marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há um dia

Vitória total e relação de mestre e discípulo marcam a 14ª RNL da BSGI

Dada a partida para a vitória da BSGI, em outubro, na Reunião Nacional de Líderes da BSGI

Redação

16/08/2025

Vitória total e relação de mestre e discípulo marcam a 14ª RNL da BSGI

O presidente Ikeda orientou certa vez os integrantes da Divisão Sênior: “A coragem e as ações dos homens criam a solidariedade que conduz a uma retumbante vitória.”

Esse espírito foi o que permeou a 14ª Reunião Nacional de Líderes (RNL) da BSGI, realizada em 16 de agosto de 2025, no Auditório da Paz, no Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda — espaço histórico para o kosen-rufu no Brasil.

O encontro celebrou os 78 anos da conversão de Ikeda sensei ao Budismo de Nichiren Daishonin. Reunindo líderes de todo o país, presencialmente e por transmissão, a reunião marcou também a comemoração das conquistas do primeiro semestre de 2025, “Ano do Alçar Voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”, e projetou os objetivos da organização rumo a 2030.

RNL_14

Lideres na 14ª Reunião Nacional de Líderes (RNL) da BSGI

A relação de mestre e discípulo

Em 14 de agosto de 1947, o jovem Daisaku Ikeda conheceu Josei Toda em uma pequena reunião. Dez dias depois, converteu-se ao Budismo e, tendo Toda como seu mestre, iniciou sua jornada de grandes voos.

Na obra Nova Revolução Humana, Ikeda sensei compartilha uma reflexão após três décadas de prática:

Para viver com base na fé, devemos avançar sempre em conformidade com os escritos de Nichiren Daishonin. O rumo da vida é influenciado por nossa boa sorte — e esta se acumula pela gratidão. Se participarmos das atividades da Soka Gakkai com reclamações e negativismo, apagamos essa boa sorte. Em contraste, com gratidão ao Gohonzon, a Nichiren Daishonin e à Soka Gakkai, e iniciando cada dia com um compromisso positivo, experimentamos uma grande alegria.

Essa mesma alegria foi nítida na 14ª RNL, expressa tanto nos rostos dos presentes quanto nos comentários via transmissão, como: “Encontro ideal é a relação perfeita de mestre e discípulo”; “Ikeda sensei, muito obrigado”.

Ricardo Miyamoto, coordenador da Divisão Sênior da BSGI, agradeceu o empenho dos líderes e destacou: “Esse movimento (Liga Monarca) que acontece em todo o Brasil é o espírito do incentivo de: ‘Quando uma pessoa está sofrendo, sou eu quem surge para apoiar’, com foco na oração sincera e no estudo do Budismo.”

Ele ressaltou ainda a essência da Liga Monarca: “Não é uma competição para derrotar o outro, mas para superar-se e apoiar o próximo. Todos devem vencer juntos.”

Miyamoto apresentou também os avanços da organização: aumento de assinantes e leitores dos periódicos (Brasil Seikyo, Terceira Civilização, RDez e BS+); maior participação no Departamento de Contribuintes (Kofu); e a conversão de novas famílias na propagação do Budismo. “Esses números comprovam o avanço da nossa organização. Dia após dia, etapa após etapa, estamos crescendo e nos tornando fortes e inabaláveis”, afirmou.

14ª Reunião Nacional de Líderes (RNL) da BSGI

14ª Reunião Nacional de Líderes (RNL) da BSGI_2

“Tudo o que aprendi foi com o meu mestre Josei Toda”

Com essa declaração de Ikeda sensei, Miguel Shiratori, presidente da BSGI, iniciou seus incentivos. Ele recordou que o encontro ideal entre mestre e discípulo, há 78 anos, resultou em uma transformação global em menos de um século: “Ikeda sensei seguiu fielmente Toda sensei. Hoje, reafirmamos nosso encontro com o presidente Ikeda, e, com gratidão, assumimos o desafio de vencer sem jamais desistir.”

Shiratori fez a pergunta: “Quais são as qualidades necessárias para os bons líderes? A resposta veio com um direcionamento de Ikeda sensei que é: “As qualidades para os bons líderes são a força e a capacidade. O espírito da Soka Gakkai significa empreender dedicados esforços em prol do kosen-rufu”.

Também parabenizou a atuação das organizações de base e a Liga Monarca, ressaltando: "Quando o bloco se torna a fonte inesgotável de felicidade, valores humanos surgem em sucessão.”

“Como sei que me tornei um Buda?”

Durante seus incentivos, Shiratori também enfatizou o poder de nossa oração:

“Quando sei que me tornei um buda? É quando aquele peso, toda aquela angústia que me prende, vai embora. O problema pode até continuar, mas, quando eu mudo a forma de orar e agir, isso faz com que meu coração e minhas ações se elevem. Tendo um coração tranquilo e sereno, atingimos naturalmente a condição de iluminação. Se eu mudo, tudo muda.É por isso que a vitória da Soka Gakkai se traduz na vitória das pessoas.”

Diretrizes para líderes

Visando a vitória do movimento “Cinquenta anos em cinco”, Shiratori apresentou dois pontos centrais para os líderes:

  • Ser pessoas valorosas de primeira linha.
  • Criar valores — pois a Soka Gakkai é um castelo de valores humanos.

“Nós somos protagonistas da nova era. Façamos o melhor, unidos em oração e ação, para consolidar uma grande expansão da filosofia da esperança.”

Convite para outubro

Encerrando a reunião, Shiratori anunciou a próxima RNL, em 19 de outubro, quando serão celebrados os 65 anos de fundação da BSGI: “Até lá, coroaremos a vitória de todos os distritos. Tenham convicção: nenhuma atuação é desperdiçada. Nossa oração será o motor da vitória individual e coletiva do Brasil. Rumo a outubro, vençamos em tudo!”

O que é ser líder da BSGI

Veja depoimentos dos participantes

Perdeu a RNL? Clique aqui e assista. O vídeo ficará disponível até o dia 24 de agosto.

No Instagram @brasilseikyo, veja vídeo com os melhores momentos da RNL.

Faça o download da lembrança da atividade Extranet

Compartilhe