ABC do Budismo
RD
O verdadeiro aspecto de todos os fenômenos
Entenda como despertar o estado de buda em sua vida
Divisão dos Estudantes
02/09/2024


Você já deve ter ouvido falar, por diversas vezes, o termo “atingir o estado de buda”. Mas, já parou para pensar como isso é possível?
Todos nós possuímos dez estados de vida, sendo que o estado de buda é o mais elevado deles, o mais digno que podemos alcançar. Assim como os demais, o estado de buda se manifesta no dia a dia, inclusive, em meio às adversidades. É um estado de felicidade absoluta em que não somos abalados nem influenciados negativamente por nada! É como se fôssemos um leão, o rei dos animais.
É para alcançar esse estado que realizamos, diariamente, o gongyo, em que repetimos por três vezes uma parte do escrito1 O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos, e recitamos Nam-myoho-renge-kyo, que é a Lei que permeia todo o universo.
O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos é o nome de uma carta que Nichiren Daishonin escreveu para o discípulo Sairen-bo Nichijo. O “verdadeiro aspecto de todos os fenômenos” nada mais é do que o potencial de buda que existe dentro de nós. Em um dos trechos dessa carta, consta:
Agora, não obstante o que aconteça, empenhe-se na fé, torne-se um devoto [praticante] do Sutra do Lótus e continue sendo meu discípulo pelo resto de sua vida. Se tiver a mesma mente de Nichiren, o senhor deve ser um bodisatva da terra. (CEND, v. I, p. 404)
A juventude é conhecida por ser uma época com muitas descobertas, novos conhecimentos, decisões a serem tomadas, dificuldades e preocupações. É um turbilhão de sentimentos que fazem parte da nossa vida. Nesses momentos, podemos manifestar desde o estado de inferno até o estado de buda. Em meio a tudo isso, aprendemos no budismo que, por meio da oração, podemos evidenciar uma condição repleta de boa sorte em que não somos influenciados por nada.
Vocês já ouviram falar que “não há oração sem resposta”? Isso é verdade! Sendo praticantes, bodisatvas da terra e discípulos de Ikeda sensei, sempre teremos uma resposta, imediata ou não, por essa razão devemos manter a fé pelo resto da vida.
Qual é o papel dos bodisatvas da terra?
Como afirmou Nichiren Daishonin, nós somos bodisatvas da terra, ou seja, nascemos com a missão de propagar o kosen-rufu neste mundo. Os bodisatvas trabalham em busca da paz mundial pela felicidade de todas as pessoas. Você pode até se perguntar: “Se sou um bodisatva da terra, por que tenho tantos problemas?” É que, ser um bodisatva não significa que nossa vida será tranquila, na verdade, indica que, mesmo vivendo e enfrentando adversidades, temos a oportunidade de transformar nossa vida e a de outras pessoas. Muitas vezes, é no momento que estamos ajudando um amigo a superar um problema que encontramos a solução para o que está nos atormentando.
Os bodisatvas da terra são chamados assim porque estão em um caminho contínuo que leva à iluminação (estado de buda). Eles estão constantemente em um processo de despertar.
Nós, Sucessores Ikeda 2030, somos diversos, conforme o princípio da “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”. Temos nossas características e nosso jeito de pensar. Mas temos em comum a oportunidade de praticar o Budismo Nichiren, ter um mestre da vida, que é Ikeda sensei, e, por meio da Soka Gakkai, cultivar e ajudar inúmeros amigos!
No livro Vozes para um Futuro Brilhante, sensei cita a seguinte afirmação de Nichiren Daishonin: "Não há felicidade maior para os seres humanos do que recitar o Nam-myoho-renge-kyo".2
Sendo assim, vamos sempre revelar o verdadeiro aspecto que existe em cada um de nós!
Notas:
1. Escrito ou Gosho: são cartas em que Nichiren Daishonin, o Buda Original dos Últimos Dias da Lei, escrevia para seus discípulos e seguidores com a intenção de incentivá-los a ter uma fé duradoura para atingir o estado de buda.
2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 713, 2020.
Compartilhar nas