BM
Notícias
há 2 dias
Uma nova era para a RM Arthur Alvim
Redação
15/07/2025

Foto comemorativa da inauguração da Sede Regional Arthur Alvim. Foto: BS
Sabe-se que, quando se planta uma jabuticabeira, originada por sementes, ela pode levar de 8 a 12 anos para frutificar. E foi exatamente esse o tempo necessário para que um simples gesto, realizado em 8 de abril de 2017, florescesse em algo grandioso.
Naquela data, membros da Divisão dos Estudantes da RM Arthur Alvim, Zona Leste de São Paulo, plantaram uma muda de jabuticaba. Nove anos depois, em 12 de julho de 2025, essa mesma árvore frondosa recepcionou os participantes da inauguração da nova sede regional da RM.
Ao cruzarem os portões da nova sede, os membros foram tomados por um misto de emoção, alegria e orgulho. Frases como “Estou muito feliz!”, “Que lugar lindo!” e “Fico emocionada ao reencontrar as pessoas” ecoaram entre abraços e sorrisos.

Veteranos que ajudaram a construir a história da localidade foram homenageados durante a cerimônia.



E a celebração se estendeu em três sessões vibrantes, com apresentações do grupo de dança da Divisão Feminina, do coral, do Asas da Paz Kotekitai, do Taiyo Ongakutai, do Taiga e da Divisão Sênior.



A primeira sessão contou com a presença do presidente da BSGI, Miguel Shiratori. Em suas palavras, ele saudou os participantes pela conquista da nova sede: “Essa data marca uma nova fase para um novo e maior desenvolvimento da RM Arthur Alvim.”
Compartilhando orientações de Ikeda sensei, Shiratori incentivou os membros a expandirem o humanismo Soka e sonharem alto: “Vamos cultivar o valor humano. Que tal visualizarmos, daqui a dez anos, essa sede se transformando em um grande Centro Cultural?”
Ele reforçou ainda o papel do diálogo e da prática budista como forças propulsoras da revolução humana: “Que cada integrante busque o coração de Ikeda sensei em suas ações diárias. Criemos, todos os dias, mais um dia feliz, e apresentemos o Budismo Nichiren a mais uma pessoa. Quando despertamos a vida para o nível do estado de buda por meio da contínua recitação do Nam-myoho-renge-kyo, transformamos esse local na Terra da Luz Eternamente Tranquila e de plena felicidade. Nossa prática da fé é a ação mais efetiva para evidenciar o estado de buda”.
E concluiu seus incentivos com o brado: “Que a RM Arthur Alvim seja a organização modelo da BSGI, alicerçada na sinceridade e união de todos.”

“Ikeda sensei, a sua Juventude Soka está aqui!”
Com essa brado cheio de vigor, os líderes da Juventude Soka da localidade celebraram a inauguração da nova sede, reafirmando seu compromisso com o futuro da organização.

As líderes da Divisão Feminina, Simone Iwahashi e Mayumi Motizuki, expressaram sua gratidão pela dedicação de todos: “Esse tempo sem sede nos fortaleceu. Agora, iniciamos uma nova etapa com esse castelo precioso. É um novo começo para a RM Arthur Alvim.”

Já José Soares, responsável pela RM, emocionado, declarou: “Façamos deste castelo uma extensão da BSGI — um lugar onde as pessoas se sintam acolhidas, felizes e cheias de esperança.”

Decisão dos membros
A inauguração da sede também marcou a decisão dos membros. Histórias como a de Izilda de Fátima Aparecida de Paula, conselheira de comunidade da Divisão Feminina:
“Estava passando por um momento muito difícil. Participar dos preparativos da inauguração renovou minha determinação. Hoje, estou mais feliz, firme e decidida a nunca desistir. Com os incentivos de Ikeda sensei, quero apresentar o Budismo a todos — especialmente aos jovens.”

***
Nícolas Augusto Souza Gomes, responsável da Juventude Soka de comunidade também compartilhou sua decisão:
“Essa nova sede será nosso palco de treinamento. Vou atuar em prol do kosen-rufu da melhor forma.”


Espaço para a Juventude Soka realizar diálogos
Compartilhe