educação, de Rousseau, por exemplo, ele me pedia que comentasse o seu conteúdo. Não havia como fingir!
(Juventude: Sonhos e Esperanças, v. 1, p. 190)
Mesmo em meio à rotina atribulada na empresa administrada pelo presidente Josei Toda, o jovem Ikeda se desafiava todos os dias na leitura. Esse treinamento desenvolveu sua enorme capacidade: “Eu me orgulhava de ser treinado por meu mestre a ter um espírito invencível capaz de suportar qualquer forma de adversidade possível” (Brasil Seikyo, ed. 2.413, 31 mar. 2018, p. B1).
60 anos de posse do presidente Ikeda
Ao assumir como terceiro presidente da Soka Gakkai aos 32 anos, em 3 de maio de 1960, Ikeda sensei lutou bravamente contra as adversidades construindo uma base sólida de pessoas que atuam em prol da paz, cultura e educação.
Naquele dia, em frente ao palco da Universidade Nihon, ele declarou: “Apesar de jovem, a partir deste dia, assumirei a liderança como representante dos discípulos do presidente Josei Toda e avançarei com vocês rumo à substancial concretização do kosen-rufu”. (Brasil Seikyo, ed. 2.413, 31 mar. 2018, p. B1)
Por ser um ávido leitor e devido ao seu treinamento na juventude, essas ações se converteram em força, determinação, sabedoria sempre renovadas com o compromisso de propagar a Lei Mística e de empreender todos os esforços para concretizar a paz mundial. Assim, a cada encontro com membros ou personalidades, Ikeda sensei inspira a todos, incentivando-os com suas palavras e com sua postura.
O presidente Ikeda relembra uma passagem do escrito Abertura dos Olhos, de Nichiren Daishonin, o qual abraçou como decisão pessoal na ocasião de sua posse presidencial: “Não importa que os deuses me abandonem. Não importa que eu tenha de enfrentar todas as perseguições. Ainda assim, darei a vida em prol da Lei” (CEND, v. I, p. 293).
Assim como nosso mestre, vamos nos levantar imponentemente nos esforçando na leitura diária, na prática da fé e na ação, inspirando e levando felicidade a todos ao nosso redor.
RDEZ indica
Além de ávido leitor, o presidente Ikeda é um exímio escritor. Confira abaixo as obras que o inspiraram em sua juventude e alguns de seus livros publicados no Brasil
- Cidade Eterna
Daisaku Ikeda, em sua juventude, recebeu esse livro de Josei Toda com a orientação de lê-lo e compartilhá-lo com os jovens de sua confiança. Com temas sobre o companheirismo e amizade, a obra conta a história de David Rossi e seu amigo Bruno Rocco.
- Be Brave
Primeiro livro da EBS no formato bilíngue — inglês e português. Com uma linguagem simples, aborda diversos assuntos relacionados com as questões que surgem na juventude e é fonte de vários incentivos de Ikeda sensei para crianças e jovens.
- Nova Revolução Humana
Finalizada em 2018, os trinta volumes abordam a luta do jovem Shin’ichi Yamamoto [pseudônimo de Daisaku Ikeda na obra] diante das adversidades e registra o espírito da Soka Gakkai através da história do kosen-rufu.
- Juventude Sonhos e Esperanças
A obra trata das principais preocupações, dúvidas e desafios enfrentados pelos jovens. Amizade, amor, cultura, liberdade, estudos são alguns dos temas abordados neste livro.
NRH na vida
“Minha juventude, como sabem, desenrolou-se num período de guerra e havia poucos livros disponíveis. Um que, de fato, li na época continha uma passagem que penetrou em meu coração: ‘Uma sala sem livros é como um corpo sem alma’. Senti uma profunda afinidade com essa afirmação, e sempre valorizei os livros como a alma da civilização.”
(Nova Revolução Humana, v. 18, p. 279)
Compartilhe