Brasil Seikyo
Por clique para buscar
EntrarAssinar
marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Caminho do sábio

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

04/12/2024

Caminho do sábio

Estamos prestes a receber um novo ano, com 365 dias para ser desbravados. Em alguns momentos, vamos nos deparar com encruzilhadas.

Nessas horas, que caminho tomar? O caminho do sábio, que leva ao nosso crescimento ou o caminho do tolo, vivendo em função de opiniões alheias?

O tempo que levamos para chegar a um destino e outras características do percurso são determinados no momento em que escolhemos por qual caminho seguir. Antigamente, essa decisão era feita às escuras, mas, hoje, alguns aplicativos no celular calculam antecipadamente o que nos aguarda pelo trajeto, facilitando a escolha sobre qual rota tomar. 

E na vida, como podemos saber o que encontraremos pelo caminho? 

Ikeda sensei utiliza a expressão “caminho do sábio” para descrever as escolhas feitas por Shijo Kingo, discípulo de Nichiren Daishonin, que sempre decidiu avançar com a mesma postura do seu mestre, especialmente diante dos momentos decisivos da vida. No Estudo desta edição, o presidente Ikeda faz a explanação de um trecho de uma carta destinada a esse discípulo e fala sobre a vida trilhada sempre ao lado do mestre.

A matéria de Capa com o título Todo Destino Pode Ser Transformado traz reflexões sobre a influência do carma em nossa vida e como nossas escolhas todos os dias determinam nossa rota. O texto apresenta uma analogia de Ikeda sensei:

Um carro não anda a menos que você ligue o motor. Entretanto, ao acioná-lo, poderá virar o veículo para a direita ou para a esquerda, conforme desejar. Do mesmo modo, ao fazer funcionar o motor da fé, poderá sobrepujar as colinas das adversidades, transformar todas as ofensas ou o carma do passado, e avançar animadamente pelo caminho que escolheu na vida.1

Vamos decidir trilhar pelo “Ano do Alçar Voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”, sempre ao lado do nosso mestre, pois essa é a estrada que nos conduz à verdadeira felicidade, como ele nos assegura:

Uma pessoa sábia é aquela que tem capacidade de distinguir entre o certo e o errado, uma pessoa com capacidade de captar a essência da questão. (...)
O caminho do sábio consiste em praticar em exato acordo com a Lei correta e seguir a orientação de um mestre correto. Por trilharmos firmemente por esse caminho e sempre conduzirmos nossa vida baseados na Lei Mística, certamente receberemos a proteção das divindades celestiais e das divindades benevolentes, assim nos assegura Daishonin.2

Ótima leitura!

No topo: Membros da BSGI participam de cerimônia que marca o primeiro ano do falecimento de Ikeda sensei no Palácio Memorial da Paz Eterna (Itapevi, SP, 15 nov. 2024)

Notas:

1. Terceira Civilização, ed. 676, dez. 2024, p. 22.

2. Idem, ed. 575, jul. 2016, p. 42.

Compartilhar nas