BM
Notícias
há um dia
Cada pessoa é importante
Redação
30/07/2025

Foto comemorativa da vitória da Sub. Mato Grosso do Sul. Foto: Colaboração local
A Sub. Mato Grosso do Sul, pertencente à CRE Oeste é composta por 26 distritos nas localidades de Campo Grande Centro Norte, Campo Grande Oeste, Campo Grande Sul, Dourados e Ponta Porã, abraçou com entusiasmo o espírito da Liga Monarca. Guiados pelo lema “Cada pessoa é importante”, os líderes e membros da organização se uniram com o firme propósito de vencer por meio da valorização de cada indivíduo.
Decisão de avançar e vencer
O foco principal da organização foi a realização de visitas individuais e familiares, com o objetivo de incentivar, orientar e acolher os membros. Em conversa com os líderes da Sub, foi destacado o exemplo de uma líder que, ao perceber que uma família estava afastada das atividades e, consequentemente, do Departamento de Contribuintes (Kofu), decidiu agir com coragem. Sua iniciativa tocou profundamente o coração de uma das integrantes da família, que, mesmo enfrentando grandes dificuldades, decidiu participar do Kofu. Para a organização, um gesto de empatia que reacendeu a chama da fé.

Ler é vencer
Outro movimento marcante foi o incentivo à leitura e à assinatura dos periódicos da organização. A Rede da Felicidade, com seus encontros mensais, fortaleceu o entendimento sobre a importância da leitura como base para o crescimento pessoal e coletivo. Com o estudo do Budismo de Nichiren, a organização passou a promover encontros para convidados, criando espaços de diálogo e apresentação da filosofia budista.
A Liga Monarca reacendeu nosso espírito de falar sobre o budismo. Por isso, iniciamos reuniões de convidados em várias localidades, voltando nossa atenção também para os estudantes e familiares. Quando todas as possibilidades pareciam esgotadas, a ação de outro líder surgia como encorajamento.
Em um desses encontros, uma jovem senhora foi surpreendida ao conversar com uma mãe sobre sua conversão e o cadastro de seu filho. O marido, presente, questionou: “Por que eu também não posso me converter?”.
Celebrar a vitória
Em comemoração dos 74 anos da fundação da Divisão Feminina, a Sub. Mato Grosso do Sul realizou uma grande celebração na Sede Regional de Campo Grande. O evento reuniu mais de 200 pessoas, entre membros e convidados, incluindo participantes das cidades de Sidrolândia, Maracaju, Ribas do Rio Pardo e Ponta Porã.
A coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, Selma Inoguti, esteve presente e parabenizou a organização pela conquista. Em sua fala, encorajou todos a vencerem com base na prática da fé, reforçando: “Quem vence na fé, vence em tudo”. Ela também compartilhou palavras de incentivo de Ikeda sensei, fortalecendo ainda mais o espírito de todos os presentes.
A vida parece às vezes uma interminável sucessão de dor e sofrimento. Mas, assim como os bons tempos nunca duram para sempre, o mesmo acontece com os tempos ruins. A vida é uma combinação de coisas boas e ruins, de alegrias e sofrimentos. Às vezes vencemos e outras perdemos. Tanto o sofrimento como a alegria são parte da vida. É por isso que devemos continuar a orar o Nam-myoho-renge-kyo, tanto nos momentos de sofrimento como nos de alegria, sem negar o que estamos sentindo, diz Daishonin. Se agirmos assim, conseguiremos atingir um estado de suprema felicidade por meio da sabedoria e do poder da Lei Mística e viver de forma a não sermos derrotados por nada.

Compartilhe