BS
Conheça o Budismo
há 6 anos
ITAI DOSHIN - Todos juntos por um só objetivo
19/01/2019

Vitória conjunta numa só missão
O princípio básico budista de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin) reflete a importância da união de diferentes pessoas determinadas a concretizar o mesmo objetivo. Itai corresponde a “diferentes corpos”, enquanto doshin significa “mesma mente” ou, em outras palavras, “mesma fé”. O ponto essencial desse princípio é superarmos toda e qualquer diferença tendo como foco um único propósito. Qual seria esse objetivo? Com que mente devo lutar por isso?
Ensinamento que o buda Nichiren Daishonin nos deixou
Ao lermos o escrito de Nichiren Daishonin A Herança da Suprema Lei da Vida, redigido em 1272 e endereçado ao discípulo Sairen-bo Nichijo, entramos em contato com a essência desse princípio — é nossa a missão de lutar pelo kosen-rufu com o mesmo coração do Mestre. Nesse escrito, Daishonin declara a Sairen-bo que o Nam-myoho-renge-kyo é a herança da suprema Lei da vida e que deve ser transmitida eternamente para todas as pessoas.
Quem herdou essa suprema Lei?
Com certeza você já ouviu a expressão kosen-rufu, certo? Kosen significa “declarar amplamente”, e rufu, “a condição resultante disso”. Dessa forma, kosen-rufu significa “tornar o budismo e a condição de ilimitada felicidade dos seres humanos vastamente divulgadas na sociedade”. Ensinar o Nam-myoho-renge-kyo para todas as pessoas é realizar o kosen-rufu, o cumprimento da missão de quem herdou a suprema Lei da vida. Nós somos os herdeiros dessa Lei e precisamos compartilhá-la com os outros. É um ciclo incessante, realizado por mestre e discípulo, para conduzir as pessoas ao caminho da felicidade. Essa luta não é um simples desejo, mas um forte desejo do sucessor de corresponder ao empreendimento lançado pelo mestre: de cumprir o juramento seigan — isso só acontece porque ambos compreendem corretamente o ensinamento e o põe em prática na própria vida diária.
Missão que vem de outras existências
Se de um lado o budismo se baseia na lei de causa e efeito, do outro, nós fizemos a causa para herdar a nobre missão de concretizar o kosen-rufu, ou seja, propagar o Nam-myoho-renge-kyo.
Uma questão: considerando que cada um de nós pode interpretar esses ensinamentos por uma visão particular, com base em que faremos essa expansão?
Resposta: A partir das orientações de um mestre.
Assim, entendemos a importância do mestre — aquele que se dedica a aprender algo, comprova na própria vida e o transmite aos outros, desejando que seus discípulos se tornem melhores que ele. Dessa forma, “diferentes em corpo, unos em mente” significa “diferentes discípulos em torno do mestre atuando todos juntos pelo kosen-rufu”. É como num time de futebol: diferentes jogadores direcionados por um experiente treinador.
Diversidade
Outro aspecto essencial para a vitória da equipe é o respeito às diferenças. Vamos pensar que cada jogador tem suas habilidades e, cada qual em sua posição, colabora para vencer juntos. Assim é na luta pelo kosen-rufu — todos os membros da SGI, cada qual com suas características, possuem uma nobre missão. Se cada um cumprir essa missão, seguindo as orientações do Mestre, o resultado será uma grandiosa classificação, ou seja, o kosen-rufu.
A importância do treinador
Um time que se preze precisa de um bom treinador, não é mesmo? Mas um time campeão precisa de um treinador com uma visão global, grande conhecimento técnico e vasta experiência. Ele sabe qual é objetivo a ser atingido. Também sabe que o caminho para isso é desenvolver uma equipe verdadeiramente capaz, decidida a ir além das expectativas, inclusive a superá-lo.
Nós, budistas da SGI, somos como um grande time, composto por pessoas diferentes, cujo objetivo é o kosen-rufu. A equipe sabe que a vitória de cada partida é consequência do desenvolvimento do grupo; e cada componente está ciente da importância de levantar-se só e de não esperar passivamente pela conquista dos outros. O time campeão vence unido!
Conclusão
Aprendemos que o princípio básico de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin) engloba diversos aspectos:
> Relação de mestre e discípulo.
> Senso de missão.
> Levantar-se só.
> Lutar com o mesmo coração do Mestre.
> Somos responsáveis pelo kosen-rufu.
Considerando-se esses pontos, vamos juntos nos esforçar em sintonia com o pensamento do Mestre, fazendo da SGI uma organização em que pulsa o espírito de itai doshin.
“Todos os discípulos e seguidores leigos de Nichiren devem recitar Nam-myoho-renge-kyo com o espírito de diferentes em corpo, unos em mente, transcendendo todas as diferenças que possam haver entre si, tornando-se inseparáveis como o peixe e a água. Esse laço espiritual é a base para a transmissão universal da Lei suprema da vida e da morte [Nam-myoho-renge-kyo]. Aqui reside o verdadeiro objetivo da propagação de Nichiren. Quando estiverem unidos assim, até o grande desejo da ampla propagação [kosen-rufu] poderá ser concretizado. Porém, se um único discípulo de Nichiren destruir essa união de diferentes em corpo, unos em mente, ele será como um guerreiro que destrói o próprio castelo a partir do interior.”
(A Herança da Suprema Lei da Vida — CEND, v. I, p. 226)
“A fé com o espírito de levantar-se só é o que torna possível a união inabalável de ‘diferentes em corpo, unos em mente’. A verdadeira união não é possível se tivermos a atitude passiva ou irresponsável de deixar todo o trabalho árduo para os outros, pensando que não nos diz respeito e que alguém vai cuidar daquilo.”
Dr. Daisaku Ikeda
(Terceira Civilização, ed. 584, abr. 2017, p. 60)
“A união de ‘diferentes em corpo, unos em mente’ com base na fé dedicada a realizar o kosen-rufu é a estratégia que assegura a vitória absoluta. Devemos proteger completamente a SGI — nossa invencível fortaleza do povo — e sempre continuar conquistando vitória após vitória.”
Dr. Daisaku Ikeda
(Terceira Civilização, ed. 584, abr. 2017, p. 57)
Compartilhe