marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 18 horas

"Minha carta diária para todos vocês”

6 de agosto de 1993, início da obra Nova Revolução Humana

Redação

06/08/2025

"Minha carta diária para todos vocês”

Foto: BS

Era 6 de agosto de 1993, quando o presidente Ikeda, aos 65 anos, empunhou a caneta para dar início ao grandioso empreendimento no dia que marcava os 48 anos do lançamento da bomba atômica em Hiroshima. Ikeda sensei estava no Centro de Treinamento de Nagano, em Karuizawa, Tóquio, e deu início à obra Nova Revolução Humana. O local escolhido trazia vívidas lembranças ao presidente Ikeda, pois foi o berço da obra precursora, Revolução Humana.

O presidente Ikeda comenta:

Inclinei-me a escrever o romance Nova Revolução Humana porque ponderei que a narração do desenvolvimento da paz no âmbito mundial, após o falecimento do professor Josei Toda, comprovará a verdadeira grandiosidade do meu venerado mestre. Tenho pensado também que é preciso perpetuar o espírito do meu mestre para todo o futuro, deixando como herança o registro do “caminho do discípulo” para todos os sucessores.

Seu principal desejo em escrever a Nova Revolução Humana (NRH) era de deixar para a posteridade todo o desenvolvimento da organização e fundamentar a pura relação de mestre e discípulo. Na obra, ele narra fatos marcantes dos discípulos em perpetuar suas vitórias por meio da prática da fé. “Essa obra é minha carta diária para todos vocês.”

Na NRH, o presidente Ikeda descreve o drama da própria transformação como ser humano e detalha passos da jornada pelo kosen-rufu.

A relação com os membros surge com calorosos diálogos realizados nas dezenas de reuniões de palestra abordadas na obra, nas visitas ou na fundação dos grupos de aprimoramento e nos históricos festivais culturais da Soka Gakkai. Durante 25 anos, o líder da SGI escreveu a obra-prima da sua vida.

Em meu coração pulsa a forte determinação da batalha de palavras. O grande caminho do kosen-rufu deve ser criado neste momento. Estou certo de que essa é a importante estratégia da batalha da Lei para a posteridade. O registro claro da verdade por escrito torna-se o espelho límpido para as pessoas do futuro. Se não narrá-la, a verdade não será preservada. O silêncio apenas intensifica a escuridão.
Para eternizar o espírito do mestre, é necessário deixar registrado o caminho herdado pelo discípulo. Quero deixar gravada a dedicação inigualável dos companheiros, dos heróis do povo que se mantêm dedicadamente ao nobre movimento pelo kosen-rufu.

O Brasil tem destaque na obra. Logo no primeiro volume, no capítulo “Desbravador”, Ikeda sensei relata a sua primeira visita ao país em 1960. Nesse episódio encontra-se a famosa frase “Contudo eu irei...” que até hoje inspira os membros da BSGI.

Outro momento em que o Brasil é citado consta no volume 11. No capítulo “Luzes do Alvorecer”, Ikeda sensei conta sobre o período da segunda visita ao país em 1966, relata também o cancelamento da visita em 1974 e sua gloriosa vinda às terras brasileiras em 1984.

Atualmente, no Brasil e no mundo, os membros da Soka Gakkai empenham-se na leitura e no estudo da Nova Revolução Humana, aplicando os incentivos de Ikeda sensei na própria vida a fim de comprovar os ideais humanísticos do Budismo Nichiren e eternizar a relação de unicidade de mestre e discípulo por todo o futuro.

Você pode ler o romance no jornal Brasil Seikyo ou para adquirir as obras Revolução Humana e Nova Revolução Humana, acesse o site do Clube de Incentivo à Leitura (CILE). Clique aqui.

Nova Revolução Humana

Escrita pelo presidente Ikeda

6 de agosto de 1993

Na data em que se relembra o lançamento da bomba atômica em Hiroshima, Ikeda sensei começa, em Karuizawa, a escrever a obra Nova Revolução Humana. A publicação no jornal Seikyo Shimbun inicia-se no dia 18 de novembro de 1993.

7 de abril de 2018

Inicia-se no jornal Brasil Seikyo, a publicação do capítulo “Juramento Seigan”, do volume 30, último da obra. No Japão, começou a ser veiculado no jornal Seikyo Shimbun em 26 de março.

8 de setembro de 2018

Publicada no Seikyo Shimbun a última parte do capítulo “Juramento Seigan”, concluindo os 30 volumes do romance Nova Revolução Humana, que já foi lançado na forma de livros em treze idiomas em 23 países. E sua conclusão passou a marca de 6 mil partes. publicadas.

Alguns incentivos extraídos da obra Nova Revolução Humana

Nada é mais precioso do que a paz. Nada traz mais felicidade do que a paz. A paz é o primeiro passo para o avanço da humanidade. (Nova Revolução Humana, v. 1, “capítulo Alvorecer”).

***

Felicidade, eis o objetivo da vida. Paz, eis o desejo de todas as pessoas. A história da humanidade deve seguir um curso que a leve à paz e à felicidade. (Nova Revolução Humana, v. 1, “capítulo Alvorecer”).

***

Isso significa que o Brasil tem a missão de atuar como pioneiro do kosen-rufu mundial. Cada um dos senhores é um desbravador dessa missão. Naturalmente, esse pioneirismo encerra em si grandes provações e dificuldades. Se conseguirem superá-las, o paraíso da felicidade irá se revelar aos senhores aqui no Brasil. Juntos, vamos abrir o caminho do kosen-rufu para o bem deste país e a prosperidade da família de todos os senhores. (Nova Revolução Humana, v. 1, “capítulo Desbravadores”).


***

Eu vim até aqui justamente para proteger os companheiros do Brasil e abrir os caminhos do kosen-rufu. Esta é minha tarefa e responsabilidade. Por isso, não se preocupe comigo nem fique ressentida com os acontecimentos. Será uma honra tombar no campo de batalha pelo kosen-rufu. E será um orgulho ser detido em consequência de uma perseguição religiosa. Eu vim para o Brasil já com essa consciência. Por isso, nada tenho a temer. Minha única preocupação é com o bem-estar de meus companheiros do Brasil. Será que continuarão se empenhando na prática da fé mesmo diante das perseguições? Será que conseguirão avançar com coragem e conquistar uma vida re­pleta de glórias? São estas as questões que me afligem. Não me importo com o que possa acontecer comigo. Para mim, basta que os membros do Brasil sejam imbatíveis e vitoriosos no curso da vida. (Nova Revolução Humana, v. 11, “capítulo Luz do Alvorecer”).

Compartilhe