marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 2 meses

Apresentação sincera que envolveu calorosamente os companheiros

Álbum Daisaku Ikeda: História em fotos nº 1

Dr. Daisaku Ikeda

08/09/2025

Apresentação sincera que envolveu calorosamente os companheiros

Na Convenção da SGI, em que se reuniram representantes de 29 países e territórios, Ikeda sensei clamou: “Que haja paz perene na minha amada terra da felicidade do Havaí! Que haja paz e tranquilidade! Que haja glória!”. Ao final, sensei ofereceu uma apresentação ao piano para os membros com toda sinceridade (Centro Cultural do Havaí, 30 jan. 1995). Foto: Seikyo Press

Uma nova editoria que eterniza a luta de mestre e discípulo em imagens


Temos a honra de anunciar a nova série “Álbum de Ikeda sensei — História em fotos”, que revela momentos decisivos da jornada do kosen-rufu compartilhada entre o presidente Ikeda e os companheiros da Soka Gakkai.

As imagens eternizam o espírito da revolução humana e a grandiosa epopeia de vitórias tecida pelo profundo laço de mestre e discípulo.


***

Ao descer do palco, Ikeda sensei começou a caminhar em direção ao piano. As ovações que irromperam no auditório se transformaram rapidamente em silêncio.

Em 30 de janeiro de 1995, o Centro Cultural do Havaí estava envolto pelo calor dos raios solares. Na 19ª Convenção da SGI, que comemorou o 20º aniversário de fundação da organização, Ikeda sensei percorreu seus dedos sobre o piano.

Como primeiro território a ser atacado na Guerra do Pacífico, o Havaí possui um histórico de muitas vidas perdidas. Nesse local, Ikeda sensei deu início ao movimento em prol kosen-rufu mundial. Com orgulho no coração de ser o ponto primordial, os membros do Havaí se empenharam juntos com o Mestre. Nessa convenção, sensei falou sobre sua profunda confiança nos membros de Kansai e louvou os nobres amigos: “Gostaria de afirmar que, enquanto os grandiosos companheiros com ardente espírito de Kansai de ‘contínuas vitórias’ continuarem brilhando, haverá infindável esperança”.

No dia 21 de janeiro do mesmo ano, estava prevista a viagem de Ikeda sensei para o Havaí a convite do Instituto da Paz Spark Matsunaga da Universidade do Havaí e da instituição acadêmica East-West Center (Centro Leste-Oeste ou Centro de Intercâmbio Cultural e Técnico entre o Oriente e o Ocidente). Porém, no dia 17, ocorreu o grande terremoto de Hanshin-Awaji (ou Sismo de Kobe). O Mestre mudou sua agenda e dedicou todos os esforços para incentivar os companheiros de Kansai. Ele partiu para o Havaí no dia 25, tarde da noite, e realizou a palestra no Centro Leste-Oeste no dia 26 de janeiro. Na Conferência dos Líderes Máximos dos Estados Unidos, Ikeda sensei falou sobre os companheiros de Kansai que estavam se dedicando nas atividades de ajuda às vítimas do terremoto: “As pessoas que cuidam de outras e perseveram no encorajamento são aquelas que ninguém consegue competir. Elas irão adornar a vida de forma suprema, tal como esse majestoso pôr do sol do Havaí”.

No dia 28, foi realizado o Festival Cultural da Paz dos Jovens do Mundo. Após o Coral Soka entoar as canções, a Orquestra de Sopros de Kansai apresentou um pot-pourri do Pacífico Sul e, na sequência, a canção Josho-no Sora (Céu de Contínuas Vitórias) de Kansai. Nesse momento, os membros da orquestra e os intercambistas que vieram de Kansai viraram-se em direção a Ikeda sensei. O Mestre balançou vigorosamente seu boné branco por diversas vezes. Era como se ele estivesse torcendo: “Companheiros de Kansai, não sejam derrotados!”.

Ao se dirigir ao piano, Ikeda sensei disse que se apresentaria com toda a sinceridade. Ele tocou Kojo-no Tsuki (Luar no Castelo em Ruínas), Atsuhara-no San-resshi (Os Três Mártires de Atsuhara) e Dainanko (O Grande Herói Kusunoki), essa última originada na província de Hyogo [em Kansai]. Melodias ora suaves, ora poderosas ecoavam pelo local. Havia companheiros que ouviam com olhos fechados, enquanto outros cantarolavam a letra. Muitos membros enxugavam as lágrimas. A sincera apresentação de Ikeda sensei tocou calorosamente o coração dos companheiros do Havaí e dos demais participantes.

Após concluir toda a programação, sensei partiu do Aeroporto Internacional de Honolulu no dia 1º de fevereiro e desembarcou no Aeroporto Internacional de Kansai. Sem nenhum intervalo de tempo após estabelecer vínculos espirituais com os companheiros do Havaí, ele deu início à jornada de incentivos em Kansai.

Até hoje [janeiro de 2025], passados 30 anos, a luz do encorajamento de Ikeda sensei continua brilhando no íntimo dos companheiros.

Publicado no Seikyo Shimbun de 10 de janeiro de 2025

Compartilhe

Copy to clipboard