BM
Notícias
há 2 dias
Simpósio “Pensamentos de Daisaku Ikeda” é realizado na China
Redação | Seikyo Shimbun
10/07/2025

Mika Suzuki, reitora da Universidade Soka, esteve presente no evento. Fotos: Universidade Soka
Cerca de 100 especialistas e acadêmicos de mais de 50 universidades e instituições de pesquisa da China, incluindo a Universidade Fudan, a Universidade Normal de Pequim e a Universidade de Xiamen, participaram do simpósio “Pensamentos de Daisaku Ikeda” realizado na Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, na China, em 29 de junho. Representando a Universidade Soka, esteve presente a reitora Suzuki.
O evento foi organizado pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong em conjunto com o Comitê de Pesquisa em Ensino da Especialização em Japonês e Negócios Internacionais da Sociedade Chinesa de Comércio Internacional e a Universidade Soka.
A Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong é reconhecida como uma das três principais universidades de línguas estrangeiras da China, ao lado da Universidade de Estudos Estrangeiros de Beijing e da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai. Fundada em 1965 por orientação do então primeiro-ministro Zhou Enlai, a universidade concedeu em fevereiro de 2000 o título de professor honorário ao Dr. Daisaku Ikeda, o primeiro da instituição.
Na cerimônia de abertura do simpósio, o vice-reitor Liu Jianda expressou sua consideração pelo pacifismo do Dr. Ikeda e destacou a importância do encontro. A reitora Suzuki agradeceu a realização do evento e ressaltou o desejo de formar pessoas que atuem pela paz, cultura e educação. O diretor do Instituto de Estudos Orientais de Guangdon, Chen Duoyou, enfatizou que o diálogo e a cooperação são a esperança para resolver os desafios globais.

Em seguida, por vídeo, foram realizadas as palestras de Cheng Yonghua, vice-presidente executivo da Associação de Amizade China-Japão, e de Yang Bojiang, diretor do Instituto de Estudos Japoneses da Academia Chinesa de Ciências Sociais.
Cheng compartilhou sua experiência como o primeiro bolsista chinês a estudar no Japão após a normalização das relações diplomáticas em 1972. Ele, que estudou na Universidade Soka, destacou a importância do intercâmbio de jovens e a necessidade de transmitir às futuras gerações os ideais de paz e amizade do Dr. Ikeda.
Yang afirmou que o conceito de revolução humana de Ikeda sensei ressoa com o pensamento chinês “Destino compartilhado da humanidade” e pode contribuir para a convivência pacífica. Outros cinco acadêmicos defensores da amizade sino-japonesa também palestraram, incluindo os professores Hu Lingyuan (Universidade Fudan), Wu Guanghui (Universidade de Xiamen) e Zhang Xiaogang (Universidade Normal de Changchun).
No simpósio, os participantes também debateram sobre “O valor contemporâneo do pensamento pacifista de Daisaku Ikeda” e “Como promover o entendimento mútuo entre dois países por meio do intercâmbio de jovens”.
Este ano marca o 57º aniversário da Normalização das Relações Diplomáticas Sino-Japonesa proposta por Ikeda sensei.

Traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun de 5 de julho de 2025.
Compartilhe