BM
Notícias
há 3 anos
Duzentos anos da Independência do Brasil
Redação
07/09/2022

À medida que desenvolvemos em nosso espírito o drama dos fatos históricos, conquistamos a capacidade de encarar a vida com uma concepção cada vez mais ampla, ao mesmo tempo que nos vemos como participantes da grandiosa torrente da história. Compreendemos então de onde viemos, onde estamos e para onde vamos. A história é o repositório das nossas raízes. (...) Conhecer a história é conhecer a si próprio. Por isso, quanto mais se aprende sobre si mesmo e sobre a natureza humana, pode-se elaborar de forma mais profunda e clara um panorama da história. É dessa forma que adquirimos profunda visão e discernimento do nosso patrimônio comum.1
O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, afirma que estudar a história é estudar a própria humanidade. Incentivado por Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, ele busca compreender a história para seguir corretamente o caminho em busca de um futuro de paz e de coexistência harmoniosa entre as pessoas.
Exemplo disso é o romance Nova Revolução Humana, que nos permite ter contato com o contexto histórico de diversas regiões do mundo e ampliar nosso conhecimento sobre os locais visitados pelo presidente Ikeda.
O Brasil, um dos países visitados por Ikeda sensei, completa hoje 200 anos desde a declaração da independência feita às margens do Rio Ipiranga. Neste momento, vale a reflexão: como está nosso conhecimento sobre a história do país?
Conforme orientação do Mestre, ao conhecê-la e nos aprofundarmos, também aprimoramos a consciência da nossa cidadania.
Para ajudá-los nisso, a redação levantou informações sobre a movimentação que está ocorrendo em todo o país em comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, além de leituras complementares. Confira:
Notícias:
- Reabertura do Museu do Ipiranga: após quase dez anos fechado para reforma, o museu reabre em setembro. Saiba mais em: https://museudoipiranga2022.org.br/novo-museu/
- Website com conteúdo interativo para conhecer os itinerários da independência: no site, você ficará sabendo o que aconteceu em cada estado brasileiro durante o processo de independência. http://projetorepublica.org/independencia/
- Estampas comemorativas dos 200 anos da independência: a iniciativa dos Correios traz belos desenhos em selos e nos veículos da empresa.
Exposições
- Bicentenário da Independência em Selos
Onde: Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, Brasília (DF)
Visitação: até 15/11/2022. As visitas devem ser agendadas com a Coordenação de Relações Públicas (Corep) por meio do e-mail: corep@planalto.gov.br. - O movimento da Independência
Onde: Corredor Tereza de Benguela, Câmara dos Deputados, Praça dos Três Poderes, Brasília (DF)
Visitação: até 9/9/2022, das 9h às 17h. Entrada franca. - Poder, parlamento e governo no Brasil
Onde: Salão Verde, Edifício Principal da Câmara dos Deputados, Praça dos Três Poderes, Brasília (DF)
Visitação: até 9/9/2022, das 9h às 17h. Entrada franca. - Animação 200 anos da Independência do Brasil
Onde: Hall da Taquigrafia, Anexo II da Câmara dos Deputados, Praça dos Três Poderes, Brasília (DF)
Visitação: até 9/9/2022, das 9h às 17h. Entrada franca. - A independência exposta
Exposição virtual, fruto da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que reúne trabalhos de 5,5 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo país. Acesse em: https://exposicoes-onhb.surge.sh/lista - Ciclo oficial de exposições em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022)
Onde: Casa de Portugal, Avenida da Liberdade, 602, Liberdade, São Paulo (SP)
Visitação: até 30/9/2022. Entrada franca.
Série
- 1822 — Uma conquista dos brasileiros
Episódio 1: https://globoplay.globo.com/v/10848163
Episódio 2: https://globoplay.globo.c om/v/10868717
Episódio 3: https://globoplay.globo.com/v/10889101/
E isso não é tudo! Pesquise como estão os eventos e as exposições na sua cidade e se conecte com a história do Brasil a partir do local onde você se encontra.
Saiba mais
A nova série do Brasil Seikyo denominada "Reflexões sobre Cidadania" foi desenvolvida com o objetivo de contribuir para a consciência da cidadania de cada leitor. O primeiro artigo está na edição 2.617.
Nota:
Cf. Brasil Seikyo, ed. 1.465, 20 jun. 1998, p. 3.
Fontes:
https://www2.camara.leg.br/comunicacao/camara-noticias/camara-destaca/200-anos-de-independencia-do-brasil/2022/duas-exposicoes-na-camara-abordam-o-fato-historico. Acesso em: 26 ago. 2022.
https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2022/agosto/exposicao-traz-selos-que-recordam-200-anos-da-independencia-do-brasil. Acesso em: 26 ago. 2022.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-08/dia-do-selo-correios-lancam-estampas-de-200-anos-da-independencia. Acesso em: 26 ago. 2022.
https://www.uol.com.br/splash/noticias/2021/08/31/apos-nove-anos-fechado-museu-do-ipiranga-reabre-em-setembro-de-2022.htm. Acesso em: 26 ago. 2022.
https://vejasp.abril.com.br/coluna/arte-ao-redor/casa-de-portugal-exposicao-200-anos-independencia/. Acesso em: 26 ago. 2022.
No topo: Pintura de Pedro Américo / Museu Paulista
Compartilhe