BM
Notícias
há um ano
Escola Internacional Soka da Malásia realiza radiante cerimônia de abertura
Leia a notícia que foi publicada no Seikyo Shimbun de 23 fevereiro de 2024
Redação
02/03/2024


Todos escrevem a majestosa história como o jovem fundador! Cerimônia de abertura da SISM reúne 138 alunos da primeira turma. No final, eles entoaram a canção da escola, Beacons of Unity (Malásia, fev. 2024)
Partida da primeira turma com 138 alunos de nove países e territórios
[Kuala Lumpur] Na manhã do dia 22 [de fevereiro de 2024], foi realizada a cerimônia de abertura da Soka International School Malaaysia (Escola Internacional Soka da Malásia - SISM), localizada na cidade de Seremban, estado de Negeri Sembilan, na Malásia. A primeira turma, formada por 138 estudantes de nove países e territórios, como Malásia, Japão, Coreia do Sul, Índia, Tailândia e Cingapura, deu uma radiante partida.
Participaram, como convidados, o Dr. Sethu Kumanan, presidente da Soka Ikeda College of Arts & Science for Women (Faculdade Feminina Soka Ikeda de Ciências e Artes) da Índia, e o Dr. Edward M. Feasel, reitor da Soka University of America (Universidade Soka da América - SUA). Também estiveram presentes o conselheiro-sênior da SISM e presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada; o diretor da SISM e vice-presidente sênior, Yoshiki Tanigawa; o coordenador da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai, Mitsuo Nishikata, e outros membros da comitiva do Japão e representantes da Divisão dos Jovens da Ásia Meridional.

Cada pessoa dá partida com renovado juramento! Alunos da primeira turma posam para a foto comemorativa com o conselheiro-sênior da SISM, o presidente Harada. Ao fundo, encontra-se o monumento “Espírito de Fundação”, em que estão gravados os ideogramas de sabedoria, coragem e compaixão redigidos de próprio punho pelo fundador Daisaku Ikeda (Malásia, fev. 2024)
Descerramento do monumento do lema da escola:
- Sejam pessoas de aprendizado sincero
- Sejam cidadãos globais

Descerramento do monumento com a gravação do lema dedicado por Ikeda sensei: “Sejam pessoas de aprendizado sincero” e “Sejam cidadãos globais” (Malásia, fev. 2024)
Os alunos que ingressaram no ano passado [2023] tiveram aulas presenciais, no caso dos estudantes da Malásia, e virtuais, no caso dos que moravam em outros países. A partir de fevereiro, começaram a chegar, sucessivamente, alunos de outros países, o que mudou completamente o ambiente no campus. “Estou animado para fazer amizade com os amigos que estão chegando”, disse um estudante da Malásia. “Estou feliz em encontrar pessoalmente com os colegas de classe, e não somente por meio da tela do computador”, afirmou o aluno que veio do Japão. “Estou ansioso para estudar num ambiente maravilhoso!”, comentou um aluno da Índia. Apesar do receio de chegar em um lugar diferente, todos estavam ansiosos para iniciar a nova jornada com os tão aguardados amigos.
A SISM oferece ensino do nível secundário e preparatório para a universidade, equivalente aos cursos ginasial e colegial do Japão [corresponde aos ensinos fundamental 2 e médio do Brasil]. Nesta primeira turma, os alunos estão no 7o, 8o e 9o anos. Quando terminarem o ensino secundário, no 10o e no 11o ano, eles terão no 12o e no 13o ano um programa voltado para ingressar na faculdade.
As aulas são conduzidas em grupos pequenos e têm como foco o diálogo com os professores.
Quando perguntados sobre quais pontos gostavam mais na SISM, a maioria dos alunos respondeu que eram os professores que se relacionavam com cada aluno com o coração aberto. Eles afirmaram que as aulas não se restringem a transmitir conhecimentos e que os professores ajustam-se à velocidade e ao nível de aprendizado de cada aluno. Assim, todos querem aprender mais.
Um dos alunos afirmou que as aulas eram prazerosas por oferecerem mais tempo para refletir e dialogar com os professores, e não simplesmente forçar a memorização. Outro aluno exclamou: “Cada aula é estimulante, pois temos a oportunidade de discutir em grupo, encontrar respostas e apresentar nossas ideias aos demais”. Os pais e os apoiadores também sentem este grande desenvolvimento.
O desenvolvimento dos jovens brotos que crescem expostos à grande luz da educação Soka é muito rápido. No campus, que promove amizades ultrapassando as fronteiras, começou o grande desafio dos alunos, que são cidadãos globais com sabedoria, coragem e compaixão.

Friendship House (Malásia, fev. 2024)
Realizada a inauguração do Friendship House (Alojamento da Amizade)
Participação da comitiva [do Japão] em torno do presidente Minoru Harada
Na cerimônia de inauguração, o presidente da escola, Michael Kok Fook, proferiu os cumprimentos de boas-vindas. A diretora Wendy Yee Mei Tien expressou sua alegria pelo florescimento do espírito da educação Soka transmitida sucessivamente por Makiguchi sensei, Toda sensei e Ikeda sensei. E desejou que os alunos não se esquecessem de que as adversidades são o trampolim para o desenvolvimento e o sucesso e que os alunos são indomáveis pessoas de desafio.
O reitor da SUA, Edward Feasel, desejou que os estudantes crescessem como cidadãos globais a desbravar uma nova era de paz mantendo no coração o ideal do fundador, Ikeda sensei.
Uma aluna do 8o ano do Japão e um estudante do 8º ano da Malásia manifestaram suas palavras de decisão. Em seguida, todos os alunos leram o lema e o espírito de fundação baseados nas diretrizes “sabedoria, coragem e compaixão” estabelecidos pelo fundador.
O presidente do Soka Ikeda College of Arts & Science for Women, Dr. Sethu Kumanan, expressou sua expectativa de que a partir da SISM crescerão muitos “valores humanos” que perseveram fazendo do ideal de Ikeda sensei o seu próprio.
O presidente Minoru Harada manifestou sua profunda gratidão aos alunos da primeira turma que vieram de diversos países e territórios e lembrou que a educação foi o último grande empreendimento do Mestre. Ele também agradeceu aos pais, aos apoiadores e ao corpo docente.
Em seguida, apresentou cinco diretrizes que, certa vez, Ikeda sensei enviou aos novos alunos do Colégio Soka de Tóquio e desejou que todos adornassem suas vidas com vitória, buscando pela sabedoria e aprimorando seus talentos sempre com corpo e mente fortes e sólida amizade.
Após o término da cerimônia, foi realizada a inauguração do Alojamento da Amizade.

Corte da fita inaugural do Alojamento da Amizade. (Malásia, fev. 2024)
Na canção da escola pulsa o espírito do fundador
No final da cerimônia, o coral apresentou a canção Beacons of Unity da escola.
Qual é o propósito de aprimorar a sabedoria? Com essa pergunta em mente, estudantes e membros do corpo docente conversaram repetidas vezes e firmaram compromissos ao comporem essa canção. Na mensagem enviada para a cerimônia de admissão [agosto de 2023], o fundador da escola Soka, Dr. Daisaku Ikeda, louvou essa canção e expressou sua expectativa repleta de emoção à SISM para o desenvolvimento de cidadãos globais.
Um aluno manifestou: “Ao cantarolar a canção da escola, sempre sinto o coração do fundador”. No íntimo do jovem brilhava uma inextinguível luz da esperança.

Salão Memorial do Fundador, local em que a história da Educação Soka é apresentada
Assista ao vídeo da canção da Soka International School Malaysia:
No topo: O campus da SISM, envolta por uma exuberante natureza, localiza-se a 45 minutos do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur. A escola visa a criação de “pessoas de aprendizado” que continuam o desafio e o desenvolvimento por toda a vida (Malásia, fev. 2024)
Fotos: Seikyo Press
Compartilhe