BM
Datas significativas
há 4 anos
O espírito de fundação da BSGI
Ao fundar a organização durante sua primeira visita ao Brasil, em outubro de 1960, Ikeda sensei estabeleceu o início de uma jornada épica de comprovação e vitórias
Redação
19/10/2021

Aos 32 anos, poucos meses após tomar posse como terceiro presidente da Soka Gakkai, Daisaku Ikeda partiu em sua primeira viagem ao exterior para desbravar o movimento pelo kosen-rufu mundial. Era 2 de outubro de 1960. A viagem incluía a visita a três países: Estados Unidos, Canadá e Brasil. Após superar contratempos em Honolulu, no Havaí, e conhecer as cidades de São Francisco, Seattle [onde adoeceu], Chicago, Toronto (Canadá), Nova York e Washington (Estados Unidos), o presidente Ikeda deparou-se com sua frágil condição de saúde na véspera da partida para o Brasil, programada para 18 de outubro. Naquele momento, um dos integrantes da comitiva lhe disse:
— É evidente aos olhos de qualquer um de nós que o senhor está com a saúde muito debilitada. Se o senhor não se cuidar agora, as consequências poderão ser irreparáveis. Caso ocorra o pior, se o senhor adoecer gravemente, a Soka Gakkai perderá sua viga mestra. Não sei o que será da Gakkai se isso acontecer. Pensei em falar sobre isso antes, mas não tinha coragem de tocar no assunto. Sei perfeitamente que é um atrevimento de minha parte pedir que o senhor descanse. Mas, por favor, entenda, este é o desejo dos demais líderes também.1
Ikeda sensei respondeu:
— Sou-lhe muito grato pela preocupação, Sr. Jujo. (...) Contudo, eu irei. Existem companheiros que estão me aguardando. Jamais cancelaria a viagem sabendo que eles estão me esperando. O senhor sabe perfeitamente que um dos propósitos principais desta viagem ao exterior é a visita ao Brasil. Chegamos até aqui exatamente para isso. Não posso desistir no meio do caminho. Houve alguma vez que o presidente Toda recuou em meio a uma luta? Eu sou discípulo do presidente Toda! Eu vou! Vou sem falta, custe o que custar! Se tiver de tombar, então tombarei em combate! Que desventura poderia haver nisso?!2
O presidente Ikeda desembarcou em São Paulo no dia 19 de outubro de 1960, considerada a data de fundação da BSGI. O espírito indomável do Mestre, que arriscou a própria vida para vir ao país, é o ponto primordial de todo o movimento pelo kosen-rufu em terras brasileiras. Um grupo de membros da Soka Gakkai, formado por imigrantes japoneses, recepcionou a comitiva, que desembarcou em São Paulo à 1h20 da madrugada. Entoando a canção Ifu Dodo no Uta (Canção do Imponente Avanço), as pessoas seguravam uma faixa de boas-vindas. Muitos aprenderam a cantar a música alguns dias antes, mas ela encheu o coração dos integrantes da comitiva com novo ânimo após a cansativa jornada.
Na manhã seguinte, a comitiva se dividiu em dois grupos para realizar atividades em Campinas e em São Paulo. Ikeda sensei visitou a Cooperativa Agrícola de Cotia.
Na tarde do dia 20 de outubro, foi realizada a reunião de fundação do Distrito Brasil no salão do Restaurante Chá Flora, em São Paulo. De forma calorosa, o presidente Ikeda dialogou e incentivou os participantes transformando o ambiente em uma típica reunião de palestra da Soka Gakkai. Em um trecho do capítulo “Desbravadores” do romance Nova Revolução Humana, lemos o seguinte incentivo do Mestre:
Talvez os senhores estejam pensando que vieram para o Brasil por causa das circunstâncias de cada um. No entanto, a razão não é bem essa. Os senhores nasceram como bodisatvas da terra para realizar o kosen-rufu do Brasil, para conduzir as pessoas deste país à felicidade e para construir aqui a terra da eterna paz e tranquilidade. Ou melhor, os senhores foram escolhidos por Nichiren Daishonin para estarem aqui. Quando se conscientizarem de sua sublime missão como bodisatvas da terra e dedicarem a vida ao kosen-rufu, o sol que existe dentro dos senhores desde o tempo sem início começará a brilhar. Todas as ofensas que cometeram em vidas passadas serão dissipadas como a bruma e os senhores iniciarão uma vida maravilhosa permeada pela profunda alegria e felicidade.”3
Essas palavras permanecem como uma diretriz para cada membro da BSGI até os dias de hoje e por todo o futuro. Quando, durante essa reunião, Ikeda sensei anunciou a criação do Distrito Brasil, o primeiro fora do Japão, em meio a incontidos aplausos, o sol do humanismo despontou no horizonte brasileiro e a BSGI deu seus primeiros passos rumo a uma jornada sem igual.
Hoje, há membros Soka espalhados por todo o país que, com elevada gratidão, expandem a rede de esperança e coragem para familiares e amigos. Eles se dedicam alegre e incansavelmente para concretizar a expectativa do Mestre ao vislumbrar um futuro majestoso para o Brasil.
Leia mais no Brasil Seikyo: Entrevista - A vitória da BSGI inspira a humanidade
Assista ao vídeo na íntegra da entrevista com o presidente da BSGI: Entrevista com Miguel Shiratori
Notas:
1. Nova Revolução Humana. Tradução: Oliara de Cassia Fortunato. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 216, 2020.
2. Ibidem, p. 216.
3. Ibidem, p. 242.
Fonte:
Brasil Seikyo, ed. 2.487, 12 out. 2019, p. 6 e 7.
Compartilhe