BM
Datas significativas
há 4 anos
Orgulho da justiça mais correta de todo o Jambudvipa
Traduzido do Seikyo Shimbun de 9 de setembro de 2021
Daisaku Ikeda
12/09/2021

No dia 12 de setembro, completam-se 750 anos da Perseguição de Tatsunokuchi. Foi nesse dia que o sol da justiça dissipou as trevas da natureza maligna do poder e se levantou vitoriosamente rumo ao futuro de dez mil anos dos Últimos Dias da Lei.
A grandiosa compaixão de Nichiren Daishonin ficou registrada para a posteridade por meio do seu hosshaku-kempon (“abandonar o transitório e revelar o verdadeiro”) e da luta conjunta com seus amados discípulos.
Shijo Kingo, que acompanhou Daishonin segurando as rédeas do cavalo, recebeu as seguintes palavras de louvor: “O senhor demonstrou ser o supremo aliado do Sutra do Lótus em todo o Jambudvipa”.1 Daishonin assegura a Kingo que receberá solene proteção das divindades Brahma e Shakra: “[Por] ter demonstrado sua devoção acompanhando-me, o senhor, sem dúvida, se tornará um buda”.2
Sucedendo aos dois mestres, Makiguchi e Toda, que devotaram abnegadamente a vida pela propagação da Lei diretamente ligados ao buda Nichiren Daishonin, nós, mestre e discípulos Soka, viemos realizando o kosen-rufu mundial lutando e superando os três poderosos inimigos. Com toda a certeza, a Soka Gakkai poderá ser claramente observada pelo Buda como “o supremo aliado do Sutra do Lótus em todo o Jambudvipa” da atualidade.
Os nossos nobres companheiros estão desafiando, sem medir esforços, para contribuir em prol do rissho-ankoku (“estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra”), considerado a própria materialização do espírito de Daishonin.
Não há a menor dúvida de que os heróis emergidos da terra poderão abrir a grande condição do estado de buda junto com seus familiares e seguidores, tendo como aliadas as divindades Brahma e Shakra.
* * *
Durante o exílio em Sado, após a Perseguição de Tatsunokuchi, os admiráveis discípulos perseveraram na fé com unicidade de mestre e discípulo.
Uma mãe que viajou com a filha pequena de Kamakura a Sado para visitar Daishonin foi louvada como a venerável Nichimyo. Daishonin chegou a afirmar que a razão do exílio dele foi para que ela pudesse demonstrar sua devoção resoluta e que ele se sentia profundamente grato.3
Por ocasião do Incidente de Osaka, citando o Gosho, Toda sensei louvou os companheiros de Kansai, em especial as mulheres e as mães que comigo se levantaram diante das perseguições.
O mestre incentivou: “Avancem com coragem! Pelo bem da paz e da felicidade da humanidade, adornem uma vida de triunfo, indestrutível e de contínuas vitórias lutando sem temer a nada!”.
Hoje, a começar por Kansai, resplandecem os Shijo Kingo e as veneráveis Nichimyo da Soka Gakkai em todo o Japão e no mundo inteiro. Gostaria que esta rede de solidariedade de diferentes em corpo, unos em mente da Família Gakkai envie, com força, a esperança e a tranquilidade da transformação do veneno em remédio para a sociedade e para a comunidade local que enfrentam tantas provações.
* * *
A nossa estimada Divisão Feminina de Jovens está avançando radiante e com harmonia visando o dia 18 de novembro e tendo o Grupo Byakuren [Grupo Cerejeira no Brasil] à frente. Dia 9 [de setembro] é o Dia da Divisão das Universitárias [do Japão].
Nos escritos de Nichiren Daishonin, consta: “O lótus é o único que produz flor e fruto ao mesmo tempo”.4 A vida das jovens, que são a entidade do Myoho-renge (Lótus da Lei Mística) e oram, estudam, dialogam e bailam, faz desabrochar as flores da felicidade e expande os frutos da boa sorte daqui para frente.
Por favor, construam a cada dia e de forma sábia e alegre o alicerce da eterna felicidade da juventude insubstituível junto a amizades de uma vida inteira. Assim estou orando de manhã e de noite junto com minha esposa.
Notas:
1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 211, 2017.
2. Ibidem.
3. Cf. WND, v. II, p. 1030.
4. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 366, 2017.
Foto: Seikyo Press
Compartilhe