marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cápsula do tempo
há 2 meses

O que você sabe sobre o dia 26 de janeiro de 1975?

Há 51 anos, a Soka Gakkai Internacional era fundada

Redação

01/01/2026

O que você sabe sobre o dia 26 de janeiro de 1975?

Saiba mais sobre a data com o Sucessor Ikeda Gustavo.

  • O que é a SGI?

A Soka Gakkai Internacional (SGI) é uma organização não governamental filiada à Organização das Nações Unidas (ONU) que desenvolve atividades voltadas à paz, cultura e educação. Sob a presidência de Daisaku Ikeda, a SGI está presente em 192 países e territórios e engajada na construção de uma sociedade mais consciente e justa.

  • O que aconteceu nesse dia?

A SGI foi fundada em 26 de janeiro de 1975, na Ilha de Guam, localizada a noroeste da Oceania e ao sul das Ilhas Marianas do Norte, no Oceano Pacífico.
Na Nova Revolução Humana, volume 21, Ikeda sensei conta que naquele dia se reuniram 158 membros representando 51 países e territórios no prédio do Centro do Comércio Internacional de Guam para a 1ª Conferência para a Paz Mundial. No evento, ocorreu a fundação da SGI e Ikeda sensei foi nomeado presidente da instituição a pedido dos participantes.1

  • Por que a Ilha de Guam foi escolhida para sediar este importante acontecimento?

A ilha, pertencente aos Estados Unidos, foi cenário de intensas batalhas entre japoneses e americanos, por isso, foi escolhida para sediar a fundação de uma organização voltada à promoção da paz. Na editoria Reflexões da Nova Revolução Humana, da revista Terceira Civilização, Ikeda sensei disse sobre a importância da Ilha de Guam:

A área próxima à praia, hoje tão pacífica, foi cenário de sangrentas batalhas entre tropas nipônicas e norte-americanas. Logo depois do ataque a Pearl Harbor, os militares japoneses ocuparam Guam, dando início, no final de julho de 1944, a uma violenta batalha de três semanas, por meio da qual as forças norte-americanas recuperaram a ilha. Ainda hoje, vestígios do combate, como partes de canhões japoneses, podem ser encontrados na ilha. Da guerra à paz! Do ódio à amizade! Do conflito à harmonia! Escolhemos Guam como o lugar ideal para darmos o primeiro passo em direção à mudança da história da humanidade.2

O presidente Ikeda também comentou o sentimento sobre o local:

Shin’ichi teve a ideia de realizar uma conferência para a paz mundial e de estabelecer uma organização budista internacional durante sua visita ao Havaí, em abril de 1974. Na ocasião, conversou com membros de Guam. Trocando opiniões com eles, resolveu que, de algum modo, converteria Guam, um lugar que sofrera intensamente com a devastação provocada pela guerra, num farol para a paz mundial.3
  • Qual é a importância da fundação da SGI?

Representou um passo essencial no movimento pelo kosen-rufu em escala global. O Budismo de Nichiren Daishonin, antes visto como uma "religião japonesa", passou a ser reconhecido como uma religião universal, sem limites de fronteiras ou nacionalidades.

A partir da fundação da SGI, as organizações da Soka Gakkai ao redor do mundo puderam desenvolver com mais eficácia ações voltadas à paz, à cultura e à educação em suas localidades.

  • Quando a SGI se tornou membro da ONU?

Em outubro de 1981, a SGI tornou-se uma organização não governamental filiada à ONU, com status consultivo junto ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e ao Departamento de Informações Públicas. Desde então, o presidente Ikeda apresentou anualmente propostas de paz à ONU com o propósito de contribuir para a construção de uma era de harmonia e convivência pacífica entre os povos.

Notas:
1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 21, p. 9, 2019.
2. Terceira Civilização, ed. 631, 1º mar. 2021, p. 46-49.
3. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 21, p. 14, 2019.

Referências:
https://extra2.bsgi.org.br/extranet/estudo/datas_significativas/26-de-janeiro-fundacao-da-sgi/#top.
Brasil Seikyo, ed. 1539, 15 jan. 2000, p. A2.
Brasil Seikyo, ed. 2070, 05 fev. 2011, p. A12.
RDez, ed. 205, 12 jan. 2019, p. 4.

Datas marcantes do mês de janeiro

Dia 2 • 1928 (98 anos)
Nascimento do terceiro presidente da Soka Gakkai, Daisaku Ikeda, em Tóquio, Japão.

Dia 8 • 1989 (37 anos)

Fundação do Ohrinkai do Brasil, grupo horizontal da Divisão Masculina de Jovens de condutores de veículos e proteção dos membros.

Dia 26 • 1975 (51 anos)

Fundação da Soka Gakkai Internacional (SGI). Ocorreu na Ilha de Guam e contou com a participação de 158 membros de 51 países.

Dia 26 • 1983 (43 anos)

Primeira publicação da Proposta de Paz. O objetivo do autor, Dr. Daisaku Ikeda, com este documento era promover a paz global, defender os direitos humanos e buscar soluções para os problemas mundiais.

Dia 30 • 1993 (33 anos)

Encontro de Daisaku Ikeda com Rosa Parks, ativista dos direitos civis dos Estados Unidos.

Janeiro • 2002 (24 anos)

Aniversário da RDez. A revista surgiu a partir de um suplemento do jornal Brasil Seikyo e hoje é 100% digital.

Compartilhe

Copy to clipboard