marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há um ano

Dia da SGI é comemorado em São Bernardo do Campo

Na ocasião, também foi prestada uma homenagem ao presidente Daisaku Ikeda, que faleceu no último dia 15 de novembro

Redação

01/12/2023

Dia da SGI é comemorado em São Bernardo do Campo


ABC

Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, SP, presta homenagem póstuma ao presidente Ikeda e entrega a Edvaldo Kakegawa, representante da BSGI, outras duas homenagens: diploma de congratulação pelo aniversário de fundação da BSGI e diploma comemorativo dos trinta anos da quarta vista de Ikeda sensei ao Brasil. Na foto, Hiroyuki Minami, secretário municipal, à esq.; Edvaldo Kakegawa, representante da BSGI, ao centro; e Ary de Oliveira, vereador e responsável pela sessão solene, à dir.


Desde 2005, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (SP) celebra o Dia da Soka Gakkai Internacional (SGI). O evento foi realizado no dia 25 de novembro no Plenário Tereza Delta. Na sessão solene, também foi prestada uma homenagem ao presidente Daisaku Ikeda, que faleceu no último dia 15 de novembro

Ary de Oliveira, vereador e responsável pela sessão, salientou a atuação do Dr. Ikeda em prol da paz e da valorização do ser humano: “Prestamos uma homenagem póstuma ao Dr. Ikeda, que nos deixou um grande legado. Graças a ele, temos a BSGI em nosso país, associação que presta serviço não só em favor da união mas também para levar cultura e conhecimento aos brasileiros”.


Cultivar o diálogo

Na sequência, foi apresentado um vídeo sobre o desejo do Dr. Ikeda de dialogar com o maior número de pessoas e sua atuação na área da educação e da cultura.

Amanda Hyodo, representando os jovens de São Bernardo do Campo, enfatizou: “No ano de 2007, o Dr. Ikeda recebeu a Medalha João Ramalho, a mais alta honraria da nossa cidade. Na ocasião, ele enviou uma mensagem de agradecimento em que dizia: ‘Primordialmente, no âmago do ser humano, pulsa o desejo pela paz, pela justiça e pelo bem do próximo. A questão é: seremos capazes de fazer com que essa força imensurável de cada ser humano aflore? Creio que não seja exagero dizer que, neste ponto, encontra-se o mais sério desafio da humanidade”’.

Com o tema “Reunindo a criatividade histórica para restaurar a paz”, a Divisão dos Universitários (DUni) apresentou a Proposta emergencial para a crise da Ucrânia e para as questões das armas nucleares do Dr. Ikeda, que enfatiza a atuação de todas as pessoas para uma sociedade humanística.

Representando a BSGI, Edvaldo Kakegawa, coordenador da Coordenadoria Grande São Paulo, agradeceu a homenagem prestada pelos vereadores e reforçou o compromisso da SGI em difundir os ideais humanistas de Daisaku Ikeda: “A juventude tem a missão de estabelecer pontes de diálogo e cabe a nós construirmos um mundo sem guerras”.

Em suas palavras, Hiroyuki Minami, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, frisou a dedicação do Dr. Ikeda e da organização local: “Desde 2005, temos contato com a BSGI e percebemos a lealdade, a dedicação e o respeito de todos. Prestamos essa homenagem para Daisaku Ikeda e continuemos esse trabalho para que todos tenham conhecimento do seu legado”.

A sessão solene contou com as apresentações das bandas Asas da Paz Kotekitai do Brasil e Taiyo Ongakutai da Sub. Grande ABC e do Coral Uirapuru da BSGI.


sessao abc

Banda Asas da Paz Kotekitai do Brasil e Taiyo Ongakutai da Sub. Grande ABC

Compartilhe