marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Matéria da Divisão da Esperança
há 5 anos

Viver com brilhante gratidão

04/05/2020

Viver com brilhante gratidão

Você sabia que, quanto mais demonstramos gratidão, mais ela cresce em nosso coração? Demonstrar gratidão começa a partir de pequenas atitudes

O termo “gratidão” tem origem na palavra do latim gratia, que significa “graças”, ou gratus, no sentido de estar agradecido. Não se refere somente a bons momentos, mas a todos os acontecimentos da vida da pessoa, como se sentir grata também por experiências ruins que lhe trouxeram algum aprendizado.

Assim, a gratidão deve existir em todas as experiências vividas por uma pessoa, inclusive nos relacionamentos.

Já parou para pensar que na maioria das atividades que fazemos geralmente precisamos do apoio de outras pessoas?

Para brincar, necessitamos dos amigos para que tudo fique mais divertido, por exemplo. Na escola, precisamos dos professores para nos ensinar; e, em casa, dos pais e responsáveis que cuidam de nós. Já imaginaram como seria a vida sem a presença deles? Também já pensaram em brincar de esconde-esconde sozinhos ou aprender matérias da escola sem saber por onde começar?

Uma vez que estamos sempre rodeados de pessoas importantes para nós, podemos demonstrar-lhes nossa máxima gratidão, pois são elas quem nos ensinam, apoiam e incentivam quando temos desafios para superar.

Demonstrar gratidão é agir positivamente

Muitas vezes achamos que devemos retribuir com algo material ou de valor. Porém, pequenas atitudes como dizer um simples “Obrigado!”, “Bom-dia!” ou oferecer um cumprimento alegre já demonstra que somos gratos a essa pessoa. O presidente Ikeda orienta:

Ao se levantarem todos os dias, tentem cumprimentar seus pais com um amável “Bom‑dia!”. (...) Sua animada saudação lhes ajudará a começar o dia com a sua família de maneira positiva. Esta é também uma ótima forma de demonstrar gratidão por seus pais. 

(Be Brave, p. 105)

Recitar daimoku pela felicidade e saúde dos nossos amigos e familiares também é um gesto de gratidão. Ao agirmos assim pensando em todos aqueles que são importantes no nosso dia a dia, vivemos de acordo com as orientações de Ikeda sensei.

Outras formas seriam não causar preocupação a quem cuida da gente; dedicar-se aos estudos e então se desenvolver cada vez mais; valorizar as coisas que tem, cuidando bem delas; cuidar da saúde; dar valor aos alimentos e não desperdiçá-los, lembrando-se sempre de prezar aqueles que os prepara.

Uma vida radiante com gratidão

Demonstrar esse sentimento é um exercício diário que requer esforço e persistência que ativamos com a recitação do daimoku. Se nos esforçarmos nesse sentido, esse será um comportamento natural, e que certamente trará benefícios para nossa vida. E sem falta vamos brilhar agindo como verdadeiro Sucessor Ikeda 2030 repleto de gratidão levando felicidade às pessoas ao nosso redor e ao nosso querido mestre.

Curiosidade

O que a ciência diz sobre a gratidão

Você sabia que expressar gratidão pelas pequenas coisas pode causar diversas mudanças em nosso corpo, inclusive cerebrais? É como exercitar um músculo: com o tempo, ficamos cada vez melhores nisso e mais felizes também, resultando na saúde da mente e do corpo. O efeito desse exercício pode durar meses.

Esse ato também ajuda a diminuir a depressão e passar mais tempo com aquele calorzinho bom de se sentir feliz em ajudar alguém.

Que tal pôr em prática a #gratidão com nossos amigos e familiares?

Para saber mais, acesse: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/01/expressar-gratidao-pode-mudar-seu-cerebro.html

Esperança Challenge

Bora expressar a gratidão?

Escreva abaixo as atitudes que você terá ao se esforçar para demonstrar gratidão. Não se esqueça de pôr em prática depois!

- Agradecer

- Elogiar

- Ajudar

Compartilhe