marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 3 anos

Entrevista com maestro José Soares

Vencedor do Concurso Internacional de Regência de Tóquio concede entrevista para o BS+

REDAÇÃO

30/11/2021

Entrevista com maestro José Soares

O maestro José Soares, regente assistente da Filarmônica de Minas Gerais, foi o grande vencedor do 19o Concurso Internacional de Regência de Tóquio promovido pela Associação de Concertos Min-On. Desde 1963, a instituição fundada pelo Dr. Daisaku Ikeda incentiva inúmeras premiações com o desejo de expandir a arte e a cultura para todas as pessoas.

A modalidade de regência ocorre a cada três anos e a edição de 2021 teve 331 inscritos de 49 países. Como parte das medidas de controle para evitar a contaminação pelo coronavírus, a Min-On disponibilizou hospedagem para os participantes permanecerem em isolamento por 14 dias e se prepararem em segurança para o concurso.

A final ocorreu na madrugada de 3 de outubro [no Brasil] no Tokyo Opera City Concert Hall e contou com quatro regentes da França, do Brasil, do Reino Unido e do Japão.

Entrevista com maestro José Soares - foto 1

Foto: Seikyo Press

O brasileiro José Soares regeu a abertura de La Gazza Ladra, de Rossini (peça obrigatória para os finalistas) e Petrushka, de Stravinsky, escolhida por ele. Soares foi o único brasileiro selecionado para esta edição e o mais jovem dentre todos os selecionados.

Neste vídeo, o promissor regente de 23 anos compartilha com o BS+ como foi essa experiência na qual ele foi consagrado como o grande vencedor.

Foto da capa: Divulgação — 19th Tokyo International Music Competition for Conducting

Compartilhe