marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há um dia

Prezar uma única pessoa

765 anos do tratado Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra 

Redação

16/07/2025

Prezar uma única pessoa

Desabrochar da flor de lótus no Centro Cultural Campestre da BSGI. Foto: BS

Há 765 anos, em 16 de julho de 1260, Nichiren Daishonin apresentou o tratado Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra. Na época, ele estava com 39 anos e endereçou essa carta para Hojo Tokiyori, que detinha o poder efetivo do governo como regente retirado do clã Hojo.

Nesse escrito, Daishonin declara que calamidades continuariam a afetar o Japão caso as pessoas ignorassem os ensinamentos do Sutra do Lótus. Para os dias atuais, podemos entender que “estabelecer o ensinamento” corresponde ao espírito de “levantar-se só”; e “pacificação da terra” significa “prezar uma única pessoa”.

Abraçar o Budismo Nichiren

O presidente Ikeda explica:

O Budismo de Nichiren Daishonin não é um ensinamento em que basta somente você manifestar o estado de buda ou apenas ser feliz. Ele ensina que só existem a autêntica tranquilidade e felicidade quando também acontecem a felicidade das pessoas ao seu redor e a prosperidade da sociedade. Rissho significa “estabelecer o ensinamento no coração das pessoas” e, como resultado, acontece o ankoku, ou seja, a sólida prosperidade e a paz na sociedade. Por isso, nós, que abraçamos o Budismo Nichiren, temos a missão de construir uma sociedade em que as pessoas digam do fundo do coração que são plenamente felizes. 

Propósito do escrito

Nichiren Daishonin, ao elucidar o motivo desse tratado , afirma:

"Fiz isso unicamente com o propósito de saldar a dívida de gratidão que tenho para com minha terra natal” e “... se a nossa nação fosse destruída, com certeza isso também significaria a destruição dos ensinamentos budistas”. 

Na Nova Revolução Humana, encontramos:

Rissho significa estabelecer a verdade, isto é, indica a propagação do ensinamento do buda Nichiren Daishonin. Indica conscientizar as pessoas sobre a dignidade da vida e o respeito pelos seres humanos, estabelecendo esses fundamentos como princípios básicos da sociedade humana. E seu objetivo é o Ankoku, a pacificação da terra [ou país], que indica a paz e a prosperidade social.

✅ Sugerimos a leitura do capítulo “Pacificação da Terra”, volume 4 , do romance Nova Revolução Humana.

✅ Em uma explanação, Ikeda sensei esclarece que o espírito de “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra” [rissho-ankoku] constitui o âmago do Budismo de Nichiren Daishonin e o pilar central da Soka Gakkai. Para ler na íntegra, clique aqui .

Saiba mais

  • O tratado Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra (Rissho ankoku ron) é considerado um dos principais escritos de Nichiren Daishonin.
  • Nichiren Daishonin escreveu o tratado com o propósito de admoestar as autoridades do Japão quanto ao cenário caótico em que vivia a população daquela época.
  • Não houve resposta oficial, entretanto, o combate implacável de Daishonin e de seus discípulos contra os ensinamentos da Terra Pura, de Honen, descrito no tratado, provocou a ira do governo, desencadeando uma série de perseguições a Nichiren Daishonin.
  • Nesse escrito em formato de diálogo entre o anfitrião (Nichiren Daishonin) e o viajante (Hojo Tokiyori), o Buda refuta os ensinamentos da escola budista Terra Pura, propagados por Honen e seus seguidores.
  • Hojo Tokiyori foi o quinto regente do governo de Kamakura, no Japão. Tornou-se regente em 1246 após a morte do irmão, o quarto regente. Em 1256, Tokiyori deixou o governo após solidificar seu poder.

Leia

O escrito Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra no CILE Digital, disponível na Biblioteca Gratuita.

Compartilhe