marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cantinhos do Brasil
há 4 meses

Você conhece Maceió?

Descubra mais sobre este lugar incrível com Anderson da Silva, responsável da Juventude Soka da RM Alagoas

Redação

06/10/2025

Você conhece Maceió?

Hoje o nosso destino é Maceió, a linda capital de Alagoas! Um verdadeiro paraíso, onde o azul do mar se mistura com a cultura vibrante e com os coqueiros que são o cartão-postal do local. Ao longo do passeio, vamos conhecer pontos turísticos imperdíveis, mostrar uma gastronomia cheia de sabor e descobrir curiosidades que fazem dessa cidade um lugar único e apaixonante.

Relação com o Mestre

No dia 18 de novembro de 2013, a Câmara Municipal de Maceió homenageou o Dr. Daisaku Ikeda com a comenda de Desembargador Mário Guimarães, a maior honraria do legislativo local, em reconhecimento às contribuições para a paz, cultura, educação e o desenvolvimento da cidade. A homenagem, proposta pelo vereador Dudu Ronalsa e aprovada por unanimidade, contou com cerca de 70 pessoas, incluindo membros da BSGI de Alagoas. Representando o presidente Ikeda, o vice-presidente da BSGI, Paulo Endo, recebeu a comenda. O presidente da Câmara, Francisco Holanda Filho, ressaltou a importância da solidariedade promovida pela organização.

Geografia e cultura

O clima de Maceió é tropical litorâneo, marcado por temperaturas altas e bastante umidade ao longo do ano. A média anual está entre 25°C e 30°C com pouca variação e alta sensação térmica. Mesmo no inverno, que é chuvoso, dificilmente faz frio (raramente abaixo de 21°C).

Pontos turísticos

- Praia de Pajuçara: famosa pelas piscinas naturais e os passeios de jangada.

- Praia de Ponta Verde: cartão-postal de Maceió com coqueiros e águas calmas, é uma das praias mais lindas e badaladas da cidade.

- Praia do Francês: é calma, ideal para relaxar e considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Fica numa cidade próxima chamada Marechal Deodoro.

- Praia do Gunga: cercada por falésias1 e um incrível coqueiral, também é considerada uma das mais belas do país.

- Praia de Ipioca: a água é azul-turquesa e sem grandes ondas.

- São Miguel dos Milagres (Rota Ecológica): um pouco mais distante, mas imperdível, com praias paradisíacas e desertas e piscinas naturais.

- Centro Histórico de Maceió: por lá estão localizadas igrejas e construções antigas, como a Catedral Metropolitana, o Mercado do Artesanato, que oferece lembranças da cultura local, e o bairro histórico de Jaraguá. As construções históricas formam um museu a céu aberto.

- Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto: antiga sede do governo, com arte e mobiliário histórico.

- Feira de Artesanato da Pajuçara: ótimo lugar para levar lembranças locais.

- Mirante de São Gonçalo do Amarante: vista panorâmica da orla.

- Lagoa do Mundaú: passeios de barco com pôr do sol inesquecível.

Gastronomia

A gastronomia de Maceió é rica, variada e cheia de sabor, pois mistura tradições indígenas, africanas e portuguesas, além de receber influências da culinária nordestina. O que mais se destaca é o uso de frutos do mar frescos, como camarão, lagosta, sururu, siri e caranguejo, e peixes, como vermelho e tainha. 

Você sabia?

- O nome Maceió vem do tupi “maçayó”, que significa “o que tapa o alagadiço” ou “água que corre para o mar”. Isso reflete bem a abundância de lagoas e canais que marcam a região.

- O estado de Alagoas, cuja capital é Maceió, é o maior produtor de coco do país. Não à toa, a água de coco é uma das bebidas mais populares por lá.

- Maceió é berço de personalidades como o escritor Graciliano Ramos, o poeta Jorge de Lima e o músico Djavan.

- Alagoas recebeu esse nome justamente pelas suas inúmeras lagoas, como a Mundaú e a Manguaba, que cercam Maceió e são ótimos pontos turísticos.

- As praias de Maceió são conhecidas por terem águas que variam entre tons de verde-esmeralda e azul-turquesa, muitas vezes comparadas às do Caribe.

- Existem três estátuas da Liberdade em bronze criadas por Frédéric Auguste: a mais conhecida está em Nova Iorque, outra está em Paris e a terceira está em Maceió, no bairro do Jaraguá.

Nota:
1. Falésias: são paredões de pedra elevados e de declividade acentuada que se formam na costa litorânea.

Referências:

https://www.salinas.com.br/post/pontos-turisticos-maceio

https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/2204/artigo/camara-de-maceio-congratula-presidente-da-sgi/33571

Compartilhe

Copy to clipboard