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há 2 dias

Cerimônia de formatura da 21ª turma da Universidade Soka da América

Cento e vinte e um alunos de 23 países foram diplomados em evento que teve palestra do ator Orlando Bloom e prêmio entregue a ex-aluna do Colégio Soka do Brasil

Redação

29/05/2025

Cerimônia de formatura da 21ª turma da Universidade Soka da América

Formatura da 21ª turma da Universidade Soka da América (SUA). Fotos: Divulgação Instagram Soka University of America @sokauniv

Na tarde do dia 23 de maio de 2025, foi realizada a cerimônia de formatura da 21ª turma da Universidade Soka da América (SUA), na cidade de Aliso Viejo, Califórnia, Estados Unidos.



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Na ocasião, o ator britânico Orlando Bloom compartilhou suas experiências como embaixador da boa vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e suas recordações ao lado do fundador da SUA, Dr. Daisaku Ikeda.

Cerca de mil pessoas, entre familiares, amigos, diretores, professores e funcionários da universidade, prestigiaram a nova partida dos formandos.

O evento, que aconteceu no Centro de Artes Soka, foi transmitido ao vivo pela internet.


Nova partida de “valores humanos” de sabedoria

A cerimônia de formatura da 21ª turma começou às 14 horas. À medida que o nome de cada formando era chamado, estrondosos aplausos e saudações eram ouvidos no auditório. Do começo ao fim do evento, o local foi envolvido por uma atmosfera calorosa e acolhedora, como se todos fossem de uma só família.

Na época em que a 21ª turma ingressou na SUA (2021), ainda havia impactos da Covid-19 e os alunos começaram a vida universitária inseguros, ansiosos e preocupados com a pandemia. Foi a mensagem do fundador, Daisaku Ikeda, na recepção da universidade que acendeu uma luz de esperança no coração deles:

Diante dos desafios sem precedentes, a humanidade precisa agora de uma nova visão e filosofia para criar uma sociedade global de paz e coexistência. E é necessário criar cidadãos globais que se encarreguem de colocar essa visão e filosofia em prática. Quem se levanta na vanguarda deste nobre desafio são justamente vocês, “valores humanos” de sabedoria, que se reúnem aqui nesta época do 20º aniversário de fundação da nossa universidade.

Os alunos da 21ª turma incorporaram as palavras do fundador no dia a dia. Em vez de se fecharem com pessoas da mesma nacionalidade ou com quem tinham afinidade, eles se lançaram ativamente nos círculos de colegas de diferentes culturas, procuraram pontos em comum e desenvolveram laços de amizade. Com o intuito de não deixar ninguém sozinho, eles continuaram contatando e encorajando cada pessoa.

Observando esse aspecto da 21ª turma, um dos alunos de turmas posteriores comentou: “Fico admirado com o aspecto desses veteranos, que mantêm fortes laços, ultrapassam as barreiras de raça e idioma e estão sempre juntos, em harmonia, no refeitório”.

Avançando para cursos de pós-graduação de prestígio como nas universidades de Yale e de Columbia

Os 121 alunos da graduação que se formaram este ano vieram de 23 países e territórios, como Brasil, Japão, China, Marrocos, Gana, Sérvia, Peru, Vietnã, Rússia, Zâmbia, Etiópia e Indonésia. Eles se formaram com outros seis alunos de cinco países do curso de mestrado “Fundamentos educacionais para liderança e mudança social”.

Muitos formandos avançaram para cursos de pós-graduação em universidades respeitadas, como a de Yale e Chicago. Devin Weber, dos Estados Unidos, é um deles. No terceiro ano, ele foi aprovado no programa de estágio promovido pela National Science Foundation (Fundação Nacional da Ciência), que cria promissores pesquisadores. Agora ele planeja cursar o Teachers College da Columbia University (Faculdade de Professores da Universidade de Columbia). No futuro, ele deseja se tornar um educador em matemática.

Antes de entrar na SUA, Devin estava matriculado em outra universidade. No entanto, ele criou dúvidas por causa da excessiva competição por notas e decidiu se transferir para a Universidade Soka com o desejo de “melhorar seu caráter e crescer como ser humano”. Devin disse que, na época em que se matriculou, era muito tímido e tinha dificuldades em fazer amigos. Porém, na SUA, todos procuravam falar com ele amigavelmente e estava sempre cercado por várias pessoas. Quando ele apresentou uma pesquisa para um colega, ele lhe disse, muito feliz: “Suas explicações são realmente fáceis de entender. Você é um ótimo professor”. Além disso, na aula de pesquisa de estudo independente, que é planejada e desenvolvida pelos próprios alunos, o professor o apoiou integralmente. Esse ambiente desenvolveu o sonho de se tornar um educador. “Quero explorar o significado e o papel da matemática na educação Soka”, afirmou Devin.

Michika Nishikawa, da cidade de Tagawa, província de Fukuoka, no Japão, cresceu em uma família monoparental. Ela dedicou a juventude aos estudos com o sentimento de devoção filial à sua mãe, Emi, que trabalhou arduamente como enfermeira para enviá-la à SUA. Desenvolveu interesse pelas questões ambientais e, no terceiro ano, foi estudar na França como intercambista. Junto com os estudantes locais, ela assistiu às palestras em língua francesa e estudou sobre aquecimento global e mudanças climáticas. Além disso, juntando-se a uma ONG, ela realizou pesquisas colaborativas com as comunidades locais. Com o sentimento de que “esse tipo de experiência possa servir de alguma ajuda para os alunos mais novos”, ela compartilhou sua vivência na SUA.

Depois da formatura, Michika fará pós-graduação na Universidade Duke, nos Estados Unidos, para estudar gestão ambiental: “Mesmo depois de formados, queremos continuar nos esforçando para abrir caminhos para os novos alunos com a consciência de que somos os jovens fundadores da SUA”.

Na cerimônia, após entoarem o hino nacional norte-americano, o reitor Ed Feasel expressou as palavras de cumprimento e o ator Orlando Bloom proferiu sua palestra. Os formandos receberam o certificado de mestrado ou bacharelado e quatro representantes da turma expressaram suas palavras de cumprimento.

No final, foi anunciado o Prêmio Fundador para Júlia Miyagawa Braga, do Brasil. Ela, que se formou no Colégio Soka do Brasil e foi presidente do conselho estudantil, dedicou-se para contribuir para a SUA e os novos alunos. Júlia afirmou: “Recebi o Prêmio Fundador representando todos os meus colegas da turma. Doravante, unindo-me aos colegas da melhor turma, continuarei caminhando uma existência contributiva”.

Por fim, os atuais alunos tocaram e entoaram a canção da SUA, The Light of Hope (A Luz da Esperança), e acrescentaram um toque de charme à nova partida dos formandos.

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