marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há um dia

Sub. Niterói celebra reinauguração da Sede Regional Campestre do Rio de Janeiro

Redação

29/08/2025

Sub. Niterói celebra reinauguração da Sede Regional Campestre do Rio de Janeiro

Foto comemorativa da reinauguração da Sede Regional Campestre do Rio de Janeiro — Fotos: Carlos Alves

Niterói é chamada de “Cidade Sorriso” pela hospitalidade e pelo acolhimento das pessoas. Foi exatamente com esse espírito que a Sub. Niterói comemorou, em grande estilo, a reinauguração da Sede Regional Campestre do Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de agosto. Três sessões reuniram os membros locais e contaram com a presença de Miguel Shiratori, presidente da BSGI.

Um castelo com história

A sede foi inaugurada em 7 de agosto de 1999, em São Gonçalo, e denominada pelo presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, de “Castelo da Paz, da Amizade e da Cultura”. Na época, Ikeda sensei enviou uma mensagem de felicitações que até hoje serve como guia para todos. Leia íntegra ao final da reportagem.

Desde essa ocasião, a Sub. Niterói mantém a chama acesa, expandindo a fé e consolidando vitórias.


“O inverno nunca falha em se tornar primavera”1

Após os anos de fechamento devido à pandemia, a reabertura da sede marcou um novo ciclo de determinação. O evento também celebrou os 78 anos de conversão do presidente Ikeda.

Eduardo Porto dos Santos, responsável pela Sub. Niterói, não poupou gratidão e, em suas palavras, enalteceu a todos da organização: “Preciso manifestar minha profunda gratidão a todos os que estão se dedicando incansavelmente para a reabertura da nossa querida Sede Regional Campestre do Rio de Janeiro. Muito obrigado! Hoje é um dia realmente especial. O castelo voltou a brilhar e não existe castelo que não tenha pessoas. O castelo só existe porque existem as pessoas”.

O responsável pela Sub. Niterói falou também sobre a importância da utilização da sede e de manter firme os objetivos. Ele fez uma comparação com a famosa Ponte Rio-Niterói. “Um dos símbolos da nossa Niterói é a Ponte Rio-Niterói. A ponte é o que une e liga as pessoas. É isso que devemos fazer com a nossa vida; é ligar e unir nosso coração, nosso brilho com todas as pessoas. Nessa nova partida, vamos decidir ser essa ponte que liga as pessoas à felicidade.”

Eduardo projetou ainda o futuro com ousadia: “Visualizem 2030. Cada membro da Sub. Niterói será protagonista da expansão do budismo. Esse castelo será pequeno para tanto avanço. Já começamos a desenhar um maior, porque somos campeões. Viva a Sub. Niterói!”.

Niteroi_2

Miguel Shiratori, presidente da BSGI, além de parabenizar, enalteceu a atuação da Sub. Niterói em avançar: “Tivemos um período de fechamento da sede, principalmente pela pandemia. Acredito que foi um período bastante desafiador para todos, mas, na prática budista, tudo encontra significado e razão. Nada é por acaso e, graças ao ímpeto de avançar, transformar, de vencer, finalmente estamos assinalando a nova partida”.

niteroi_shiratori

Shiratori compartilhou também a importância da sede na promoção do kosen-rufu.

“A Sede Regional, além de ser o quartel-general, é o porto seguro onde as pessoas são acolhidas. Onde as pessoas são orientadas. Onde as pessoas são incentivadas a promover a transformação de vida. Faço votos de que, ainda mais e muito mais, os senhores possam cultivar esse espírito do encontro com o Mestre neste local. Pode ser algo ainda limitado, mas aqui é que vai se criar a base para um futuro maravilhoso e grandioso. O que importa é daqui para a frente. Até 2030, cada qual comprove sua transformação de vida e na organização nunca vista antes.”

E sobre a relação entre o Rio de Janeiro e Ikeda sensei, Shiratori reconfirmou pontos essenciais para o contínuo progresso: “Em especial, Rio de Janeiro é uma localidade que Ikeda sensei determinou ser a número um no mundo. Isso porque Ikeda sensei visualizou a possibilidade de uma sociedade transformadora”.

Na sequência, o presidente Shiratori comparou o movimento de expansão da organização de Osaka, em Kansai, com o Rio de Janeiro.

“Na década de 1950, Osaka era uma localidade sem perspectiva promissora. Mas, Josei Toda, uma pessoa visionária, enxergou no povo de Osaka um povo com essa energia para grande expansão do Japão inteiro e ele enviou seu discípulo, o jovem Daisaku Ikeda, para colocar em ação o movimento de expansão do budismo. E qual foi o resultado? Vitória. Hoje, Osaka é um dos maiores centros econômicos do Japão, e a grande maioria dos membros atua em diversos setores da sociedade civil. Osaka é o cidadão carioca japonês. Ambos têm as mesmas características como um povo forte, alegre, acolhedor. Ikeda sensei viu essa identidade, do povo carioca que comprovará a revolução humana. Então, o carioca, em primeiro lugar, será essa referência para o mundo inteiro. Essa é a razão de nossa existência, de todos os senhores, nesta terra carioca.”

Finalizando seus incentivos, Shiratori reforçou a importância de todos acreditarem no potencial ilimitado que possuímos e pormos em ação com a recitação do daimoku: “Acreditem nesse potencial que os senhores possuem. Pode parecer que a realidade é impossível de contar, mas a luz desse ensinamento, o daimoku, é o único meio capaz de combater os obstáculos físicos e espirituais da vida. Está aí a oportunidade. Vamos avançar. Vamos vencer e, por meio da nossa revolução humana, transmitir a alegria da Lei Mística para toda a sociedade. No Budismo de Nichiren Daishonin, uma condição essencial para atingir a Iluminação é a recitação do Nam-myoho-renge-kyo. Que a partir de hoje a Sub. Niterói se torne essa organização do contínuo e ininterrupto avanço de vitória!”.

niteroi_final

Nota:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 560, 2021.

***

Mensagem encaminhada por Ikeda sensei, em 1999, para a inauguração da Sede Regional Campestre do Rio de Janeiro

Meus sinceros parabéns pela cerimônia de abertura da Sede Regional Campestre do Rio de Janeiro — o brilhante castelo da paz, da amizade e da cultura. Estou muito feliz por amar o Brasil, especialmente o Rio de Janeiro.

Os esforços de todos em ampliar os laços de confiança dentro da sociedade cristalizaram-se, hoje, nesta radiante cerimônia de abertura. Meus sinceros parabéns!

Os centros comunitários da SGI existem para o bem-estar de todos os senhores. São como uma “escola do povo” aberta para todos, e são também um “oásis da tranquilidade” para as pessoas da localidade. Peço que esse “local da amizade e do diálogo” seja amado por muitas pessoas como se fosse suas próprias casas.

Que haja glória ao Rio de Janeiro!

Que haja felicidade no “Porto da Esperança da Paz Mundial”!

Oro pela saúde e felicidade de todos os membros do Rio de Janeiro.

Faço desta minha mensagem de felicitações.

7 de agosto de 1999

Daisaku Ikeda


Veja algumas fotos da reinauguração

homenagem_2

homenagem_Niteroi

membros niteroi


membros_2

Apoio: Grupo Arco-íris

Compartilhe