Notícias
BM
Trilhando a estrada das flores de cerejeira Soka de peito aberto
Incentivo do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, publicado no Seikyo Shimbun de 29 de março de 2022
Daisaku Ikeda
01/04/2022

Conforme se aproxima a data do falecimento do meu mestre Josei Toda [2 de abril], consigo ouvir a voz dele na entrevista que concedeu a um programa de rádio de Tohoku em 1955. Eu estava presente na gravação.
“O nosso propósito”, disse ele, “é unir as mãos e avançar juntos para atingir uma condição de vida de felicidade absoluta.”
Fazendo nosso esse espírito do Mestre, estendemos a mão àqueles que sofrem e abrimos o alegre caminho das flores de cerejeira Soka com a convicção de que “o inverno nunca falha em se tornar primavera” (CEND, v. I, p. 560).
Este ano, novamente, as flores de cerejeira que meu mestre tanto amava estão abrindo por todo o Japão, começando de Okinawa e Kyushu, no Sul, e se alastrando em direção a Hokkaido, no Norte. Visando os nossos dois próximos marcos ─ 2 de abril (falecimento de Toda sensei) e 3 de maio (Dia da Soka Gakkai) ─ avancemos ainda mais com a poderosa energia vital dos bodisatvas da terra.
***
Este mês assinala o 70o aniversário da primeira viagem de orientações de Toda sensei a Tohoku [março de 1952]. Isso se deu logo após a histórica Campanha de Fevereiro1 do Distrito Kamata. Na época, o Distrito Sendai de Tohoku juntou-se ao Distrito Kamata [de Tóquio] na liderança do país pelos esforços de propagação [do Budismo de Nichiren Daishonin].
Toda sensei costumava dizer “Aprendam com o Distrito Sendai!” e citava três elementos-chave para o sucesso em desenvolver nosso movimento:
- Novos membros profundamente imbuídos do espírito da Soka Gakkai.
- Líderes que tomam uma atitude com forte convicção na fé.
- Uso efetivo do Seikyo Shimbun em prol do nosso movimento.
Esses fatores também constituem a fonte de energia subjacente ao espírito invencível demonstrado pelos meus queridos e preciosos companheiros de Tohoku durante a provação sem precedentes imposta pelo terremoto seguido de tsunami no dia 11 de março de 2011. Este mês, completam-se 11 anos de reconstrução e de esforço para trazer de volta a luz da felicidade após aquele desastre devastador.
O recente terremoto que sacudiu a região de Tohoku [16 de março] causou estragos e sofrimentos consideráveis. Mas os laços firmes e indestrutíveis dos membros de Tohoku ─ porta-estandartes dos bodisatvas da terra ─ foram apontados como um modelo de esperança pelas pessoas de bom discernimento do mundo todo.
Neste momento turbulento e problemático, clamo impetuosamente com o mesmo espírito do meu mestre: “Vamos aprender com os membros de Tohoku!”
***
Em março, em todas as partes do Japão, ocorreram cerimônias de graduação e ingresso na nossa inspiradora Academia da Divisão Masculina de Jovens. Minha esposa e eu também ficamos encantados em saber que as atividades das jovens, sob o emblema “Primeiro Encontro da Universidade Kayo”, estão sendo realizadas com grande sucesso. Os integrantes da Divisão dos Universitários e da Divisão dos Estudantes também estão demonstrando um crescimento admirável.
Cada dia que se dedicam com sinceridade ao lado dos companheiros e incentivam-se mutuamente enquanto se empenham nas atividades da Soka Gakkai é revestido de extraordinária nobreza. Todos os esforços permanecerão “como a única lembrança de sua existência neste mundo humano” (CEND, v. I, p. 66) e o dotarão de boa sorte e sabedoria.
Quando descreveu os Últimos Dias da Lei como o período em que os desastres naturais ocorreriam sucessivamente, Nichiren Daishonin também escreveu: “Até as pessoas de grande coração se tornarão mesquinhas, e até os que aspiram ao caminho adotarão ideias errôneas” (CEND, v. II, p. 106). Esse fato, lamentou ele, acarretará conflitos intermináveis.
Nosso movimento pelo kosen-rufu e pelo Estabelecimento do Ensinamento para a Pacificação da Terra objetiva abrir o coração das pessoas dos Últimos Dias da Lei por meio do poder da Lei Mística e uni-las com base no princípio budista do respeito pela dignidade da vida.
Toda sensei declarou que a missão da Soka Gakkai consiste em formular uma grandiosa visão de paz para o próximo milênio e assentar o caminho para a felicidade da humanidade por toda a eternidade, saldando, assim, nossa dívida de gratidão com Nichiren Daishonin.
Com o olhar voltado para o futuro, recitemos daimoku ainda mais intensamente pela proteção e segurança de toda a família global e continuemos solidificando e expandindo com sabedoria a nossa linda rede de cidadãos comuns em prol da paz.
Nota:
1. Campanha de Fevereiro: em fevereiro de 1952, aos 24 anos, como consultor de distrito, o presidente Ikeda liderou o Distrito Kamata de Tóquio na campanha que resultou na conversão de 201 novas famílias ao Budismo de Nichiren Daishonin num único mês. Foi uma vitória inédita que bateu o recorde anterior que era de 100 adesões mensais.
Compartilhar nas