marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 17 horas

História dourada

Juventude Soka da CNSP alça voo

Redação

14/07/2025

História dourada

Líderes da Divisão dos Universitários em cerimônia de formatura realizada na CNSP. Foto: Grupo Arco-íris

Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional, certa vez, compartilhou o seguinte incentivo: “O ‘coração de jovem’ é, em primeiro lugar, o ‘coração de desafio’; em segundo lugar, o ‘coração de aprendizado’; e, em terceiro, o ‘coração do diálogo aberto’.” 

Os integrantes da Divisão dos Universitários da CNSP, aprimorando o coração e expandindo ondas de diálogos, realizaram a cerimônia de formatura, promovida pela coordenadoria.

Em meio à alegria e às lágrimas, jovens compartilharam relatos de superação — vitórias em áreas como família, saúde e carreira. Foram histórias que reacenderam nos participantes a certeza de que cada esforço na sincera atuação e prática da fé se transforma em valor para a vida.

Durante a atividade, todos assistiram a trechos do vídeo Encontro com o Mestre, em que Ikeda sensei nos lembra com sabedoria os pontos:

  • Quer expandir sua condição de vida? Conecte-se com as pessoas. Quanto mais cultivamos relações humanas sinceras, mais se expande nosso próprio “eu”.
  • Makiguchi sensei nos ensinou que salvar a própria família é o primeiro passo para a transformação do mundo. É nas adversidades que nasce a verdadeira coragem. Ele [Makiguchi] concretizou shakubuku em 500 pessoas, apresentando o Budismo no momento mais difícil dessas pessoas e trouxe esperança para todos.

Guilherme Matos, coordenador da Juventude Soka da CNSP, reforçou a importância de manter vivo o espírito da Divisão dos Universitários (DUNI) em todos os âmbitos da organização: “A chama que acendemos como universitários precisa iluminar cada passo da nossa atuação como Juventude Soka.”

Já Cauê Barreira, coordenador da faixa etária de 18 a 24 anos da BSGI, compartilhar seu percurso na DUNI: “A Divisão dos Universitários foi um verdadeiro celeiro de talentos. Muitos jovens que sequer vislumbravam a chance de entrar em uma universidade encontraram aqui o incentivo e a coragem para transformar sua realidade. A DUNI não chegou ao fim. Ela floresceu — e agora vive com novo vigor na Juventude Soka!”

Duni_CNSP_2

Compartilhe