TC
Artigos
há 2 anos
Jovens sucessores emergidos da terra, resplandeçam!
Traduzido do editorial de Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai, publicado na revista Daibyakurenge, edição de março de 2024
Presidente Harada
01/03/2024

“A primavera finalmente chegou. A brisa suave, os brotos verdes, a bruma — tudo isso nutre minha vida”.1 Eis um trecho que Ikeda sensei registrou em seu diário no dia 1o de março de 1954.
Como alter ego do seu mestre, trabalhava exaustivamente correndo por todos os lados. Seu estado febril não cessava. Porém, o jovem revolucionário de 26 anos dialogava com a natureza, imbuído do seu rico espírito poético e visualizava o futuro. Era a grande flor de um monarca da natureza humana que desabrochava sobre uma determinação esmagadora tal como descrita na passagem “Não nos preocupamos com nosso corpo nem com nossa existência; ansiamos somente pelo caminho insuperável”.2
Naquela época, Toda sensei dizia-lhe: “Daisaku, não se esqueça. Tudo se define na terceira geração. O importante é a terceira geração!”. Adicionalmente, ele nomeou Ikeda sensei como coordenador do staff da Divisão dos Jovens com o sentimento de “conto inteiramente com você”. Neste mês [março de 2024], recebemos os setenta anos desde essa nomeação.
Ikeda sensei, que conhecia o real sentimento do seu mestre, ultrapassou a categoria de “líder da Divisão dos Jovens” e levantou-se com a consciência de “força motriz para a propulsão da Soka Gakkai”. Pode-se dizer que esse senso de responsabilidade é a origem do espírito a ser gravado pelos jovens sucessores emergidos da terra.
“A Soka Gakkai se encontra no seu interior”
Os incentivos de Ikeda sensei se resumiam sempre a “aproximar-se da pessoa”, a “conhecer a situação” e a “respeitar a individualidade”. Além disso, ele tinha o aspecto de uma pessoa em constante busca, que aprofundava os próprios pensamentos a partir do contato com os jovens.
Na primavera, no mês de março, de 1974, Ikeda sensei deslocou-se para uma visita de orientações nas Américas do Norte e Central. Em uma sessão de perguntas e respostas, realizada na Flórida, Estados Unidos, um jovem questionou sobre uma característica do budismo. Sensei enfatizou que “O homem não existe em prol da religião, mas a religião é que existe pelo bem do ser humano”. Ele afirmou que o Budismo Nichiren realizou essa intenção. Desde essa ocasião, o presidente Ikeda passou a transmitir a visão de “religião pelo bem do homem” como o princípio essencial do budismo.
Na verdade, após o término daquela sessão de perguntas e respostas, Ikeda sensei nos disse: “As perguntas e respostas do dia de hoje foram muito importantes. Lembrem-se disso”. Foi um momento em que seu próprio pensamento já existente se tornou ainda mais claro por meio daquela conversa com os jovens. Mesmo depois de meio século, revive uma vívida emoção.
Em um ensaio escrito por ocasião da passagem do dia 16 de março, Ikeda sensei clamou a todos para a consciência como protagonista, afirmando: “A Soka Gakkai se encontra no seu interior”. Agora é o momento de brilhar com a disposição de que “Eu sou o Shin’ichi Yamamoto a criar a Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”. Assim, vamos iluminar calorosamente a comunidade local e o mundo, tal como as flores da primavera que desabrocham orgulhosamente ultrapassando o rigoroso inverno!
No topo: O futuro de esperança se expande a partir do diálogo com os jovens. Durante uma visita de orientações nas Américas do Norte e Central há meio século, Ikeda sensei conversa informalmente sentando-se no meio dos estudantes (Estados Unidos, março de 1974). Foto: Seikyo Press
Notas:
1. IKEDA, Daisaku: Diário da Juventude: A Jornada de um Homem Dedicado a um Nobre Ideal. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 191.
2. The Lotus Sutra and its Opening and Closing Sutras [Sutra do Lótus e seus Capítulos de Abertura e Conclusão]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 233.
Compartilhe
