marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias

Fortaleça a personalidade por meio do budismo

Incentivos do presidente Ikeda para a Divisão dos Universitários1 e a Divisão dos Estudantes traduzidos e adaptados do Seikyo Shimbun de 31 de agosto

ícone de compartilhamento

Daisaku Ikeda

09/09/2021

Fortaleça a personalidade por meio do budismo

Um jovem justo enfrenta diversas dificuldades. Por isso mesmo, tem a possibilidade de desenvolver uma grandiosa personalidade.

Nichiren Daishonin incentivou repetidas vezes o jovem Nanjo Tokimitsu: “Se as coisas não ocorrerem como você deseja (...) fique mais feliz do que nunca”.2

Quanto mais situações desagradáveis surgirem, vocês devem enfrentá-las de forma intrépida e com ainda mais alegria e coragem. Você são os jovens Soka que herdaram esta fé corajosa e inabalável.

* * *

A pandemia persiste e parece que as dificuldades não têm fim, sejam nos estudos, na vida diária ou na jornada vindoura. Mesmo assim, os Universitários estão unidos, se empenhando nos dois caminhos da prática e do estudo e expandindo o diálogo pela pacificação da terra. São filósofos de sabedoria corajosa e afortunada.

No diálogo que tive com o historiador britânico Dr. Arnold Toynbee, solicitei-lhe recomendações ao jovem do século 21 e ele me disse uma única frase: “Seja persistente”. Essa é a conclusão de um homem com visão panorâmica da história da humanidade sob a ótica do desafio e da contraofensiva.

A vocês, que estão se desafiando persistentemente na contraofensiva e nos desafios da civilização moderna e empunham a filosofia da dignidade da vida do grandioso budismo, quero louvá-los como o sol que se levanta na alvorada da nova civilização global.

Lembro-me que o Dr. Toynbee apresentou os quatro requisitos que os líderes devem ter numa época de dificuldades:

1. Capacidade de discernimento

2. Moderação

3. Generosidade

4. Capacidade de resistir

Em relação à generosidade, ele a traduziu como a capacidade de superar prazerosamente até mesmo os sofrimentos, com paciência e perseverança.

Em Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, Daishonin afirma: “[Em relação] à prática realizada por Nichiren e seus seguidores nos Últimos Dias da Lei, deve compreender que, quando se pratica o Sutra do Lótus sob tais circunstâncias, surgem dificuldades e essas devem ser vistas como ‘práticas pacíficas’”.3

São as atividades da Soka Gakkai que promovem vividamente a essência da prática budista indicada por Daishonin em meio à realidade social. Entre os jovens da Divisão dos Universitários, há companheiros que estão na linha de frente para salvar vidas.

Aos jovens da DE-Herdeiro, desejo que criem uma multidão de líderes da nova era, vivam plenamente a juventude com a missão dos emergidos da terra, que bailam animadamente, e fortaleçam, de forma inabalável, a essência da personalidade por meio do budismo.

* * *

Os preciosos membros da Divisão dos Estudantes estão iniciando um novo período letivo [no Japão]. Vamos apoiá-los e enviar mais daimoku para que, sem exceção, possam se desenvolver saudáveis e avançar com tranquilidade e sem preocupações.

Com a capacidade educacional da família Soka, devemos criar um futuro ainda mais esperançoso.

Nota:

1. No Japão, 31 de agosto é o Dia da Divisão dos Universitários e, 9 de setembro, o Dia da Divisão das Universitárias.

2. WND, v.II, p.576.

3. OTT, p.115.

Foto: Seikyo Press

Compartilhar nas