RD
Matéria do mês
há 2 anos
Oferecer o seu melhor
Quando se fala em doação, logo pensamos em bens materiais. No entanto, há um tipo especial que tem a ver com o coração. Venha com a gente para saber mais!
Redação
01/03/2024

Na sociedade em geral, as doações geralmente são associadas a contribuições materiais, como roupas, livros, brinquedos, alimentos, dinheiro etc. Há também a doação de sangue e de órgãos do corpo humano, que auxiliam as pessoas que estão doentes. Por trás dessas ações está a solidariedade, que é o conceito de auxiliar as pessoas em suas necessidades.1
No Budismo Nichiren, o sentido de doação é mais amplo, pois pode ser realizada de diferentes formas, como:
- prestar atenção no outro;
- ter benevolência;
- sorrir e ser gentil;
- contribuir para que o ambiente se torne alegre;
- utilizar palavras respeitosas em um diálogo;
- agir e valorizar os bons modos;
- oferecer a casa para as atividades em prol do kosen-rufu;
- doar seu tempo e suas habilidades para os preparativos de uma reunião.
Outra forma de manifestar o espírito de doação é ser membro do Departamento de Contribuintes (Kofu), atividade que permite aos membros da Soka Gakkai contribuírem financeiramente para o avanço do kosen-rufu. Esse tipo de doação possibilita, por exemplo, que os locais e as atividades promovidas pela BSGI sejam realizadas de modo seguro e aconchegante.
Os exemplos citados podem parecer simples, mas, ao oferecer o nosso melhor a cada oportunidade, impactamos positivamente a nossa vida e a dos demais. Portanto, partiu colocar em ação pequenos gestos? 😉
Presidente Ikeda dialoga com alunos do ensino fundamental da Escola Soka de Tóquio (Japão, jul. 1980). Foto: Seikyo Press
O que importa é o coração
Uma pessoa que podemos pegar como modelo e que colocou todos os itens anteriores em ação foi o terceiro presidente da Soka Gakkai, Daisaku Ikeda. Ele considerava cada encontro como se fosse o último. Assim, ele seguiu dedicando-se ao máximo para oferecer palavras de incentivo com o forte desejo de que aquela pessoa fosse realmente feliz e vitoriosa. Ele não desperdiçava nenhuma oportunidade e perguntava a si mesmo, a todo o instante, se não existiria mais alguém que ele podia encorajar.
Para que possamos agir da mesma forma que o Mestre, é importante manifestar o espírito de doação com toda sinceridade. Nichiren Daishonin afirmou: “O que importa é o coração”.2
Em meio aos desafios diários, não é fácil ser sempre gentil e benevolente. Mas é por meio desse esforço que criamos as oportunidades para nos transformar e nos desenvolver. E é justamente por não ser fácil que essa conquista se torna ainda mais significativa e nos faz manifestar a gratidão.
Assista ao vídeo e entenda como manifestar o espírito de doação:
Confira no caça-palavras o quanto você entendeu da matéria:
Veja abaixo as dicas de livros relacionados à matéria:
Mímicas
Na reunião, peça para um voluntário fazer mímica de uma situação que representa o espírito de doação, assim como citado na matéria. Aquele que acertar, faz a mímica na próxima rodada. Depois, dialoguem sobre como os exemplos de espírito de doação apresentados na brincadeira fazem a diferença na nossa vida e na dos demais.
Notas:
1. https://www.ifpb.edu.br/joaopessoa/noticias/2020/05/de-onde-vem-a-solidariedade-humana#%3A~%3Atext%3DEsse%20movimento%20interno%20de%20se%2Cordem%20afetiva%2Femocional%20ou%20material. Acesso em: fev. 2024.
2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 267, 2017.
Compartilhe
