marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há um dia

Audição do NDO Brasília

Núcleo de Desenvolvimento (NDO) da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI), polo Brasília, realiza audição aberta 

Redação

08/07/2025

Audição do NDO Brasília

Apresentação dos estudantes do NDO de Brasília

Ikeda sensei, certa vez, compartilhou com os jovens, a sua paixão pela arte. Em diálogo, ele enfatizou:

Muitos de vocês têm contato com a arte de algum modo no dia a dia — às vezes, quando uma música eleva seu espírito, uma pintura os inspira ou, ainda, um corte de cabelo faz com que se sintam bem!
Também tenho sido movido pelo poder da arte desde a minha juventude. Mesmo quando vivia num apartamento bem simples, muitas vezes costumava colocar um disco no gramofone — tipo de toca-discos antigo — e ouvia música.
A Sinfonia no 5 ou Sinfonia do Destino de Beethoven era uma das minhas favoritas. Eu a ouvia com tanta frequência que praticamente gastei o disco.
Quando lutava com os desafios causados pelos problemas dos negócios do meu mestre, Josei Toda, ouvia a sinfonia para me encorajar.
A Sinfonia no 5 conta a história da própria luta de Beethoven com o destino. Ele batalhou contra a perda da audição, o destino mais terrível para um músico, e ainda assim conseguiu compor obras-primas excepcionais.
A arte desperta a vida. Não importa qual destino possa nos confrontar, ela causa uma indomável chama de otimismo e incansável determinação que resplandece ardentemente em nosso coração.1

Em uma manhã marcada por emoção e talento, o Núcleo de Desenvolvimento (NDO) da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI), polo Brasília, realizou, no último dia 5 de julho, audição aberta ao público no Centro Cultural de Brasília, reunindo mais de 120 pessoas

120_NDO

O evento foi o ponto alto de um semestre inteiro de dedicação. “Essa audição é o reflexo do nosso empenho e do espírito de missão que nos move. Foram meses de ensaios aos sábados, buscando não apenas a excelência técnica, mas também expressar os valores que Ikeda sensei nos inspira a cultivar na sociedade”, afirmou Alicia Tabata, responsável pelo NDO Brasília.

Na abertura do evento, Ibsen Naézio apresentou a Soka Gakkai como uma organização global que promove a paz, a cultura e a educação com base na filosofia budista do respeito à dignidade da vida. Ele também destacou os treze anos de trajetória do NDO Brasília, ressaltando sua importância como espaço de formação artística e humana.

As apresentações começaram de forma emocionante com os integrantes mais jovens do NDO. Acompanhadas por seus responsáveis, as crianças encantaram o público ao tocarem Minha Canção, de Chico Buarque, e a clássica Brilha Brilha Estrelinha. Para muitas delas, foi a primeira experiência diante de uma plateia — um momento de superação, beleza e liberdade de expressão que ficará marcado para sempre.

ndo_2

Em seguida, a camerata de cordas interpretou a célebre Valsa das Flores, de Tchaikovsky, conduzindo a plateia a uma viagem sensorial com leveza, encantamento e delicadeza, como uma reverência à beleza da natureza e à sensibilidade humana.

Encerrando com força e emoção, o corpo completo da orquestra apresentou um repertório vibrante e significativo, que incluiu Best of Bach, Tidings of Comfort and Joy, Dark Adventure e um pout-pourri com as composições Canção da Paz Mundial e Canção da Revolução Humana.

Os integrantes com seus diversos instrumentos de corda, sopro, percussão e outros, abrilhantaram o palco e demonstraram por meio dos seus sons a união harmoniosa do NDO Brasília.

ndo_1

ndo_3


Fonte

1. RDez, ed. 232, abr. 2021, p. 6.

Compartilhe