marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 21 horas

Taiga comemora 35 anos: uma grande correnteza rumo ao futuro

Redação

03/08/2025

Taiga comemora 35 anos: uma grande correnteza rumo ao futuro

Na manhã do dia 3 de agosto, o auditório do Centro Cultural Campestre, em Itapevi, SP, foi palco de um momento histórico: a celebração dos 35 anos do grupo Taiga. O nome “Taiga”, que em japonês significa “grande correnteza”, simboliza exatamente o que se viu ali — uma força vibrante em movimento, cheia de coragem, propósito e esperança.

Vindas de diversas regiões do Brasil, presencialmente ou por transmissão simultânea, as integrantes do grupo, carinhosamente chamadas de “gotinhas”, reuniram-se com amigos e familiares para celebrar mais do que uma data: uma nova decisão rumo ao futuro. O encontro foi marcado por emoção, homenagens e uma profunda reafirmação do compromisso com o crescimento interior e com a missão do grupo.

Fundado em março de 1990 por Hiromasa Ikeda, vice-diretor-geral da Soka Gakkai Internacional, durante o Festival Cultural dos Jovens, o Taiga nasceu com o propósito de promover transformações positivas por meio da fé, da prática e da arte. Ao longo dessas mais de três décadas, o grupo floresceu, mostrando que cada integrante, onde quer que esteja, tem o poder de ser uma correnteza de valor na vida das pessoas e na comunidade.

Sob o tema “Taiga em Movimento — A Maior Correnteza Soka”, o encontro celebrou as inúmeras vitórias do grupo, desde sua fundação até os dias atuais. Um vídeo histórico emocionou os presentes ao relembrar cada etapa dessa trajetória

“Protegeremos a Gakkai através da nossa comprovação.”

Mayara_rosa

Mayara Rosa, responsável pelo grupo Taiga da BSGI

É um trecho do juramento do grupo Taiga e, em sua fala, Mayara Rosa, responsável pelo Taiga na BSGI, agradeceu a todos que apoiam o grupo e lembrou datas marcantes do mês de agosto, como o encontro entre Ikeda sensei e seu mestre Josei Toda, além da conversão do presidente Ikeda ao budismo. Para ela, realizar essa atividade no mês de agosto e em um local tão significativo representa “a expansão da grande correnteza”.

Mas o que seria, afinal, essa expansão?

“É viver a relação de mestre e discípulo todos os dias”, afirmou Mayara. “Vamos fazer deste momento o ponto de partida para viver com propósito e expandir com alegria e bravura a grande correnteza do Taiga rumo ao futuro.” Ela também deixou um direcionamento firme às integrantes: “Não importa o quanto saibamos; se o coração estiver fraco, vazio, nada se sustenta. Ikeda senseisempre nos incentiva a acumular o tesouro do coração. Ser correnteza é escolher vencer, dia após dia.”

edjan_taiga_35

Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka da BSGI

Uma mensagem especial de felicitações enviada por Hiromasa Ikeda foi lida por Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka da BSGI. Em um dos trechos, Sr. Hiromasa declarou:

Assim como a majestosa correnteza do rio Amazonas — a maior do mundo — sendo a “fonte da relação de mestre e discípulo” da BSGI, desejo que cresçam como “valores humanos” que fazem prosperar as pessoas com quem se relacionam e com a amada comunidade local. Para ler a mensagem na íntegra, clique aqui.

O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, também esteve presente e compartilhou palavras de encorajamento as participantes. Ele destacou que a celebração dos 35 anos não é um ponto de chegada, mas sim o marco de uma nova partida:

O ponto central de tudo é a relação de mestre e discípulo. O fato de pertencerem a essa correnteza de valores humanos revela uma conexão profunda com Ikeda sensei. Todos nascemos com o mestre para propagar a paz e a felicidade da humanidade. O importante é nunca esquecer o ponto primordial: o juramento que vocês, como jovens, estabeleceram.

shiratori_35anos_taiga

Miguel Shiratori, presidente da BSGI

Shiratori ressaltou ainda a importância da recitação diária do daimoku como meio de eliminar a escuridão fundamental da vida e ampliar uma rede de diálogo e esperança. E finalizou:

Ikeda sensei nos orienta que a oração é a força motriz para uma prática correta e tenaz. Todas vocês já têm a certeza de que terão uma jornada brilhante nesta existência. Vocês têm o poder de transformar o destino da humanidade. Faço votos de que tenham uma vida extraordinária. Não percam por nada. Não desistam por nada. E vençam absolutamente.

Nova Canção: Unindo a Arte e a Missão

Ouça a nova canção

Outro momento de emoção da atividade foi a apresentação da nova canção do grupo. Com o nome Unindo a Arte e a Missão, a música foi descrita por Mayara Rosa como um reflexo da identidade e força de cada integrante: “Essa canção nasce como a expressão livre da nossa singularidade, do nosso brilho e do nosso compromisso com algo maior. Que cada integrante possa bradar com orgulho: ‘Eu sou Taiga. Eu faço parte disso!’ Essa música é a afirmação da nossa identidade e a celebração de que vamos seguir juntas, em um só coração.”

Decisão

Após a atividade, muitas integrantes expressaram novas decisões. Um dos relatos mais marcantes veio de Jéssica Souza, do Rio de Janeiro:

“O que ficou em mim depois desse encontro foi a decisão de revolucionar minha vida — e a vida de todas ao meu redor. Quero criar nova uma era de avanços, vitórias e transformação na sociedade. Que sorte a minha ser budista. Que sorte ter a Gakkai e Ikeda sensei. E que sorte imensa fazer parte do Taiga, porque, sinceramente, sem esse grupo eu não seria nada. Quem me conheceu antes, vai precisar me conhecer de novo. Porque, a partir de hoje, eu sou uma nova pessoa.”

Veja a decisão da Mayara Rosa

"O que o Taiga significa para você?"

apresnetacao_taiga

taiga_22

Acompanhe a cobertura completa dos 35 anos do Taiga na próxima edição do Brasil Seikyo e também no Instagram @juventudesokabr 

Deseja ver a transmissão da atividade? Clique aqui

Compartilhe