BM
Notícias
há 20 horas
Simpósio “Escolha a Esperança”
SGI e Fundação pela Paz na Era Nuclear organizam evento em Hiroshima
Redação | Seikyo Shimbun
28/08/2025

Participantes do simpósio “Escolha a Esperança” se dividem em grupos para discutir os temas e apreciar as pinturas feitas por jovens das Ilhas Salomão e da República de Kiribati (Centro de Convenções Internacional de Hiroshima, ago. 2025) — Foto: Seikyo Shimbun
O simpósio “Escolha a Esperança”, uma parceria da Soka Gakkai Internacional (SGI) e da Nuclear Age Peace Foundation [Fundação pela Paz na Era Nuclear], dos Estados Unidos, teve início no dia 23 de agosto na cidade de Hiroshima, no Japão.
O evento foi realizado por ocasião dos 80 anos do bombardeio atômico e para preservar o espírito do Dr. Daisaku Ikeda, que se dedicou pela abolição das armas nucleares, e do Dr. David Krieger, um dos fundadores da Fundação pela Paz na Era Nuclear.
No primeiro dia do workshop, realizado no Centro de Convenções Internacional de Hiroshima, o coordenador da região de Chugoku, Sr. Shiode, destacou em seu discurso que a solidariedade formada pelos indivíduos que se levantam com esperança tem o poder de transformar a história.
A presidente da Fundação pela Paz na Era Nuclear, Ivana Hughes, afirmou que, mesmo diante das situações mais difíceis, é essencial manter o espírito de “escolher a esperança” e transformar em ações concretas o compromisso com a abolição nuclear.
Em seguida, os participantes se dividiram em grupos para discutir diversos temas, como formas de levar as vozes das vítimas nucleares às decisões políticas, o poder da arte, a interconexão das mudanças climáticas com o movimento pela abolição nuclear e o papel dos jovens.
Antes do evento, os participantes foram até o Parque Memorial da Paz para prestar uma homenagem às vítimas da bomba atômica e oferecer flores e orações por um mundo livre de armas nucleares. Depois, visitaram o Museu Memorial da Paz de Hiroshima para aprender sobre a realidade dos bombardeios.
Traduzido e adaptado do jornal Seikyo Shimbun de 24 de agosto de 2025.
Compartilhe