BM
Notícias
há um dia
Reitor da Universidade das Nações Unidas se encontra com o presidente Minoru Harada
Redação | Seikyo Shimbun
18/09/2025

Reitor Marwala (à dir.) e comitiva conversam com o presidente Harada (Anexo 2 da Sede Central da Soka Gakkai, Tóquio). Foto: Seikyo Shimbun
Na tarde do dia 2, o reitor da Universidade das Nações Unidas e subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Sr. Tshilidzi Marwala, junto com Michael Baldock, chefe de gabinete, e Nicolas Dubois, gerente de projetos, visitaram a Sede Central da Soka Gakkai em Shinjuku, Tóquio. Eles foram recebidos pelo presidente da Soka Gakkai, Sr. Minoru Harada, pelo vice-presidente, Sr. Terasaki, pela presidenta do Comitê Feminino pela Paz, Sra. Hashiguchi, e pelo coordenador da Divisão dos Jovens, Sr. Nishikata.
No início do encontro, o presidente Harada expressou sua gratidão pela participação do reitor Marwala em eventos organizados pela SGI, como a Palestra de Estudos sobre Hiroshima promovida pela Divisão dos Jovens em agosto e o evento em comemoração do “Dia Internacional contra Testes Nucleares”.
O reitor mencionou ter ficado profundamente inspirado ao ver jovens assumindo papéis de liderança na promoção da paz. Ele também compartilhou que, após visitar Hiroshima e Nagasaki, sentiu ainda mais forte a necessidade de se empenhar na resolução da questão das armas nucleares e afirmou seu desejo de transmitir ao mundo os momentos vividos nessas cidades.
O presidente Harada destacou que, diante do aumento das ameaças nucleares, o princípio da não utilização preventiva dessas armas, enfatizado por Ikeda sensei, tornou-se uma questão urgente. Ele acrescentou que, justamente pelo cenário mundial estar cada vez mais caótico, o papel das Nações Unidas se torna ainda mais relevante e reafirmou o compromisso da Soka Gakkai de continuar apoiando as atividades da ONU.
Traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun de 3 de setembro de 2025
Compartilhe