marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 3 anos

Presidente Ikeda envia mensagem de condolências à família de Mikhail Gorbachev, ex-presidente da União Soviética

Traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun de 1o de setembro de 2022

Redação

01/09/2022

Presidente Ikeda envia mensagem de condolências à família de Mikhail Gorbachev, ex-presidente da União Soviética

O ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, faleceu no dia 30 de agosto [de 2022] em Moscou, aos 91 anos.

No dia 31, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, e o presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, enviaram telegramas de condolências para expressar os mais profundos sentimentos.

Ao ser empossado como secretário do Partido Comunista Soviético em 1985, aos 54 anos, Gorbachev pôs em ação a perestroika, que visava realizar mudanças estruturais na sociedade fatigada, e a glasnost, processo de abertura política e transparência das informações.

Na área diplomática, promoveu um pensamento novo a favor do desarmamento nuclear e da coexistência pacífica com os países do Ocidente e aprovou a revolução no Leste Europeu que levou à queda do Muro de Berlim. Na Conferência da Cúpula dos Estados Unidos e da União Soviética, realizada em Malta, em dezembro de 1989, Gorbachev declarou o fim da Guerra Fria. Pelas suas enormes contribuições, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1990.

Em julho do mesmo ano, o então presidente da União Soviética encontrou-se pela primeira vez com o presidente Ikeda, no Kremlin, em Moscou. Em abril do ano seguinte, por ocasião da primeira visita ao Japão como chefe de estado, os dois se reencontraram em Tóquio.

Mesmo após deixar o cargo, eles mantiveram os diálogos, totalizando dez encontros.

Juntos, publicaram o livro 20 Seiki no Seishi no Kyokun (As Lições Espirituais do Século 20). Como ambos pertenceram à geração que sofreu as calamidades da Segunda Guerra Mundial, dialogaram sobre as direções que tornariam o século 21 um século de paz e de respeito à dignidade da vida e de coexistência com o meio ambiente.

Na mensagem de condolências, o presidente da SGI relata que toda conversa entre os dois, desde o primeiro encontro, ficou profundamente gravada em seu íntimo. Sensei afirma também que as contribuições e o legado espiritual de Gorbachev pelo fim da Guerra Fria por meio de esforços inexprimíveis em palavras continuarão brilhando no coração de muitas pessoas como “a luz inextinguível a iluminar o futuro da humanidade”.

No topo: Ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev. Fonte: Seikyo Press

Compartilhe