BM
Notícias
há 18 horas
Humanismo e gentileza
Grupo Pérola celebra 30 anos de dedicação e inspiração na BSGI
Redação
17/07/2025

Em 2009, a Divisão Feminina da BSGI recebeu uma calorosa mensagem do presidente Ikeda. Em suas palavras, ele exaltou a força e a dedicação de cada integrante, afirmando: “Por favor, espero que as integrantes da Divisão Feminina do Brasil continuem expandindo o grande castelo de glória e felicidade com a maior alegria do mundo, com a maior harmonia do mundo e com a maior altivez do mundo!”
Essa mensagem continua ecoando até hoje, especialmente no marco das comemorações pelos 30 anos de atuação do Grupo Pérola da Divisão Feminina da BSGI. A celebração aconteceu no Auditório da Paz, no Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo, e reuniu membros e familiares.

Grupo Fukuchi
Para retratar a trajetória do grupo ao longo dessas três décadas, um balé deu vida, por meio da expressão corporal, às conquistas e aprendizados acumulados. Outro destaque da comemoração foi a apresentação de uma matéria com o tema “Gratidão”, desenvolvida com o apoio da inteligência artificial. Em seguida, uma encenação teatral abordou temas como dignidade e crescimento humano dentro do grupo.

Patrícia Nascimento, coordenadora do Grupo Pérola, fez um convite: "Vamos levar nossas vitórias, até 2030, as terras de Ikeda sensei no Japão, reafirmando nosso espírito de missão.”
Já Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, enfatizou que todas as conquistas do grupo são frutos da coragem de uma única pessoa [Daisaku Ikeda] que iniciou, com fé e determinação, essa jornada de kosen-rufu. Em sua fala, trouxe também uma analogia entre a formação da pérola e a prática budista, apresentando seis pontos de inspiração que definem a essência do grupo:
1. Superação de desafios
2. Resiliência
3. Valorização das pequenas coisas
4. Pureza e autenticidade
5. Autoestima e valorização da vida
6. Inspiração para os outros
Ao longo desses 30 anos, o Grupo Pérola construiu uma história de perseverança e fé — assim como uma pérola, que se forma silenciosamente, superando adversidades, até se tornar um símbolo de valor inestimável.


Grupo Sol da Esperança

lembrancinhas em formato de corações com incentivos do presidente Ikeda

Descrição do Grupo
O grupo é responsável por assegurar a harmonia e o bom andamento das atividades da organização, desempenhando um papel essencial nos bastidores e na condução dos preparativos. Com as seguintes atribuições:
• Preparativos e Planejamento: Planejar e cuidar dos detalhes que antecedem cada atividade, desde o cuidado com o ambiente até a recepção de participantes.
• Coordenação: Ajudar e orientar a movimentação, alinhando cada detalhe com os líderes envolvidos, assegurando que a programação ocorra de forma tranquila.
• Encerramento: Reorganização do local, devolvendo-o ao seu estado original com cuidado e respeito.
Cada atuação do Grupo Pérola é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e na base. Por meio do espírito de myo no shoran1 e da união de itai doshin, as integrantes fortalecem na prática da fé, cultivando: coragem, agilidade e gentileza; inspirando todos ao seu redor.
💎 Missão do Grupo:
Em união de itai doshin; atuar com espírito de myo no shoran. Atuando com sutileza, agilidade, alegria e disposição para receber cada membro com um sorriso acolhedor e proporcionando um ambiente tranquilo e seguro.
💎 Lema:
Eu me preocupo com você. Cultivar um vasto estado de vida para agir com humanismo e gentileza.
💎 Diretriz:
Com daimoku em primeiro lugar. Cumprir o meu juramento seigan, tendo o mestre em meu coração.
Assista o vídeo "A Visão Budista sobre itai doshin"
Nota:
1. No sentido literal, myo no shoran significa “claramente observado (shoran) pelos [budas e divindades celestiais] invisíveis (myo)”.
Fotos e vídeo: Colaboração local
Compartilhe