marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigos

Profusão de flores de cerejeira! Castelo de mestre e discípulo Soka

Traduzido do editorial de Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai, publicado na revista Daibyakurenge, edição de abril de 2024

download do ícone
ícone de compartilhamento

Presidente Harada

01/04/2024

Profusão de flores de cerejeira! Castelo de mestre e discípulo Soka

“A Soka Gakkai se tornará o castelo por meio dos ‘valores humanos’.” Assim bradou Josei Toda, segundo presidente da organização, nas ruínas do Castelo de Aoba, em Sendai, no mês de abril de setenta anos atrás.

Naquela ocasião, Ikeda sensei consultou Toda sensei sobre os “pontos a ter em mente para desenvolver os jovens como ‘valores humanos’”. A resposta de Toda sensei foi sintetizada em três itens: “consciência da missão”, “vontade de se aprimorar” e “perseverança”.

Sem a consciência da missão, não surge a força do emergido da terra. Mas isso não é suficiente. As flores do potencial da pessoa só desabrocham quando ela tem vontade de se aprimorar e perseverança para se desafiar com paciência, as quais elevam a si mesma. Essa é uma diretriz que os jovens sucessores devem gravar no coração.

Por outro lado, essa mesma postura é exigida das pessoas que se encontram na posição de criar esses “valores humanos”. Sem o empenho para avançar e buscar o próprio desenvolvimento, não será possível reconhecer os “valores humanos” nem adquirir a capacidade de inspirá-los.

Esse é um ponto fundamental que podemos aprender com as ações de Ikeda sensei. Ele sempre travou uma árdua luta, levantando-se na vanguarda, com o pensamento voltado para o futuro do kosen-rufu mundial. Em meio às suas árduas batalhas do dia a dia, ele descobriu “valores humanos” e, mais que ninguém, os encorajou e os desenvolveu.

“Levante-se, eu também me levantarei”

Inesquecíveis são as ações de encorajamento empreendidas há cinquenta anos, no dia 28 de abril, que deram origem ao Dia de Ishikawa e ao Dia de Toyama. Nessa ocasião, ao chegar ao local da convenção na cidade de Kanazawa, Ikeda sensei aproximou-se dos jovens que estavam na recepção, oferecendo-lhes um sincero incentivo. Além disso, aos jovens companheiros com os quais não conseguiria se encontrar, ele escreveu sucessivos poemas, tais como “Levante-se, / eu também me levantarei, / na montanha do corcel branco”.

“Como está tal companheiro? E aquele outro?” Ikeda sensei recordava-se não apenas dos membros da localidade visitada, mas também dos jovens que, a partir dali, tinham crescido e saído para o mundo. A Soka Gakkai de hoje foi edificada por esses árduos esforços de Ikeda sensei que continuou dedicando todas as suas forças na criação de jovens.

É como consta nos escritos de Nichiren Daishonin: “Se deseja saber os efeitos que se manifestarão no futuro, observe as causas que estão sendo feitas no presente”.1

As chamas do kosen-rufu estão ardendo em sua vida hoje? Você possui o espírito de se aprimorar junto com os jovens, demonstrando-lhes exemplos? Esses são os pontos que possibilitarão eternizar o castelo de mestre e discípulo Soka.

Inicia-se o mês de abril da primavera [japonesa]. Tal qual a profusão das flores de cerejeira banhadas pelos raios do sol, vamos também fazer desabrochar as flores da amizade. Vamos, junto com os jovens da localidade, escrever o drama do desenvolvimento.

No topo: “Companheiros de Ishikawa, esforcem-se.” “Companheiros de Toyama, esforcem-se.” Assim brada Ikeda sensei na Convenção Comemorativa dos Vinte Anos do Kosen-rufu da região de Hokuriku, realizada no Salão de Exposições Industriais da Província de Ishikawa, na cidade de Kanazawa, em 28 de abril de 1974. Ikeda sensei propõe que esse dia, justamente a data de fundação do Budismo Nichiren, ocorrida em 1253, seja estabelecido como Dia de Ishikawa e Dia de Toyama. Neste ano [2024], completam-se cinquenta anos desde essa ocasião. Foto: Seikyo Press

Nota:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 292, 2020.

Compartilhar nas