RD
Nas Asas dos Seus Sonhos
há 4 anos
Sejam vitoriosos na vida! – Parte 1 de 2
Série de incentivos em forma de diálogos entre o Comitê Editorial do jornal Mirai e o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, direcionada à DE-Herdeiro e à DE-Esperança, publicada em março de 2018, no Japão
Daisaku Ikeda
02/08/2021

Sinopse
Presidente Ikeda incentiva a darmos o primeiro passo em direção à realização dos nossos sonhos mesmo que ainda não tenhamos claro onde queremos chegar.
Representante do Comitê Editorial: Presidente Ikeda, queremos muito agradecê-lo por nos dar a oportunidade de dialogar com o senhor na série Nas Asas de seus Sonhos, que será concluída nesta edição [a RDez publicará em duas partes: neste e no próximo mês].
As jovens fênix da Divisão dos Estudantes abriram as asas de seus sonhos, cheias de esperança para o futuro e fizeram novas determinações inspiradoras.
Presidente Ikeda: Obrigado! Falar com vocês é minha maior alegria.
Jovens que perseguem seus sonhos são admiráveis, invencíveis e felizes. E jovens corações dedicados aos nobres ideais do kosen-rufu mundial e à paz para toda a humanidade transbordam de esperança e coragem ilimitadas.
Meu mestre, Josei Toda, me incentivou a percorrer o mundo, e eu cumpro essa missão de todo o coração. Agora, desejo passar esse bastão para vocês e observar seus esforços; essa será a maior alegria da minha vida.
RCE: A rede da SGI conta com 192 países e territórios. Neste momento, há membros recitando Nam-myoho-renge-kyo a todo instante ao redor do mundo, durante as 24 horas do dia. Estamos vivendo uma era maravilhosa. Muitos integrantes da Divisão dos Estudantes também sonham em trabalhar no exterior.
Presidente Ikeda: Não há limite para as possibilidades abertas a vocês, meus jovens amigos. Tenham grandes sonhos e deem o primeiro passo para realizá-los a partir de onde se encontram agora!
Aviões conectam o mundo inteiro decolando de pistas. Para vocês, mesa de estudo, biblioteca e centro de atividades extracurriculares são suas pistas para o futuro. Todas as suas preparações para a decolagem permitirão que voem no vasto céu de brilhantes conquistas.
Cada um de vocês está recitando Nam-myoho-renge-kyo e se esforçando para realizar nobres sonhos que contribuirão para a felicidade das pessoas, beneficiarão o mundo e deixarão seus pais orgulhosos. Esses esforços os guiarão em direção a elevados destinos e lhes permitirão observar novos horizontes e paisagens durante o caminho.

Encontro do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, com Hazel Henderson (Tóquio, out. 2000)
RCE: Alguns membros expressam dúvida de que seus interesses e hobbies possuam conexão com a futura carreira a qual pretendem seguir.
Presidente Ikeda: Entendo por que se sentem assim. Mas, uma vez que determinarem, estradas se abrirão para vocês nos lugares mais inesperados. A chave é continuar seguindo adiante com iniciativa e coragem.
Os esforços da futurista americana Hazel Henderson, uma querida amiga minha e de minha esposa com quem publiquei um diálogo, oferece um exemplo inspirador a respeito disso.
Por muitos anos, a Dra. Henderson foi uma mãe e dona de casa sem nenhuma qualificação profissional em especial. Um dia, ela percebeu que havia poluição no ar da sua cidade e sentiu um enorme desejo de melhorar aquele meio ambiente para que as crianças respirassem um ar mais puro.
Ela deu o primeiro passo nessa direção por meio do contato com outras mães em sua comunidade e, assim, elas uniram forças criando uma consciência pública sobre o assunto. Isso causou um impacto e resultou em melhorias significativas para o meio ambiente.
No caminho de seus esforços, ela reconheceu que apenas desejar mudanças não é suficiente para resolver problemas da vida real. Então, estudou muito, leu diversos livros sobre meio ambiente e seus respectivos problemas, enquanto continuava a desempenhar seu papel de mãe e dona de casa. Ela também visitou estudantes e especialistas e fez perguntas a eles sobre o assunto. Seus estudos por conta própria lhe ofereceram um vasto conhecimento em campos como economia, termodinâmica e ecologia.
Ela desenvolveu novas teorias econômicas sobre como cuidar melhor do povo e da natureza, escreveu artigos e deu muitas aulas. Ganhou o título de doutora honorária e se tornou consultora líder em instituições do governo relativas ao desenvolvimento sustentável em mais de trinta países.
RCE: A Dra. Henderson era uma dona de casa comum e pelo próprio esforço se tornou mundialmente reconhecida.
Presidente Ikeda: “Estudar é uma alegria” — essa é sua filosofia.
A palavra “filosofia” vem do grego philosophia, que significa “amor pela sabedoria”. Ela estendeu seu amor pela sabedoria como o de uma mãe para cuidar de sua comunidade, da sociedade e do mundo.
A grandeza do trabalho não só das mães mas de todas as mulheres do mundo inteiro é imensurável. Elas têm o poder de construir a vida e a paz. Os esforços nobres e diários delas, dentro e fora de casa, proporcionam segurança e bem-estar a seus entes queridos. Suas conversas vívidas são uma forma brilhante de diplomacia que constrói redes de amizade. Acredito que a dedicação que elas apresentam são um modelo perfeito para todo tipo de trabalho.
Nossas integrantes da Divisão Feminina, as mães Soka, cuidam dos membros da Divisão dos Estudantes e dos jovens de sua comunidade como se fossem os próprios filhos, orando por seu crescimento e os encorajando constantemente. Elas estão engajadas na mais elevada forma de educação humanística.
É claro que os homens também são importantes! Jamais devemos nos esquecer de que são os homens e as mulheres comuns, que se encontram na espinha dorsal da sociedade, os mais importantes e merecem nosso máximo respeito.
Continua na próxima edição
Compartilhe