marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há um dia

Primeiro dia do Curso de Aprimoramento dos Jovens da SGI

Relatório Curso de Aprimoramento dos Jovens da SGI

Redação

04/09/2025

Primeiro dia do Curso de Aprimoramento dos Jovens da SGI

O primeiro dia oficial do curso de aprimoramento da SGI, no dia 4 de setembro, foi marcado por um clima um pouco mais ameno que o dia anterior, com o tempo nublado e chuvas pontuais pela manhã. 

Às 9h45, partimos de metrô para o Soka Bunka Center, em Shinanomachi. A sessão de boas-vindas contou com uma programação especial, na qual fomos recepcionados por uma apresentação de Taiko que transmitiu a energia calorosa dos artistas. 

Em seguida, houve a apresentação das diferentes nacionalidades dos participantes do treinamento: 252 integrantes representando 52 países. Cada região foi representada por um jovem que compartilhou suas decisões. O representante do Brasil e de toda a América Latina, Fábio Yusuki, vice-coordenador da faixa dos jovens (18 a 24 anos) da BSGI, destacou a luta dos “Cinquenta anos em cinco”, com o objetivo de 600 mil membros no Brasil até 2030, sendo 200 mil da Juventude Soka. 

A primeira sessão foi finalizada pelos líderes Yanashima, coordenador da Divisão Masculina de Jovens da Soka Gakkai, e Ogushi, coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da Soka Gakkai com a apresentação do tema do curso, "Desbravando os próximos 50 anos juntos com Sensei".

Após o almoço, a segunda sessão começou com uma explanação sobre o Gosho, A Herança da Suprema Lei da Vida, conduzida pelo Sr. Yoshiki Tanigawa, diretor-geral da SGI. Durante a explanação, ele ressaltou a importância de ter o gosho como base para fortalecer a prática da fé e de compreender o gosho com a própria vida.

Foi destacado que a herança da suprema lei flui na vida daqueles que recitam Nam-myoho-renge-kyo e mantêm o espírito de "diferentes em corpos e uno em mente". Esse princípio, segundo a explanação, é a chave fundamental para o avanço do kosen-rufu

A sessão de estudos terminou com um momento de perguntas e respostas. Em outro momento, os representantes do Brasil seguiram para a sede da Soka Gakkai, onde tiveram um diálogo com o coordenador da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai. 

Os jovens puderam fazer perguntas sobre os desafios da Juventude Soka, e o líder respondeu de forma direta e inspiradora, compartilhando também experiências pessoais.

Um dos momentos especiais do diálogo foi quando o Sr. Nishikata compartilhou uma passagem sua com Ikeda sensei durante um desafio de saúde de sua mãe. 

No final do dia, voltamos de metrô para o hotel. Lá, tivemos a oportunidade de conversar com os responsáveis pelos grupos Byakuren (Cerejeira) e Sokahan do Japão.

Pelo grupo Byakuren, recebemos a orientação de que, independentemente das diferenças entre as gerações, a missão é imutável. Elas enfatizaram que viver em prol da missão é viver a suprema juventude. Também foi destacado que o grupo é sinônimo de proteção e deve possuir o mesmo coração de sensei.

Com relação ao Sokahan, eles responderam a perguntas sobre como fortalecer o grupo, conciliar múltiplas responsabilidades com as atividades da organização e o papel do grupo na proteção das pessoas. Os participantes receberam incentivos para se adaptarem aos tempos atuais para gerenciar seu tempo de forma eficaz e abraçar o papel de "chama da esperança" e "forte Soka" para proteger os outros, conforme designado por Ikeda sensei.

Finalizamos assim o primeiro dia do curso de aprimoramento, todos desfrutando de saúde e disposição, e aproveitando com muito aprendizado, intercâmbio e incentivos.

Compartilhe