marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há um dia

Assumo o legado do Mestre e construo um futuro brilhante

Academia dos Sucessores Ikeda 2030 da CRE Leste é realizada em Vila Velha (ES)

Redação | Colaboração local

27/08/2025

Assumo o legado do Mestre e construo um futuro brilhante

Academia Sucessor Ikeda 2030 CRE Leste. Foto: Colaboração local

Foto comemorativa_CRE LESTE

Foto comemorativa da Academia dos Sucessores Ikeda 2030 da CRE Leste

Nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2025, Vila Velha (ES) foi palco de uma experiência inesquecível: a edição da Academia dos Sucessores Ikeda 2030 da CRE Leste. Reunindo 230 participantes, entre Sucessores Ikeda, integrantes da Juventude Soka e membros das Divisões Sênior e Feminina, o encontro foi realizado em um sítio com temática de acampamento, proporcionando momentos que ficarão gravados na vida destes jovens.

recepcao_CRELESTE

Recepção calorosa dos integrantes da comissão com os participantes

Desde a chegada, os jovens foram convidados a vivenciar o tema do encontro: “Assumo o legado do Mestre e construo um futuro brilhante”. Cada Sucessor Ikeda recebeu um caderno com orientações práticas, como arrumar a cama, respeitar o tempo de banho e evitar o uso de celular durante as atividades, reforçando o espírito de disciplina e foco.

recepcao_CRELESTE_2

diario_CREleste

Sonhar junto com o Mestre

Em um trecho da série “Diálogo para o Futuro”, publicada na Revista Dez, Ikeda sensei compartilha sobre sonhos. Ele diz:

Agora, eu tenho um novo sonho: que os sonhos de todos os membros da Divisão dos Estudantes se tornem realidade. Meus sonhos serão herdados dentro dos seus. Cada passo dado aos seus sonhos será um passo rumo ao meu sonho. Quero sonhar com vocês e torná-los realidade junto com vocês. Por isso, vou orar e zelar por vocês e apoiá-los no que puder. Esse é o meu sentimento.

Com esse espírito, a programação foi cuidadosamente elaborada. No sábado pela manhã, os jovens exploraram os ingredientes fundamentais para realizar seus sonhos e traçaram planos para um, cinco e dez anos. Em seguida, participaram de uma caça ao tesouro pelas trilhas do sítio, culminando na descoberta do maior tesouro: o coração. Dentro de um baú, encontraram cartas escritas por seus familiares, emocionando a todos.

creleste_estudante

creleste_22

asi_2030

Na parte da tarde, os participantes mergulharam na trajetória de Ikeda sensei e sua missão de concretizar os sonhos de Josei Toda por meio de diálogos pelo mundo.

Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka da BSGI, compartilhou seu relato e incentivou: “Não é o sonho que se adapta à nossa realidade, mas sim, nós que transformamos nossa realidade para concretizar nossos sonhos!”

Esperança, emoção e decisão

No domingo, a reunião de encerramento foi marcada por relatos dos Sucessores Ikeda e pela apresentação do grupo Taiga.

José Luiz Prieto, coordenador da Coordenaria Geral das Regiões Estaduais (CGRE), incentivou os jovens a valorizar a boa sorte de terem nascido como seres humanos e por terem encontrado o budismo.

Assim como Ikeda sensei incentiva: “Orar e estudar são como as asas de um pássaro, batendo sempre juntas. O jovem que voa com essas asas avança continuamente.”

A Academia dos Sucessores Ikeda 2030 da CRE Leste ficará registrada na vida desses jovens como um trampolim para a vitória pessoal, familiar e organizacional rumo a um futuro brilhante.

asi2030


Uma jornada de vitórias

O livro significa a jornada de todo discípulo Ikeda que parte do reconhecimento do próprio sonho e, através da companhia do mestre, expande sua existência aplicando os horizontes desse sonho e abarcando outras pessoas. No final, tanto a assinatura quanto as fotos mostram que essa história não está longe ou é alheia aos Sucessores na atividade. Ao contrário, eles próprios são personagens que protagonizam essa história. O livro atua como um símbolo de identificação e apropriação da relação de mestre e discípulo.

Compartilhe