RD
ABC do Budismo
há um ano
Estudo do budismo
O caminho para a vitória com sabedoria
Divisão dos Estudantes
01/08/2024

Nós, da Divisão dos Estudantes, aprendemos que estudar é muito importante, não é mesmo? Quando estudamos, exercitamos nossa mente e ficamos mais espertos, pois descobrimos o porquê das coisas, entendemos sobre a vida e o que acontece ao nosso redor. O mesmo acontece quando estudamos o budismo.
Tudo o que Ikeda sensei escreveu e nos ensinou ele aprendeu com o Mestre dele, Josei Toda. A ação de buscar conhecimento sobre os princípios budistas, as cartas escritas por Nichiren Daishonin aos discípulos e o significado do gongyo e do daimoku, por exemplo, é chamado de kyogaku, outro nome para “estudo do budismo”.
Estudo do Budismo Nichiren e a vida diária
Na Nova Revolução Humana, volume 7, capítulo “Broto”, Ikeda sensei incentiva os participantes do exame de budismo:
Alguns dos senhores devem pensar o seguinte: “Por que tenho de estudar os complicados princípios do budismo? Não basta apenas recitar daimoku e obter benefícios?” Da mesma forma como se obtêm grandes benefícios quando se pratica uma correta religião, surgem também os obstáculos e as maldades. Nesses momentos de dificuldades, se não tiverem um correto conhecimento do budismo, acabarão criando dúvidas na prática da fé.
Saber o que praticamos, o porquê e o impacto em nossa vida diária nos faz descobrir o valor que temos dentro de nós e o quanto a nossa prática é poderosa. Também podemos explicar e mostrar às pessoas ao nosso redor como manifestar sabedoria e incentivá-las a vencer seus próprios desafios.
Uma pessoa culta é aquela que tem muito conhecimento, ou seja, que aprendeu bastante. Sensei nos orienta a nos tornarmos pessoas cultas:
Uma mente sagaz e formidável o habilita a discernir entre o certo e o errado sem se deixar distrair por questões periféricas. Além disso, sem ser influenciado por emoções pessoais, distorcidas e insignificantes, você é capaz de se dedicar intrepidamente àquilo que acredita ser justo; consegue avançar com grande bravura e determinação na direção para qual a verdade o guia. Gostaria que, por meio do aprendizado e da cultura, vocês edifiquem e desenvolvam caráter e inteligência sólidos e sejam exemplos notáveis nos dois âmbitos. (Nova Revolução Humana, v. 23, p. 149)
Uma vez que nos tornamos curiosos e estudamos, um novo mundo se abre e conseguimos enxergar as coisas de maneira diferente. Em inglês, essa sensação de ficar impressionado como se um novo mundo tivesse se formado e tudo fizesse sentido para você é chamada de mind-blowing.
O caminho para a vitória
No livro Vozes para um Futuro Brilhante, Ikeda sensei nos orienta a seguir o caminho dos estudos, que também é o caminho para a vitória.
O caminho dos estudos é iluminado. Esse caminho pode ser aberto sem falta. Por isso, não importando o que aconteça, jamais percam o espírito de aprender. É preciso continuar a avançar. E o caminho que trilharem é o que se tornará o caminho da missão, o caminho da realização e o caminho da vitória exclusivamente seu.
Vocês possuem essa força. Vocês têm essa capacidade. Recitando vibrantemente a Lei Mística, que extrai a ilimitada força inerente à vida, vamos avançar sempre adiante com elevado orgulho pelo caminho do aprimoramento! (Vozes para um Futuro Brilhante, p. 111)
Nosso lema eterno como Sucessores Ikeda 2030 – “Em primeiro lugar, vamos nos dedicar aos estudos, cuidar da saúde e zelar pelos pais” –, diz que devemos colocar tanto o estudo do budismo quanto as matérias escolares em primeiro lugar, a ponto de nos tornarmos experts nesses assuntos.
Para o estudo do budismo, podemos recorrer aos materiais publicados pela Editora Brasil Seikyo, como o Guia para a Vitória, que mensalmente traz artigos, vídeos, parábolas e relatos que nos ensinam a colocar em prática os termos budistas, e a RDez, que traz assuntos voltados para os Estudantes numa linguagem acessível, além de quizzes sobre as datas importantes para os membros da Soka Gakkai. Você também pode participar das reuniões de palestra para aprender mais sobre o budismo.
Quando compreendemos como a prática budista funciona, nossa fé aumenta, nos tornamos plenamente felizes e queremos passar a fórmula adiante. Então, vamos juntos?
Compartilhe
